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  3. A bolha do game design

A bolha do game design

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    rodrego16/11/17 08:30
    avatar
    rodrego
    16/11/17 08:30
    343 mensagens MD


    O número de game designers aumentou drasticamente nos últimos 2 anos, mas o número de jogadores que frequentam eventos subiu muito menos.
    Isso é um problema, pois eventos são o principal canal para testes e promoção de jogos em desenvolvimento. Com a multiplicação de game designers, a disputa por espaço ficou muito maior.
    Além disso, os próprios eventos começaram a limitar esse espaço. O Castelo das Peças, tradicional evento no Rio de Janeiro, chegava a ter metade das mesas só com jogos sendo testados. Agora, para não correr o risco de ser canibalizado pelos protótipos, restringe a 5 por edição. Outros eventos seguem ou seguirão essa fórmula.
    A disputa aumenta e o espaço diminui. Isso, meus amigos, é uma bolha.
    Como sobreviver a ela? Seguem algumas ideias de quem ainda está matutando o assunto. Contribuam com as de vocês:

    1. Eventos são cada vez mais locais de demonstração, e não de testes.
    Não dá mais para depender de evento para testar seu jogo. É preciso encontrar outras formas. Alguns criam grupos de designers que testam jogos uns dos outros, como a Mansão das Peças. Outras pessoas se reúnem pelo Tabletopia, ou outros ambientes virtuais.
    Como quer que seja o melhor jeito para você, evite trazer para eventos jogos que você considera inacabados. Claro que no evento você vai detectar várias outras falhas que não tinha previsto. Mas ao menos você está dando ao jogador a melhor experiência que pode naquele momento, e isso pode ser decisivo para seu protótipo ser bem recebido num evento.

    2. Aprenda a explicar seu próprio jogo.
    Protótipos tem uma grande vantagem em relação a jogos prontos em eventos, que é a oportunidade de jogar com o autor. Nenhum monitor sabe jogar Zombiecide ou Catan tão bem quanto você sabe jogar seu jogo. Transmita esse conhecimento com uma explicação clara, objetiva e apaixonada.
    Crie um roteiro para ela, sem decorar cada palavra, mas sabendo a sua sequência natural. Perceba quais são as dúvidas mais comuns e antecipe-as. Veja os pontos que mais engajam e enfatize-os. Dê dicas de estratégia, se achar que deve. Uma boa explicação melhora muito a experiência de jogo.

    3. Não seja o chato do protótipo.
    O chato do protótipo é quase um assediador. Ele monta seu jogo na mesa e fica cantando os transeuntes para jogar. Ele não contribui em nada para a comunidade, apenas usa ela para ter seu jogo testado. Não seja esse cara.
    Jogue outros protótipos. Jogue jogos prontos. Vá em eventos sem levar nenhum jogo seu de vez em quando. Faça amigos.
    E quando puser seu jogo na mesa, tente encontrar o balanço delicado entre ser mala e não ter iniciativa. É difícil, eu ainda não sei a medida. Minha única regra interna é abordar quem caminha em direção ao jogo, mas não quem está passando por ele. O resto é por instinto.

    4. Faça um protótipo bonito.
    Jogo feio é para jogar com seu grupo de testes interno. Levou em evento, tem que atiçar a curiosidade. Ter cor, ter personalidade. Ajuda muito se tiver um tema criativo.

    5. Jogos curtos têm mais chances de atrair jogadores.
    Ninguém quer passar 2 horas com um jogo potencialmente quebrado. Todo mundo está no evento pra se divertir. É mais provável que as pessoas joguem seu jogo se a partida não tomar tanto o tempo dela. Melhor deixar jogos maiores para quando você tiver um nome mais estabelecido.

    Mas e se a bolha não estourar?
    Essas ideias talvez ajudem alguns designers a não acabarem junto com a bolha, mas será que é possível evitar que ela aconteça?
    Quanto mais eu penso no assunto, mais me convenço da necessidade de eventos regulares exclusivos para protótipos.
    A Game of Boards e a Vale dos Aventureiros, lojas do Rio e de São José dos Campos, já fizeram eventos exclusivos que tiveram bastante público e apoio da comunidade. Mas não são regulares, então não dão vazão à demanda estancada.
    Imagino algumas formas de fazer um evento nesse formato gerar interesse.
    Talvez cobrando um valor alto de entrada dos game designers (R$60? R$80?) e revertendo o valor cobrado em jogos sorteados entre os participantes? Ou elegendo os 3 melhores protótipos para que possam participar de um evento maior, em vez do sistema atual de ordem de chegada usado pelos eventos?
    O número de game designers nacionais cresce todo mês. Que o funil seja feito não pelos espaços de teste e demonstração, mas pelas editoras e pelos crowdfundings, para que tenham cada vez mais opções para escolher e trazer de fato os melhores jogos para o mercado.

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    Comentários:

  • MOITA1980
    982 mensagens MD
    avatar
    MOITA198016/11/17 08:39
    MOITA1980 » 16/11/17 08:39

    Ótimo artigo Rodrigo.  Não sei se crescem na proporção que prega o teu texto, mas acho que estão mais evidentes.  Por exemplo, aqui no sul, tem designers que estão ralando fazem anos, mas não existe tanto espaços como os grandes centros.  E o que observo é que com o exemplo daí, o pessoal tem criado mais coragem de mostrar os protótipos.  Então, parece que o número aumentou bastante.  Um exemplo foi a quantidade de FCs nacionais nesse ano, não são jogos que foram criados ontem, são jogos que foram criados e estão sendo testados por anos, mas agora que estão "pintando" oportunidades.

    3
  • Rodrigo Zuzu
    30 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Zuzu16/11/17 09:00
    Rodrigo Zuzu » 16/11/17 09:00

    Excelente texto, traz realmente muito do que vemos como Designers e participante de eventos.

    Em minha opinião faltou apenas uma análise de outro agente desta bolha: o perfil do mercado editorial do Brasil. As editoras nacionais não abrem espaço para os designs locais na mesma proporção do aparecimento de excelentes jogos (veja que estou excluindo os jogos em desenvolvimento, levando em conta apenas os que já estão prontos para editar). A quantidade de projetos no concurso da Papaya que começou em Fevereiro deste ano já dava um "cheiro" deste fator.

    As editoras mais conhecidas nacionalmente (evito usar o termo "grande", pois cria uma falsa impressão de empresas de grande porte) estão focadas quase que exclusivamente em reprints de blockbusters com idioma localizado para o PT-BR, e isto não é por "birra" ou "sacanagem" dos editores, mas sim como um fator mercadológico para atender o consumidor que procura em essência os importados... Aí outra figura, o nosso velho "complexo de vira-lata" acaba ajudando: "sommeliers", "boardgamers de carteirinha" e demais em sua maioria torcem o nariz pro nacional fora e hype.

    Mesmo assim, fico feliz em ver editoras novas apoiando e abraçando jogos nacionais (como o Overdrive, projeto que curti desde quando vi pela primeira vez e que ficou meio que empacado em uma editora conhecida e que graças a uma nova editora agora vai sair!) e algumas mais conhecidas abrirem o portfolio pro nacional também, em destaque para a RedBox com as divulgações dos projetos da galera do Rio.

    Designers estão surgindo, muitos projetos estão surgindo. Regiões "inóspitas" e "esquecidas" como por exemplo o Nordeste (a qual faço parte) estão produzindo muita coisa (quem tiver interesse, procure por Gamebook SPAtótipo no ISSU / Google), mesmo sem ter visibilidade e encarando a distância dos editores. Agora, basta o publico começar a pedir por estes projetos para que as editoras mais conhecidas abram os olhos. As novas editoras que apóiam o design nacional estão surgindo (AINDA BEM!), mas ainda não atendem a demanda de bons projetos.

    Acredito que em 5 ou 10 anos, ao lermos novamente este post, teremos uma grata sensação saudosista de como o passado era difícil, heheheh! O mercado tende a amadurecer e quem aguentar firme sem deixar estourar junto com a bolha deve colher algo bom.

    Abração meu chará, e mais uma vez parabéns pelo seu texto!

    5
  • Jetro
    397 mensagens MD
    avatar
    Jetro16/11/17 09:34
    Jetro » 16/11/17 09:34

    Ótimo texto!

    Mas não entendi muito bem o que aconteceria se uma bolha de game designers explodisse. Iria fechar editoras, designers entrariam em depressão? 

    Um significado interessante sobre Bolha: tudo aquilo que nos ilude sobre a natureza da realidade e ao mesmo tempo, serve como apoio para prosseguirmos vivendo.

    2
  • MOITA1980
    982 mensagens MD
    avatar
    MOITA198016/11/17 09:42
    MOITA1980 » 16/11/17 09:42

    Jetro::Ótimo texto!

    Mas não entendi muito bem o que aconteceria se uma bolha de game designers explodisse. Iria fechar editoras, designers entrariam em depressão? 

    Um significado interessante sobre Bolha: tudo aquilo que nos ilude sobre a natureza da realidade e ao mesmo tempo, serve como apoio para prosseguirmos vivendo.

    Então Jetro, pensei algo parecido.  O pior que poderia acontecer é ter jogo encalhado.  Ter mais oferta que demanda.  Isso não tenho dados para afirmar se está acontecendo.  Um amigo lojista disse que está, mas não tenho nada consistente sobre isso.

    1
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur16/11/17 11:32
    yscalybur » 16/11/17 11:32

    Nessa geração, o sonho do adolecente não é mais ser jogador de futebol, e sim criador de jogos ou ilustrador.

    O mercado saturou rapidamente com jogos eletrônicos, além de ser difícil promover algum rentável, mesmo em mobile.

    Vejo hoje, que os boardgames estão servindo para substituir esse sonho de muito mortais, ja que o caminho ainda parece menos impossível que o de jogos eletrônicos.
     

    1
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego16/11/17 13:17
    rodrego » 16/11/17 13:17

    MOITA1980::Ótimo artigo Rodrigo.  Não sei se crescem na proporção que prega o teu texto, mas acho que estão mais evidentes.  Por exemplo, aqui no sul, tem designers que estão ralando fazem anos, mas não existe tanto espaços como os grandes centros.  E o que observo é que com o exemplo daí, o pessoal tem criado mais coragem de mostrar os protótipos.  Então, parece que o número aumentou bastante.  Um exemplo foi a quantidade de FCs nacionais nesse ano, não são jogos que foram criados ontem, são jogos que foram criados e estão sendo testados por anos, mas agora que estão "pintando" oportunidades.

    Obrigado Moita! Mesmo que sejam designers escondidos que só agora estão se mostrando, o efeito acaba sendo o mesmo. E essa multiplicação não é um problema em si, avó até que quantidade gera qualidade. Mas o nosso ecossistema tem que aprender a lugar com isso para que bons jogos não se peçam por falta de espaço para demonstração.

    0
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego16/11/17 13:25
    rodrego » 16/11/17 13:25

    Rodrigo Zuzu::Excelente texto, traz realmente muito do que vemos como Designers e participante de eventos.

    Em minha opinião faltou apenas uma análise de outro agente desta bolha: o perfil do mercado editorial do Brasil. As editoras nacionais não abrem espaço para os designs locais na mesma proporção do aparecimento de excelentes jogos (veja que estou excluindo os jogos em desenvolvimento, levando em conta apenas os que já estão prontos para editar). A quantidade de projetos no concurso da Papaya que começou em Fevereiro deste ano já dava um "cheiro" deste fator.

    As editoras mais conhecidas nacionalmente (evito usar o termo "grande", pois cria uma falsa impressão de empresas de grande porte) estão focadas quase que exclusivamente em reprints de blockbusters com idioma localizado para o PT-BR, e isto não é por "birra" ou "sacanagem" dos editores, mas sim como um fator mercadológico para atender o consumidor que procura em essência os importados... Aí outra figura, o nosso velho "complexo de vira-lata" acaba ajudando: "sommeliers", "boardgamers de carteirinha" e demais em sua maioria torcem o nariz pro nacional fora e hype.

    Mesmo assim, fico feliz em ver editoras novas apoiando e abraçando jogos nacionais (como o Overdrive, projeto que curti desde quando vi pela primeira vez e que ficou meio que empacado em uma editora conhecida e que graças a uma nova editora agora vai sair!) e algumas mais conhecidas abrirem o portfolio pro nacional também, em destaque para a RedBox com as divulgações dos projetos da galera do Rio.

    Designers estão surgindo, muitos projetos estão surgindo. Regiões "inóspitas" e "esquecidas" como por exemplo o Nordeste (a qual faço parte) estão produzindo muita coisa (quem tiver interesse, procure por Gamebook SPAtótipo no ISSU / Google), mesmo sem ter visibilidade e encarando a distância dos editores. Agora, basta o publico começar a pedir por estes projetos para que as editoras mais conhecidas abram os olhos. As novas editoras que apóiam o design nacional estão surgindo (AINDA BEM!), mas ainda não atendem a demanda de bons projetos.

    Acredito que em 5 ou 10 anos, ao lermos novamente este post, teremos uma grata sensação saudosista de como o passado era difícil, heheheh! O mercado tende a amadurecer e quem aguentar firme sem deixar estourar junto com a bolha deve colher algo bom.

    Abração meu chará, e mais uma vez parabéns pelo seu texto!

    Obrigado Rodrigo! Tenho uma visão mais pragmática sobre a preferência do brasileiro por jogos internacionais. Acho que nos faltam ainda mecanismos que chancelem a qualidade de um jogo. Por enquanto, os únicos que temos são o prêmio Ludopedia e a própria reputação anterior do autor (para os poucos que tem uma, como Halaban, Macri, Fel e Daniel Alves). Jogos de fora vem chancelados por ranking do bgg, reviews da dice tower e Rahdo, prêmios, etc. Em qual jogo vc como consumidor apostaria seu dinheiro? Temos que criar bons mecanismos de chancela aqui tbm.

    3
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego16/11/17 13:28
    rodrego » 16/11/17 13:28

    Jetro::Ótimo texto!

    Mas não entendi muito bem o que aconteceria se uma bolha de game designers explodisse. Iria fechar editoras, designers entrariam em depressão? 

    Um significado interessante sobre Bolha: tudo aquilo que nos ilude sobre a natureza da realidade e ao mesmo tempo, serve como apoio para prosseguirmos vivendo.

    Acho que pro mercado não aconteceria nada, é até bom. Mas da perspectiva dos designers, disputar espaço de demonstração e teste é bem ruim, e pode fazer com que alguns bons jogos não ganhem o espaço que mereçam.

    0
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego16/11/17 13:30
    rodrego » 16/11/17 13:30

    yscalybur::Nessa geração, o sonho do adolecente não é mais ser jogador de futebol, e sim criador de jogos ou ilustrador.

    O mercado saturou rapidamente com jogos eletrônicos, além de ser difícil promover algum rentável, mesmo em mobile.

    Vejo hoje, que os boardgames estão servindo para substituir esse sonho de muito mortais, ja que o caminho ainda parece menos impossível que o de jogos eletrônicos.
     

    Não duvido. Não conheço o mercado de jogos eletrônicos, mas pelo que sei o mercado de jogos indie está bem saturado.

    0
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