DIEGO CAVENAGHI::butilheiro::Todos os espaços são compartilhados, meu caro. Você e outro jogador podem estar no mesmo espaço sem se atacar a qualquer momento do jogo. As águas costeiras são pra que o tabuleiro simule algo circular, como se todos os jogadores saíssem da mesma ilha, mas de pontos diferentes dela, e chegassem às mesmas águas no Oceano.
Aproveitando o post sobre o jogo, gostaria de tirar mais uma dúvida com vc @butilheiro sem querer ser incherido.
Na carta que demonstra quais ações e quais ações de guilda vc pode fazer, especifica que para vender mercadoria vc não precisa estar em algum porto ou ilha com o simbolo de barril. Isso é um erro de tradução ou é certo? Pois, pelo que me lembro, essa carta se contradiz com o manual nessa regra.
E sem querer aproveitar, mais uma dúvida, hehe. Se eu for Saquear uma ilha ou explorar, onde haja navios de outro jogador, os navios dele contam como algum tipo de dificuldade para mim nos dados, mesmo a ilha não sendo dele?
Desde já obrigado!
Fala meu caro...
Então, vamos lá: você pode sim vender mercadorias mesmo sem estar em um porto ou ilha, mas essas mercadorias não são as do seu barco, mas sim as do armazém, aquelas que ficam no seu tabuleiro de jogador. Por isso você não precisa estar na ilha, porque as mercadorias estão. Então não há contradição com o manual, uma vez que o manual apenas diz que você não pode vender as mercadorias do barco sem estar em uma ilha ou em sua província.
"As mercadorias têm de estar numa região com um símbolo de mercado para poderem ser vendidas"
Note que são as mercadorias que precisam estar na região, e não os barcos.
Sobre a segunda parte, é um pouco mais complexo. Sim, várias coisas complicam sua vida durante uma aventura, seja ela de saque ou exploração, e algumas delas são os
tokens de inimizade que estiverem naquele espaço de ação. Outras são as guarnições, mas essas só afetam as aventuras de saque.
Diferentemente da exploração, durante um saque, você removerá dados do acervo antes de rolá-los. Remova dados considerando:
- O valor de guarnição da região/ilha (impresso no tabuleiro).
- Estruturas que têm um símbolo de guarnição na região (como Torres de Tiro).
- Cada uma de suas fichas e seus adesivos de inimizade na ilha. Se estiver saqueando uma província, remova um dado para cada inimizade sua que ela tem em qualquer lugar de sua região.
- Navios defendendo a região. Cada navio é considerado um navio de apoio e normalmente remove um dado, a menos que tenha uma melhoria ou habilidade que remova mais.
Nesse caso, cada navio no mesmo espaço remove um de seus dados da aventura. Mas veja que tem outros fatores além desse.