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  3. EXIT: O Jogo - A Cabana Abando...
  4. Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game

Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game

EXIT: O Jogo - A Cabana Abandonada
  • andrenatam
    453 mensagens MD
    avatar
    andrenatam13/11/17 07:13
    andrenatam » 13/11/17 07:13

    renato_cec::
    andrenatam::
    Filipe Oliveira::
    andrenatam::Achei o jogo bem ruim.. o "laboratório secreto"... perdemos 2 horas da nossa vida nesse jogo, ficamos com impressão de que podíamos ter jogado coisa melhor no lugar, fora q tem um erro em uma carta que quase fez a gente jogar tudo pro alto....

    Recomendo comprar um livro de enigmas do Coquetel no lugar, mais interessante...

    E pra quem perguntou se tinha como revender, é impossível... vc risca, rasga, corta e tudo q vc imagina com um legacy... e qto a tirar xerox das cartas, tbm é inviável... 

    Ainda assim achei q valeu a pena "experimentar"... já corro de jogos parecidos no futuro...

    Mas não gostaram exatamente do que? 

    Rapaz, vou tentar colocar aqui ser dar spoiller kkkkkkkk
    o jogo todo é uma sequencia de enigmas q seguem alguma lógica.. a graça do jogo está em descobrir essa lógica... por isso falei sobre os livros de enigmas da Coquetel kkkkkkkkk 
    No nosso jogo aconteceu uma coisa curiosa: pulamos, de alguma forma, uma parte... como? n conseguimos identificar... só q chegamos em uma situação q falava "pra resolver isso vc precisa de x, y e z" e só tinhamos x e z... e o y? tivemos q "ir atrás" (quem jogar vai entender kkkkkkk), só q aí, no final, tivemos q supor algo... 
    Estávamos jogando em 5, e as vezes perdíamos a atenção.. as vezes alguém ficava tentando fazer, com outra pessoa dando ideias e os outros falando sobre o jogo anterior!!!! cansei de contar as vezes q ouvi "jogo chato, guarda, depois a gente termina"
    Terminamos, mas foi arrastado, bem arrastado kkkkkkkk



    Falaí, André. Beleza?

    Cara, eu tb achei uma sequência de enigmas meio sem sentido, mas gostei. Minha dica é que você jogue a série Unlock!. É mais imersiva, mais temática e você realmente se sente fazendo mais o caminho “pra sair de uma sala”, por assim dizer.

    Vou dar uma olhada nessa série s, claro! 
    Vlw pela dica!
    Abraços!

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal03/12/17 20:34
    Ovatsug Rednal » 03/12/17 20:34

    Ralvisprog::Uma pergunta: é possível trocar ou vender o jogo, ou os aspectos legacy danificam peças/ cartas?

    Olha, eu joguei o cabana abandonada...
    sendo bem sincero, eu rasguei só duas cartas no final do jogo e fiz uma única dobra no folheto.
    mas não foi por "excesso de cuidado e querer passar o jogo pra frente" foi simplesmente por não ver necessidade de ver ou riscar nada pra desvendar algum código.
    então acredito que se eu, jogando com vontade de rasgar coisas, não rasguei nada (tirando essas duas cartas), pq nao teve necessidade, acredito que alguém que jogue já querendo "salvar" os materiais, consegue tranquilamente.
    e te falar que me diverti pra caramba.

    0
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira19/12/17 00:49
    Filipe Oliveira » 19/12/17 00:49

    renato_cec::
    Filipe Oliveira::
    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!



    Aí, Filipe! Finalmente joguei o EXIT. Eu achei o Unlock! muito superior. Gostei do EXIT, mas achei uma sequência de enigmas meio sem sentido e sem o tema, que achei muito colado. O Unlock! já é uma experiência mais imersiva. O app, o cronômetro, a forma de digitar códigos... tudo achei melhor. Mas o EXIT é uma bom jogo, sem dúvidas.

    Se tiver possibilidade, jogue os Unlocks. Vale a pena demais!


    Fala, Renato!

    Agora é a minha vez de dar o feedback do Unlock! Joguei duas aventuras, e apesar de ter gostado bastante, considero o Exit muito superior! rs Vamos ter que concordar em discordar. XD

    O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.

    Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.

    Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.

    Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.

    Abs!

    1
  • renato_cec
    356 mensagens MD
    avatar
    renato_cec19/12/17 01:08
    renato_cec » 19/12/17 01:08

    Filipe Oliveira::
    renato_cec::
    Filipe Oliveira::
    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!



    Aí, Filipe! Finalmente joguei o EXIT. Eu achei o Unlock! muito superior. Gostei do EXIT, mas achei uma sequência de enigmas meio sem sentido e sem o tema, que achei muito colado. O Unlock! já é uma experiência mais imersiva. O app, o cronômetro, a forma de digitar códigos... tudo achei melhor. Mas o EXIT é uma bom jogo, sem dúvidas.

    Se tiver possibilidade, jogue os Unlocks. Vale a pena demais!


    Fala, Renato!

    Agora é a minha vez de dar o feedback do Unlock! Joguei duas aventuras, e apesar de ter gostado bastante, considero o Exit muito superior! rs Vamos ter que concordar em discordar. XD

    O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.

    Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.

    Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.

    Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.

    Abs!


    Boa, Filipe!

    Concordemos em discordar hahaha. Eu ainda não joguei o da Tumba do Faraó no EXIT, vou jogá-lo o mais breve possível.

    Valeu o feedback hahaha, vê-se logo que ambos os jogos são excelentes em suas propostas e conseguem agradar um número grande de jogadores.

    Abraços!

    1
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro14/10/19 02:48
    tpcordeiro » 14/10/19 02:48

    Filipe Oliveira::O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.

    Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.

    Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.

    Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.

    Meio atrasado aqui nesse tópico rs mas vamos lá!
    Sobre o Exit, já fiz uma lista onde tb falo um pouco da minha opinião
    https://www.ludopedia.com.br/lista/18912/ordem-recomendada-para-se-jogar-exit
    E tenho exatamente a mesma opinião do Filipe, adoro os desafios "fora da caixa". 
    E para quem gosta desse tipo de jogo, um outro q entrou no mercado brasileiro é o Escape Tales. Na minha opinião não é tão impressionante quanto o Exit, mas acho melhor q o Unlock, pois é mais temático e intuitivo, vale a pena conhecer
    https://www.ludopedia.com.br/topico/30859/o-que-e-avaliacao-do-jogo-despertar-nacional-sem-spoilers?id_post=268162#id_post_268162

    1
  • reismatheus
    125 mensagens MD
    avatar
    reismatheus07/08/23 21:25
    reismatheus » 07/08/23 21:25

    tpcordeiro::
    Filipe Oliveira::O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.

    Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.

    Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.

    Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.

    Meio atrasado aqui nesse tópico rs mas vamos lá!
    Sobre o Exit, já fiz uma lista onde tb falo um pouco da minha opinião
    https://www.ludopedia.com.br/lista/18912/ordem-recomendada-para-se-jogar-exit
    E tenho exatamente a mesma opinião do Filipe, adoro os desafios "fora da caixa". 
    E para quem gosta desse tipo de jogo, um outro q entrou no mercado brasileiro é o Escape Tales. Na minha opinião não é tão impressionante quanto o Exit, mas acho melhor q o Unlock, pois é mais temático e intuitivo, vale a pena conhecer
    https://www.ludopedia.com.br/topico/30859/o-que-e-avaliacao-do-jogo-despertar-nacional-sem-spoilers?id_post=268162#id_post_268162

    Pessoal que já "zerou" o EXIT, qual a quantidade ideal de jogadores? Pode ser considerado um "party game", dependendo da situação?
    Tô pensando em comprar, mas preciso ver se o custo-benefício vale pro meu grupo

    0
  • Morato
    137 mensagens MD
    avatar
    Morato07/08/23 22:05
    Morato » 07/08/23 22:05

    reismatheus::
    tpcordeiro::
    Filipe Oliveira::O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.

    Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.

    Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.

    Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.

    Meio atrasado aqui nesse tópico rs mas vamos lá!
    Sobre o Exit, já fiz uma lista onde tb falo um pouco da minha opinião
    https://www.ludopedia.com.br/lista/18912/ordem-recomendada-para-se-jogar-exit
    E tenho exatamente a mesma opinião do Filipe, adoro os desafios "fora da caixa". 
    E para quem gosta desse tipo de jogo, um outro q entrou no mercado brasileiro é o Escape Tales. Na minha opinião não é tão impressionante quanto o Exit, mas acho melhor q o Unlock, pois é mais temático e intuitivo, vale a pena conhecer
    https://www.ludopedia.com.br/topico/30859/o-que-e-avaliacao-do-jogo-despertar-nacional-sem-spoilers?id_post=268162#id_post_268162

    Pessoal que já "zerou" o EXIT, qual a quantidade ideal de jogadores? Pode ser considerado um "party game", dependendo da situação?
    Tô pensando em comprar, mas preciso ver se o custo-benefício vale pro meu grupo

    Não é party game, é para no máximo 4 jogadores. Mas fica até melhor com menos.

    0
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro09/08/23 13:03
    tpcordeiro » 09/08/23 13:03

    reismatheus::Pessoal que já "zerou" o EXIT, qual a quantidade ideal de jogadores? Pode ser considerado um "party game", dependendo da situação?
    Tô pensando em comprar, mas preciso ver se o custo-benefício vale pro meu grupo

     
    Não é exatamente um party game, não cabe tanta gente assim (até cabe, mas a medida q passa de 4p, começa a ficar difícil das pessoas terem acesso mais mesmo tempo às cartas e o livrinho, oq faz a galera dispersar, principalmente os novatos, q normalmente já começam não tão engajados).
    E tb não é party no sentido q não dá pra jogar despretensiosamente. Alguns enigmas são bem difíceis e o grupo não vai sair do lugar se não ver as dicas.

    0
  • reismatheus
    125 mensagens MD
    avatar
    reismatheus09/08/23 13:12
    reismatheus » 09/08/23 13:12

    tpcordeiro::
    reismatheus::Pessoal que já "zerou" o EXIT, qual a quantidade ideal de jogadores? Pode ser considerado um "party game", dependendo da situação?
    Tô pensando em comprar, mas preciso ver se o custo-benefício vale pro meu grupo

     
    Não é exatamente um party game, não cabe tanta gente assim (até cabe, mas a medida q passa de 4p, começa a ficar difícil das pessoas terem acesso mais mesmo tempo às cartas e o livrinho, oq faz a galera dispersar, principalmente os novatos, q normalmente já começam não tão engajados).
    E tb não é party no sentido q não dá pra jogar despretensiosamente. Alguns enigmas são bem difíceis e o grupo não vai sair do lugar se não ver as dicas.

    Perfeito, amigo. Obrigado pelos esclarecimentos! 
    A ideia era jogar em um aniversário, com 6 pessoas. Engajamento não seria o problema porque o grupo gosta de jogos, o impedimento seria ter material "disponível" pra todos.

    0
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro09/08/23 18:34
    tpcordeiro » 09/08/23 18:34

    reismatheus::
    tpcordeiro::
    reismatheus::Pessoal que já "zerou" o EXIT, qual a quantidade ideal de jogadores? Pode ser considerado um "party game", dependendo da situação?
    Tô pensando em comprar, mas preciso ver se o custo-benefício vale pro meu grupo

     
    Não é exatamente um party game, não cabe tanta gente assim (até cabe, mas a medida q passa de 4p, começa a ficar difícil das pessoas terem acesso mais mesmo tempo às cartas e o livrinho, oq faz a galera dispersar, principalmente os novatos, q normalmente já começam não tão engajados).
    E tb não é party no sentido q não dá pra jogar despretensiosamente. Alguns enigmas são bem difíceis e o grupo não vai sair do lugar se não ver as dicas.

    Perfeito, amigo. Obrigado pelos esclarecimentos! 
    A ideia era jogar em um aniversário, com 6 pessoas. Engajamento não seria o problema porque o grupo gosta de jogos, o impedimento seria ter material "disponível" pra todos.

     
    Para ter material disponível, uma opção seria fazer uma ou até mais cópias do livro, mas ainda assim ficaria faltando as cartas, q teria q ficar rodando de mão em mão. Eu já joguei com 6 e até 7 pessoas, mas era no horário de almoço do trabalho, tiramos 2 cópias do livro, era uma sala em q dava pra se concentrar e todos eram fãs de boards. E ainda assim uma hora ou outra sempre tinha 1 ou 2 q dispersavam qdo algum enigma empacava.
    No seu caso, em um aniversário, com música, falatório, comida e outras distrações, acho ainda mais difícil. Por mais q eu ame Exit, nessa situação sugiro investir em parties mesmo, tipo No Thanks! ou For Sale, entre outros.

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EXIT: O Jogo - A Cabana Abandonada - Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game
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