renato_cec::Filipe Oliveira::renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.
Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.
Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.
Abraços
Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção!

Qual dos dois você prefere?
O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo?
O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!
Abraço!
Aí, Filipe! Finalmente joguei o EXIT. Eu achei o Unlock! muito superior. Gostei do EXIT, mas achei uma sequência de enigmas meio sem sentido e sem o tema, que achei muito colado. O Unlock! já é uma experiência mais imersiva. O app, o cronômetro, a forma de digitar códigos... tudo achei melhor. Mas o EXIT é uma bom jogo, sem dúvidas.
Se tiver possibilidade, jogue os Unlocks. Vale a pena demais!
Fala, Renato!
Agora é a minha vez de dar o feedback do Unlock! Joguei duas aventuras, e apesar de ter gostado bastante, considero o Exit muito superior! rs Vamos ter que concordar em discordar. XD
O Unlock é muito bom (comprarei as novas aventuras, com certeza), e realmente passa muito mais o felling de um Escape Room, e faz muito mais sentido temático (um caminho leva a outro, que leva a outro, até a fuga). No Exit os desafios são mais abstratos e isolados, de fato, mas eu os considerei muito mais difíceis e geniais.
Isso porque no Unlock, apesar do uso interativo e dinâmico do app, que é o ponto forte do jogo (na minha opinião), acaba sendo um pouco repetitivo, linear, sem grandes reviravoltas. Acho que a genialidade do Exit é justamente trazer desafios “fora da caixa” (literalmente, em alguns casos rs), que explodem a cabeça, como o último da Tumba do Faraó, por exemplo. Em momento algum passei por desafios tão bem sacados no Unlock.
Me senti mais desafiado intelectualmente no Exit, e ele trouxe um ar mais tenso à mesa, talvez pelo caráter legacy, que fez com os jogdores “comprassem” a história e se envolvessem muito mais.
Enfim, ambos possuem pontos fortes (aplicativo e temática no Unlock x elaboração dos desafios e aspecto legacy no Exit), e eu os recomendaria sem dúvidas aos fãs desse tipo de jogo.
Abs!