Caraca, Rodrigo, você me deixou praticamente desesperado pra jogar esse jogo! hahaha. Outra grande resenha!
Eu ando numa levada muito heavy games. Comprei recentemente uns 5 ou 6 jogos, todos com nota de complexidade maior que 4 no BGG. Coloquei na mesa o Arkwright pouco antes de Essen, trouxe de lá o Agra e, domingo agora, joguei o The Colonists. Tenho me apaixonado por essa experiência com jogos econômicos ou euros mais pesado, mais exigentes com os jogadores. O Antiquity me pareceu ser exatamente isso. Engraçado que lendo a resenha me pareceu que alguém tinha juntado o Arkwright e o The Colonists no mesmo jogo. haha.
Não sou exatamente um fã de jogos punitivos, eu realmente curto me divertir na mesa. Mas recentemente percebi que meu problema é com aquele jogo que é punitivo por ele mesmo e que não há nada que você possa fazer a respeito, por exemplo o Robinson Crusoe. Você vai se ferrar no jogo, não importa o que você faça. Mas eu gosto de jogos que te punem caso você faça uma escolha errada, ao passo que você pode contornar isso mesmo que seja custoso, que é o que acontece com o Arkwrtght por exemplo, que é um econômico bastante exigente, que se você descuidar, você está mais gastando do que lucrando e pode ver seu oponente disparar. Pelo seu texto, você me passou essa sensação do Antiquity. A minha pergunta é, quando você fala que se o cara errar algo ele está "morto", isso é definitivo? Existe um "player elimination" informal no jogo? Ou é possível contornar e voltar pro jogo, mesmo que seja impiedoso e difícil?
Outra coisa: eu não gostei nada dessa arte do jogo. haha. Me parece ter sido feito um rabisco, uma coisa de má vontade, que não passou por nenhum artista para finalizar, seja ele ilustrador ou designer. Sinto isso em geral com os jogos da Spottler e os da GMT. São jogos pesados, caros, mas muito feios e, em geral, muito mal produzidos, com cartas e tiles muito finos e artes deploráveis. Desculpa discordar de você, mas o jogo é feio demais. hahaha.
O que você sabe sobre o The Colonists? O feeling do jogo me parece muito próximo, tirando a parte punitiva, poluição e etc. Essa parte da construção da cidade com os tiles em estilo tetris também me lembrou o Founders of Gloomhaven que está pra sair, já viu algo a respeito?