E chegaram o tal esperado play-offs da Liga Capixaba de Futebol Americano de Dados, a DFL Capixaba. Após 7 meses de intensas disputas, com os times batalhando em 3 conferências pela classificação as finais, 4 equipes conseguiram as vagas e foram brigar para ver quem chegava as finais. Ficaram assim os emparelhamentos:

De um lado duas equipes adicionadas a liga este ano: Scranton Scorchers, campeã da divisão centro-leste, e o Columbus Cobras, equipe que se classificou aos play-offs como Wild Card (melhor campanha sem ser campeão de divisão). As equipes já haviam se enfrentado na fase de classificação, com vitória dos Scorchers por 27 a 17. Além disso os dois treinadores, Tiago Lorão, dos Scorchers, atual campeão da liga (venceu ano passado com o Knoxville Knights), e Marcelo Costa, com os Cobras, são os dois jogadores com o melhor aproveitamento da liga. Além disso já haviam se enfrentado 3 vezes na história da liga, com duas vitórias para Lorão e uma para Marcelo. Uma das vitórias de Lorão inclusive havia sido ano passado também na fase dos play-offs. Na época os Knights de Lorão eliminaram os Locusts de Marcelo. Era a hora da "vingança" para Marcelo, apesar de todo favoritismo para Lorão.
Marcelo, a esquerda, Lorão a direita. No meio um torcedor empolgado com as finais.
Na partida mesmo os Scorchers não conseguiram comprovar seu favoritismo e foram atropelados sem piedade pelos Cobras, apesar de todos os erros cometidos pelas duas equipes, principalmente dos Cobras. A equipe sofreu dois fumbles e seu QB Cole Kuntz foi interceptado três vezes, mas mesmo assim conseguiu uma vitória fácil por 23 a 5. Destaque para o WR Jim Boya, autor de dois touchdowns.
Já na partida seguinte a reedição da final do ano passado, entre Knoxville Knights, este ano treinado por Douglas Gonçalves, contra o Portland Pounders, treinado por Israel Oliveira. Assim como ano passado a equipe dos Pounders chegavam favoritas ao jogo, com a segunda melhor campanha da liga, contra um Knights desacreditado, que somente conseguiu vaga para as finais na última rodada, contando com uma combinação grande de resultados.
Douglas a esquerda, Israel a direita.
Assim como a final do ano passado, que foi marcada por vários TDs e muitos pontos marcados pelos dois times, a partida desse ano também foi. Só nos dois primeiros quartos do jogo as duas equipes combinadas produziram mais de 450 jardas de ataque! Aproveitando que estava em casa e contando com apoio da torcida os Pounders terminaram o primeiro tempo vencendo por 20 a 14, com as duas equipes aproveitando o que tem de melhor: os Knights no jogo corrido e os Pounders no jogo aéreo.
Mas no segundo tempo a coisa se inverteu, e aproveitando alguns erros cometidos pelos Pounders, os Knights não só viraram o jogo como abriram vantagem, 34 a 20 entrando no Two Minutes Warning, ou seja, faltando 8 cartas apenas para o jogo acabar. Os Pounders conseguiram fazer um TD de corrida com o RB Mahr Retta e ficaram apenas com 5 cartas na mão, com ainda dois tempos para pedir, perdendo por 34 a 26, depois do kicker perder a conversão de ponto extra. Resolveram então tentar um onside kick e conseguiram recuperar a bola! Voltaram ao ataque e faltando apenas uma carta fizeram outro TD de corrida com RB Mahr Retta, fizeram a conversão de 2 pontos, empatando o jogo em 34 a 34, e levaram o jogo para a prorrogação, a primeira da liga em sua história!
Os Pounders estavam embalados com os dois TDs que fizeram no final do jogo e conseguiram vencer o cara-ou-coroa tendo a primeira posse de bola da prorrogação, e a regra diz: quem fizer o primeiro TD ganha o jogo. Mas aí foi a vez da defesa dos Knights, tão criticada durante o campeonato, segurar o poderoso ataque dos Pounders e forçar o time a fazer um punt, que foi bloqueado! Os Knights recuperaram a bola na linha de 22 jardas do ataque e duas jogadas depois os WR Percy Vall recebia um passe do QB Lance Lott para TD, fazendo 40 a 34, para colocar os Knights pelo segundo ano consecutivo na final do Capixaba Bowl!
As duas equipes, Cobras e Knights jogaram o Capixaba Bowl no dia 29/Out na praça de alimentação do Shopping Montserrat, durante o dia 02 do 19º Encontro de Jogos Analógicos da Dungeon Capixaba, mas isso será tema de outro post.