Não sei se alguém já comentou, mas o Spiel des Jahres impulsiona consideravelmente as vendas de um jogo, não só pela repercussão na comunidade gamer, mas também porque o selo "jogo do ano" chama atenção dos jogadores casuais e até dos que nem são jogadores. Muita gente que não manja nada desse universo vai pegar um jogo na prateleira, ver o selo de jogo do ano de 2017 e provavelmente considerar uma boa opção para compra. Acredito que justamente por isso o título de Jogo do Ano normalmente vai prum um jogo mais família, de entrada. Pra funcionar como uma espécie de grande cartão de visitas, uma grande isca para futuros membros da comunidade boardgamer.
Levando isso conta, seria meio estranho o jogo do ano ser tipo um Terra Mystica, como de fato aconteceu aqui em 2016. É um jogo excelente, mas não se encaixa nessa filosofia. Por isso criaram o Kennerspiel, pra premiar jogos mais elaborados, mas que ainda assim não são tão pesados. O Terra Mystica foi inclusive recomendado nessa categoria em 2013 e quem levou o título foi o Lendas de Andor, que nem é tão pesado assim. Nomear essa categoria em português realmente é complicado, a enquete foi uma boa saída. Uma live com canais, designers e editoras discutindo esses conceitos seria bem interessante e podia trazer boas reflexões a respeito do mercado nacional.
Claro que nosso mercado ainda não chega aos pés do mercado alemão, mas acredito que seja um boa estratégia se inspirar no prêmio alemão para pensar como o prêmio nacional deve funcionar, pensando no público alvo e nos possíveis futuros jogadores. Afinal, para isso que servem as premiações, celebrar, reconhecer méritos e fomentar a atividade.
Tendo dito tudo isso, meu voto vai pra:
Prêmio Ludopedia Jogo do Ano 2017
Prêmio Ludopedia Jogo Expert 2017
Prêmio Ludopedia Jogo Infantil 2017