O objetivo final de todo jogo é ser divertido. O que as editoras e os autores fazem é ser mais ou menos elástica no que tange quem ela quer alcançar (leia-se, quem vai se divertir com esse jogo?).
Você pode pegar a galera da Splotter que lança um jogo pesado por ano em Essen e que pretende divertir os heavy gamers que curtem o estilo e pode pegar a galera do Exploding Kittens que fez um jogo pensando em divertir um público mais abrangente (até pra atingir a Target e o público consumidor de quadrinhos do Oatmeal).
O que rola muito no meio é a galera falar que um jogo que não TE diverte , não é divertido e ponto. Eu , pessoalmente, perdi o prazer em jogar os muito pesados (não me diverte mais) mas não quer dizer que não sejam jogos divertidos.
Outra confusão comum é que divertido é Dixit e Codenames e Agricola e Through the Ages são para ser apreciados, queimar a mufa, exercício etc... o ponto é que essa 'queima de mufa', decisões excruciantes etc é como o autor vislumbrou a diversão. Assim como tem gente que acha divertido dar tapão mais rápido que o outro ou jogar gritando jogos em tempo real (tipo Zaubercocktail) que eu acho triste mas cada um com seu cada um 