visribeiro::leandrofvaz::Eu gostei bastante do Yokohama, mas também tenho algumas ressalvas. Realmente as tecnologias são muito mal utilizadas, é possível passar o jogo inteiro e não fazer nenhuma. O agravante das tecnologias é que elas não compreendem nem uma estratégia boa para pontuar.
Então vem a outra ressalva que tenho até o momento: são tantas opções de pontuação que o jogo fica muito solto, você pontua com contratos, na igreja, na alfândega, nas lojas, nas casas mercantis, nos ícones de nacionalidades, nos requisitos das cartas de objetivos comuns [que fica no tabuleiro de pontuação], além da disputa da maioria na igreja e alfândega no fim do jogo. Só acho que as vezes menos é mais, mas não me vejam mal, eu adoro esse jogo, porém para meu gosto [que prefere jogos mais apertados], poderia ser um pouquinho mais enxuto.
Como as tecnologias não são uma estratégia boa para pontuar? Além de ter umas bem roubadas como o jornal, elas têm as nacionalidades que vc junta para pontuar no final por cada set e quem tiver maior nível de tecnologia ganha 10 pontos. Em todas partidas que joguei nunca a pontuação foi elástica, a maior diferença do primeiro para o segundo foi de 5 pontos.
Eu continuo vendo como uma estratégia pouco eficaz, nos pedidos ou nas colocações das lojas é possível fazer mais pontos, além de conseguir recursos com os espaços de nível 5 para fazer outras coisas, como por exemplo, na alfândega. Quero dizer o seguinte, há tantos caminhos de pontuação que as tecnologias de longe, são para mim, um caminho razoável. Compramos apenas as cartas que realmente nos interessa e focamos em outras coisas, é verdade que ela dá 10 pontos ao primeiro ou que existe cartas boas, mas geralmente compramos a que nos interessa e focamos em outros caminhos, pois a vemos como um caminho bem dispendioso em gasto de tempo e energia.
É lógico que muitas coisas também dependem do perfil do grupo, mas não vimos aqui as tecnologias como um bom caminho, pelo menos até agora.
As pontuações aqui foram bem distintas, já tivemos resultados com mais de 20 pontos de diferenças do primeiro colocado para o segundo.