Pessoal,
Estava jogando Red7 com alguns amigos e surgiu uma dúvida.
Vamos supor que:
a) O jogador (1) esta com a carta 1 na mesa, abaixa a carta 2 de sua mão para a mesa e muda a regra do jogo para Mais números em sequência
b) O jogador (2) esta com a carta 1 na mesa, abaixa a carta 5 de uma mesma cor em sua mão e muda a regra do jogo para Mais cartas de uma mesma cor
c) O jogador (1) esta com a carta 1 e 2 na mesa, abaixa a carta 4 de uma cor diferente e muda a regra do jogo para Mais números pares
d) O jogador (2) esta com a carta 1 e 5 de uma mesma cor na mesa, ele pode simplesmente mudar a regra do jogo para mais cartas de uma mesma cor para ganhar a rodada, porém, ele faz a seguinte jogada: abaixa uma carta 4 de uma cor diferente, ficando com 1 e 5 de uma mesma cor, um 4 de uma cor diferente e só depois muda a regra para mais cartas de uma mesma cor e ganha a rodada.
Esta última jogada, foi feita, pensando que o jogador (1) já tinha o número 1 e 2 (sequência) e tinha um 4 também, com receio da regra das sequências, o jogador (2) abaixou a carta 4 de uma cor diferente (assim sendo, sem correlação com a regra que ele mudaria para vencer) para tentar se protejer em caso de uma sequência, pois com a carta 4, ele já teria um 5 formando uma mini sequência.
A dúvida é, esta jogada é permitida?
Ele jogou uma carta que não tem correlação com o motivo da vitória dele na rodada, uma vez que ganhou pela regra de mais das mesmas cores, utilizando somente a carta 1 e 5 (jogada b).
Para mim, as ações de abaixar uma carta e é claro mudar uma regra, deveria ter correlação direta com o fato de vencer a rodada, assim, eu não poderia tentar me proteger de alguma outra regra, como feito pelo jogador (2).