Joguei apenas uma partida de DOOM e como era novato não posso avaliar se estava desbalanceado, mas pelo que ouço falarem (com a confirmação de nosso amigo Hugosan), realmente a coisa era feia.
No caso do GOW, pela quantidade de partidas que joguei e que perdi, estou chegando a conclusão (ainda não bati o martelo) que, por mais que você faça a coisa CERTINHA, aplique a estratégia CORRETA, sem falhas, ainda assim você MORRE (e isso é preocupante).
Digo isso porque no GOW algumas vezes morremos logo no começo do jogo e simplesmente lotados de munição. Não sei se domino tanto assim o universo dos jogos de combate mas sinceramente eu NUNCA VI isso em jogo nenhum.
Nos jogos que conheço que usam rolagens, se o jogador fizer TUDO CERTO, ele não perde (ou pelo menos não deveria perder). O que nos faz perder é eventualmente tomar as decisões erradas (erros estratégicos).
GOW tem dois fatores cruciais para que o fator sorte seja alto: Orientação por Cartas e Rolagem de Dados. Combine CARTAS RUINS com ROLAGENS RUINS e você terá problemas (ter problemas é diferente de morte certa). Ocorre que no GOW as vezes mesmo com cartas boas, simplesmente MORREMOS, por mais certas que sejam as decisões táticas tomadas.
Se isso faz parte de jogos que envolvem rolagens, bom, talvez eu não tenha jogado jogos de combate o suficientes para entender essa lógica.