Por Eric Herman
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1274633/alpha-what-now-great-new-co-op-revealed
XCOM, se você ainda não ouviu, é um novo jogo cooperativo da Fantasia Flight Games, baseado no popular jogo de computador e console. Eu tive a chance de jogar uma partida completa na última BGG.con e aqui estão minhas primeiras impressões e lembranças.
Colírio para os olhos
Para começar minhas primeiras impressões, devo dizer o quão legal ficou o design gráfico do jogo. Esse é um tipo padrão da FFG, mas merece mencionar novamente. A arte é convidativa para começar a jogar neste tema de ficção científica, e o tabuleiro e cartas são claras e fáceis de entender.
Dispositivos ultramodernos
Em seguida, há o app. O jogo inclui um aplicativo obrigatório que ajuda a executar uma sequência programada e também funciona como inteligência artificial. Houve uma série de discussões e reclamações sobre a exigência de um app para jogar este jogo, mas eu digo que ele funciona muito bem em conjunto com o tabuleiro, integrando-se com o tema e a jogabilidade de uma forma que é perfeita e também muito legal. E, no entanto, em nenhum momento, você se sente como em um jogo de vídeo game... É muito mais um jogo de tabuleiro e sempre mantém esse sentimento e esse tipo de experiência.

Além disso, deve-se notar... estamos em 2014. Eu estou surpreso que mais jogos não envolvam dispositivos móveis, especialmente quando tantas pessoas já os utilizam periodicamente durante outros jogos de tabuleiro enquanto jogam. Todo mundo que joga não é obrigado a ter um dispositivo móvel, apenas um jogador, e apenas uma pessoa irá interagir com ele. Se você não gosta de misturar seu tempo de jogo de tabuleiro com eletrônico, você não precisa. Você pode jogar com um dos outros três papéis e você vai estar jogando um jogo de tabuleiro no mesmo sentido que os muitos outros que você joga.
Alguns especulam que o jogo pode se tornar obsoleto em 5-10 anos se a FFG não atualizar o aplicativo ou se a tecnologia mudar. Mesmo que essa premissa acabe sendo verdade, e daí? Podemos ficar realmente interessados em algo que soa emocionante e podemos jogá-lo várias vezes no início, e depois, periodicamente, eles deixam de voltar à mesa conforme o tempo passa. Pode ser que XCOM seja um jogo que você tenha um forte interesse de jogar nos próximos cinco anos, e em seguida, provavelmente você irá colocá-lo em um lugar rarefeito como todos os outros jogos. Nesse caso, você foi feliz por ter passado um tempo com ele!

Existem aparentemente quatro estratégias diferentes de AI que estão programados para o aplicativo, portanto, além da variedade dentro do próprio jogo, também existem quatro abordagens diferentes que o inimigo pode tomar. Presumivelmente, você pode ser capaz de começar a sentir familiaridade no jeito que o seu inimigo joga depois de várias partidas e se adaptar em conformidade, mas independentemente disso, XCOM irá fornecer alguma longevidade decente, e também dá aquela sensação de algo que jogos mais cooperativos não pode; que há um oponente original que joga contra você com uma abordagem própria que se adapta ao estado atual do jogo. Claro, você pode jogar
Arkham Horror e escolher Yig ou Glaaki ou Bokrug como Grande Antigo, e sim, você pode ter que jogar um pouco diferente contra eles, mas eles certamente não adaptarão seu jogo para tentar derrotá-lo.
Em XCOM, no final de cada rodada, o app faz perguntas sobre o estado do jogo e você insere as informações, e com base nessa informação, certas coisas podem acontecer nas rodadas subsequentes. Eu não sei o quão profundo ou adaptável é a programação da AI, mas para mim não importa, porque em um nível básico dá impressão de que você tem um oponente real que está se adaptando a sua reprodução, e que por si só é um divertimento e sensação única para um jogo de tabuleiro cooperativo.
No jogo que eu joguei, outro jogador controlava o app, mas eu poderia dizer que era fácil de acompanhar e interagir com ele, orientando-o através das fases e dando/recebendo as informações necessárias de forma clara.
NÃO ME DIGA O QUE EU NÃO POSSO FAZER!
Uma queixa comum dos jogos cooperativos é o potencial para o " jogador alfa", onde um jogador dominante pode ditar o que fazer para todos. Eu não vou dizer que XCOM elimina isso, mas comparo ele com qualquer outro jogo cooperativo que eu joguei (e vários estão entre os meus favoritos de todos os tempos), XCOM faz um trabalho muito bom de silenciar a possibilidade do jogador alfa, enquanto ainda permanece muito cooperativo.
A AI do app é um fator que deve reduzir o impacto de um jogador alfa, e além disso, a fase cronometrada do jogo e os papéis individuais conseguem isso também. Por exemplo, no jogo que eu joguei, eu era o Oficial de Comando. As minhas responsabilidades estavam em lidar com o dinheiro que temos, posicionar os interceptores em diferentes continentes para lutar contra UFOs, e escolher o conjunto de cartas de crise durante a fase cronometrada que é resolvida durante a fase de resolução mais tarde. Você escolhe uma das duas cartas de Crise compradas.

Em um ponto da partida onde eu tirei minhas duas cartas e uma delas era "perder um soldado" e a outra eu não lembro. Eu rapidamente perguntei ao jogador Líder de Esquadrão se pudéssemos dar ao luxo de perder um soldado. Ele pensou por alguns segundos e disse: "Claro, nós estaremos bem com menos um soldado agora." Então, eu tomei a decisão de ir com essa carta de crise, mas eu tinha que confiar nele em sua posição para me dizer que estava tudo bem para perder um soldado... não havia nenhuma maneira nos poucos segundos que eu tive, de entender realmente sobre essa situação, uma vez que pertencia ao papel de outro jogador.
Mesmo para além da fase cronometrada, o gerenciamento detalhado de todo o estado do jogo seria extremamente difícil, então você realmente sente como se estivesse trabalhando e se comunicando com uma equipe, confiando nos outros com responsabilidades individuais tão importantes para a vitória.
Um outro exemplo: com outra carta de Crise, tomei a decisão de escolher "perder um cientista por tecnologia", sem primeiro obter o consentimento do Diretor de Ciências (a outra opção de Crise era muito, mas muito desagradável), mas então eu rapidamente disse a ele que eu tinha tomado essa decisão... de modo que ele considerou isso ao planejar a sua colocação de cientistas. Então nós dois funcionamos bem individualmente e também cooperamos com um bom senso de trabalho em equipe.
ME DIGA O QUE POSSO FAZER
Em outro fórum, alguém perguntou o seguinte: "E sobre os papéis? Essa é a minha maior preocupação que alguns dos papéis possa ser chato ou, pelo menos, muito menos interessante em comparação com os outros...?"
Minha resposta foi: "Não, eu acho que cada papel é interessante o suficiente individualmente, há apenas um par de coisas principais de cada um, mas tudo se move em um bom ritmo, e de vez em quando há algo específico para você fazer... certamente cada papel e o envolvimento dele neste jogo é tão interessante quanto uma habilidade específica em outros jogos cooperativos como
Pandemic ou
Ghost Stories ou
Arkham Horror /
Eldritch Horror, etc. Não é para comparar estes jogos com XCOM. Na verdade, na maioria dos jogos deste tipo, quanto é que qualquer papel específico realmente pode fazer? Eu diria que XCOM excede a maioria em termos de coisas específicas e importantes que o seu papel individual pode fazer.
A forma como a fase é cronometrada funciona e ajuda a concentrar toda atenção de cada jogador. Ela faz com que você se sinta importante e vital no seu papel... eu particularmente gosto de como o jogo dá-lhe essa conexão com o seu personagem.
Dito isto, o papel que talvez seja menos envolvido em termos de jogabilidade é o do jogador que controla o app e os satélites. Mas eu não acho que a pessoa que jogou com esse papel se sentiu entediado ou não envolvido durante o jogo. Ainda há muito o que fazer, e é divertido fazer parte da equipe e da discussão".
NÃO PODE PARAR!
A fase de resolução é o lugar onde tudo que foi configurado durante a fase cronometrada será resolvido... cartas de crise, satélites e interceptores atacando UFOs na Terra e em órbita, o Diretor de Ciência tenta completar sua pesquisa tecnológica (dando valiosas cartas de tecnologia para os outros jogadores), e o Líder do Esquadrão usa soldados para lutar contra os inimigos que se infiltraram e completar os objetivos da missão que ganha o jogo.
Cada tipo de resolução envolve um mecanismo de dados inteligente, onde você rola um número de dados por cientistas / satélites / interceptores / soldados, e um dado por alienígena
. Os dados normais são de 6 lados com dois lados de sucesso sobre eles, e o dado alienígena é um dado de 8 lados. Há uma trilha no tabuleiro variando de 1-5, que começa em 1. Quando você rolar os dados a qualquer momento, o alienígena também rola seu dado. Se o dado do alienígena for igual ou menor do que o número atual, você perde todos os seus componentes comprometidos com a jogada. Se você não conseguiu ter sucesso, ou apenas foi parcialmente bem-sucedido em sua rolagem, e o dado alienígena falhou, você pode tentar novamente, mas com o limite da trilha do dado alienígena aumentado em 1 (com um máximo de 5). É um sistema simples de pressione-sua-sorte, mas muito brilhante e muito divertido de se jogar.
O QUE MAIS?
Eu não participei dos minutos iniciais do jogo, bem como perdi as explicações básicas. Eu me juntei ao grupo de jogo na BGG.con durante a primeira fase. O jogo total demorou cerca de 90 minutos. Os 75 minutos que joguei, fiquei completamente envolvido o tempo todo. Os minutos voaram e não senti passarem.
Eu li alguns comentários sobre se este jogo pode ser comparado a Pandemic ou Arkham Horror. Eu amo esses dois jogos e conheço-os muito bem, e XCOM não é parecido. No entanto, existem algumas pequenas semelhanças. Em termos de peso e dificuldade, há mais acontecendo aqui do que em Pandemic, mas muito menos do que Arkham Horror. Também é muito mais simples do que
Space Alert, que eu também não gostaria de comparar a XCOM, embora eles compartilhem o aspecto de tempo real e o tema geral de ficção científica. Como mencionado antes, o app faz um bom trabalho através de coisas.
Como mencionei o jogo em tempo real, devo dizer que eu não sou louco por esta mecânica em jogos cooperativos como Space Alert ou
Escape: The Curse of the Temple. Escape é divertido para uma brincadeira e Space Alert é um grande desafio, e eu gosto muito de
Space Cadets: Dice Duel como uma experiência compartilhada competitiva. Mas eu não jogo muito estes jogos, exatamente por possuírem o “tempo real”. Essa é provavelmente a principal razão pela qual eu transitei de jogar um monte de jogos de computador em tempo real, como Age of Empires e Rise of Nations para jogar jogos de tabuleiro... Eu amo o aspecto estratégia, mas não tanto o elemento de fazê-lo com pressa antes do computador construir seus exércitos mais rapidamente do que eu e me destruir em pouco tempo. Essa é a razão pela qual eu estava um pouco hesitante com XCOM, com a inclusão de um elemento em tempo real.

No entanto, eu gostei de XCOM porque o ritmo dessa fase cronometrada é bem adequado para as decisões que você precisa fazer e se espalha ao redor para cada jogador. Você ainda sente o jogo como um tabuleiro cerebral, e enquanto ele está forçando decisões em uma janela pequena, você não se sente como se houvesse uma corrida em pânico. XCOM realmente evoca o sentido de líderes mundiais e comandantes do exército que interagem uns com os outros em uma situação de crise, onde você tem que agir de forma decisiva e em tempo hábil, mas sem agir de forma precipitada ou a esmo, apenas porque o tempo está passando. Além disso, você pode escolher a dificuldade e o ritmo do jogo para mantê-lo confortável. Outro fator é que a fase cronometrada é relativamente curta (talvez 5 minutos), e, em seguida, há uma fase de resolução que não é cronometrada, dando-lhe um respiro.
Falando de dificuldade, jogamos contra o nível de dificuldade fácil e ganhamos o jogo, mas ficamos próximos de perder a partida e o
Anton da FFG relatou mais tarde que a maioria dos jogos foram perdas, mesmo nesse nível "Fácil". Por isso, XCOM é definitivamente um desafio, com algum espaço para crescimento, o que eu realmente aprecio para um jogo deste estilo.
Eu nunca joguei os jogos de vídeo-game de XCOM, então eu não posso comentar se deveria haver mais combates de esquadrões envolvidos, o que eu entendo tem sido uma preocupação para alguns. Independente disto, acho que que XCOM é um fantástico jogo cooperativo de ficção científica.
Tudo dito, eu adorei a experiência e foi muito divertido e envolvente. Como um fã de jogos cooperativos, XCOM foi definitivamente único e emocionante e eu estou ansioso para obter uma cópia e jogar novamente.