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  4. XCOM: The Board Game - Primeiras Impressões

XCOM: The Board Game - Primeiras Impressões

XCOM: The Board Game
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    Ricardo Gama01/02/15 19:11
    avatar
    Ricardo Gama
    01/02/15 19:11
    4575 mensagens MD

    Por Eric Herman
    Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1274633/alpha-what-now-great-new-co-op-revealed

    XCOM, se você ainda não ouviu, é um novo jogo cooperativo da Fantasia Flight Games, baseado no popular jogo de computador e console. Eu tive a chance de jogar uma partida completa na última BGG.con e aqui estão minhas primeiras impressões e lembranças.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/7738_m.png


    Colírio para os olhos

    Para começar minhas primeiras impressões, devo dizer o quão legal ficou o design gráfico do jogo. Esse é um tipo padrão da FFG, mas merece mencionar novamente. A arte é convidativa para começar a jogar neste tema de ficção científica, e o tabuleiro e cartas são claras e fáceis de entender.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/7739_m.png


    Dispositivos ultramodernos

    Em seguida, há o app. O jogo inclui um aplicativo obrigatório que ajuda a executar uma sequência programada e também funciona como inteligência artificial. Houve uma série de discussões e reclamações sobre a exigência de um app para jogar este jogo, mas eu digo que ele funciona muito bem em conjunto com o tabuleiro, integrando-se com o tema e a jogabilidade de uma forma que é perfeita e também muito legal. E, no entanto, em nenhum momento, você se sente como em um jogo de vídeo game... É muito mais um jogo de tabuleiro e sempre mantém esse sentimento e esse tipo de experiência.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/081/u8ccs1.jpg


    Além disso, deve-se notar... estamos em 2014. Eu estou surpreso que mais jogos não envolvam dispositivos móveis, especialmente quando tantas pessoas já os utilizam periodicamente durante outros jogos de tabuleiro enquanto jogam. Todo mundo que joga não é obrigado a ter um dispositivo móvel, apenas um jogador, e apenas uma pessoa irá interagir com ele. Se você não gosta de misturar seu tempo de jogo de tabuleiro com eletrônico, você não precisa. Você pode jogar com um dos outros três papéis e você vai estar jogando um jogo de tabuleiro no mesmo sentido que os muitos outros que você joga.

    Alguns especulam que o jogo pode se tornar obsoleto em 5-10 anos se a FFG não atualizar o aplicativo ou se a tecnologia mudar. Mesmo que essa premissa acabe sendo verdade, e daí? Podemos ficar realmente interessados em algo que soa emocionante e podemos jogá-lo várias vezes no início, e depois, periodicamente, eles deixam de voltar à mesa conforme o tempo passa. Pode ser que XCOM seja um jogo que você tenha um forte interesse de jogar nos próximos cinco anos, e em seguida, provavelmente você irá colocá-lo em um lugar rarefeito como todos os outros jogos. Nesse caso, você foi feliz por ter passado um tempo com ele!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/17230_m.png


    Existem aparentemente quatro estratégias diferentes de AI que estão programados para o aplicativo, portanto, além da variedade dentro do próprio jogo, também existem quatro abordagens diferentes que o inimigo pode tomar. Presumivelmente, você pode ser capaz de começar a sentir familiaridade no jeito que o seu inimigo joga depois de várias partidas e se adaptar em conformidade, mas independentemente disso, XCOM irá fornecer alguma longevidade decente, e também dá aquela sensação de algo que jogos mais cooperativos não pode; que há um oponente original que joga contra você com uma abordagem própria que se adapta ao estado atual do jogo. Claro, você pode jogar Arkham Horror e escolher Yig ou Glaaki ou Bokrug como Grande Antigo, e sim, você pode ter que jogar um pouco diferente contra eles, mas eles certamente não adaptarão seu jogo para tentar derrotá-lo.


    Em XCOM, no final de cada rodada, o app faz perguntas sobre o estado do jogo e você insere as informações, e com base nessa informação, certas coisas podem acontecer nas rodadas subsequentes. Eu não sei o quão profundo ou adaptável é a programação da AI, mas para mim não importa, porque em um nível básico dá impressão de que você tem um oponente real que está se adaptando a sua reprodução, e que por si só é um divertimento e sensação única para um jogo de tabuleiro cooperativo.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/17224_m.png


    No jogo que eu joguei, outro jogador controlava o app, mas eu poderia dizer que era fácil de acompanhar e interagir com ele, orientando-o através das fases e dando/recebendo as informações necessárias de forma clara.

    NÃO ME DIGA O QUE EU NÃO POSSO FAZER!

    Uma queixa comum dos jogos cooperativos é o potencial para o " jogador alfa", onde um jogador dominante pode ditar o que fazer para todos. Eu não vou dizer que XCOM elimina isso, mas comparo ele com qualquer outro jogo cooperativo que eu joguei (e vários estão entre os meus favoritos de todos os tempos), XCOM faz um trabalho muito bom de silenciar a possibilidade do jogador alfa, enquanto ainda permanece muito cooperativo.

    A AI do app é um fator que deve reduzir o impacto de um jogador alfa, e além disso, a fase cronometrada do jogo e os papéis individuais conseguem isso também. Por exemplo, no jogo que eu joguei, eu era o Oficial de Comando. As minhas responsabilidades estavam em lidar com o dinheiro que temos, posicionar os interceptores em diferentes continentes para lutar contra UFOs, e escolher o conjunto de cartas de crise durante a fase cronometrada que é resolvida durante a fase de resolução mais tarde. Você escolhe uma das duas cartas de Crise compradas.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/16892_m.jpg


    Em um ponto da partida onde eu tirei minhas duas cartas e uma delas era "perder um soldado" e a outra eu não lembro. Eu rapidamente perguntei ao jogador Líder de Esquadrão se pudéssemos dar ao luxo de perder um soldado. Ele pensou por alguns segundos e disse: "Claro, nós estaremos bem com menos um soldado agora." Então, eu tomei a decisão de ir com essa carta de crise, mas eu tinha que confiar nele em sua posição para me dizer que estava tudo bem para perder um soldado... não havia nenhuma maneira nos poucos segundos que eu tive, de entender realmente sobre essa situação, uma vez que pertencia ao papel de outro jogador.

    Mesmo para além da fase cronometrada, o gerenciamento detalhado de todo o estado do jogo seria extremamente difícil, então você realmente sente como se estivesse trabalhando e se comunicando com uma equipe, confiando nos outros com responsabilidades individuais tão importantes para a vitória.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/829/sfej53.jpg


    Um outro exemplo: com outra carta de Crise, tomei a decisão de escolher "perder um cientista por tecnologia", sem primeiro obter o consentimento do Diretor de Ciências (a outra opção de Crise era muito, mas muito desagradável), mas então eu rapidamente disse a ele que eu tinha tomado essa decisão... de modo que ele considerou isso ao planejar a sua colocação de cientistas. Então nós dois funcionamos bem individualmente e também cooperamos com um bom senso de trabalho em equipe.
     
    ME DIGA O QUE POSSO FAZER

    Em outro fórum, alguém perguntou o seguinte: "E sobre os papéis? Essa é a minha maior preocupação que alguns dos papéis possa ser chato ou, pelo menos, muito menos interessante em comparação com os outros...?"

    Minha resposta foi: "Não, eu acho que cada papel é interessante o suficiente individualmente, há apenas um par de coisas principais de cada um, mas tudo se move em um bom ritmo, e de vez em quando há algo específico para você fazer... certamente cada papel e o envolvimento dele neste jogo é tão interessante quanto uma habilidade específica em outros jogos cooperativos como Pandemic ou Ghost Stories ou Arkham Horror / Eldritch Horror, etc. Não é para comparar estes jogos com XCOM. Na verdade, na maioria dos jogos deste tipo, quanto é que qualquer papel específico realmente pode fazer? Eu diria que XCOM excede a maioria em termos de coisas específicas e importantes que o seu papel individual pode fazer.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/17226_m.png



    A forma como a fase é cronometrada funciona e ajuda a concentrar toda atenção de cada jogador. Ela faz com que você se sinta importante e vital no seu papel... eu particularmente gosto de como o jogo dá-lhe essa conexão com o seu personagem.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/078/a15fxa.jpg


    Dito isto, o papel que talvez seja menos envolvido em termos de jogabilidade é o do jogador que controla o app e os satélites. Mas eu não acho que a pessoa que jogou com esse papel se sentiu entediado ou não envolvido durante o jogo. Ainda há muito o que fazer, e é divertido fazer parte da equipe e da discussão".

    NÃO PODE PARAR!

    A fase de resolução é o lugar onde tudo que foi configurado durante a fase cronometrada será resolvido... cartas de crise, satélites e interceptores atacando UFOs na Terra e em órbita, o Diretor de Ciência tenta completar sua pesquisa tecnológica (dando valiosas cartas de tecnologia para os outros jogadores), e o Líder do Esquadrão usa soldados para lutar contra os inimigos que se infiltraram e completar os objetivos da missão que ganha o jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/8135_m.png


    Cada tipo de resolução envolve um mecanismo de dados inteligente, onde você rola um número de dados por cientistas / satélites / interceptores / soldados, e um dado por alienígena. Os dados normais são de 6 lados com dois lados de sucesso sobre eles, e o dado alienígena é um dado de 8 lados. Há uma trilha no tabuleiro variando de 1-5, que começa em 1. Quando você rolar os dados a qualquer momento, o alienígena também rola seu dado. Se o dado do alienígena for igual ou menor do que o número atual, você perde todos os seus componentes comprometidos com a jogada. Se você não conseguiu ter sucesso, ou apenas foi parcialmente bem-sucedido em sua rolagem, e o dado alienígena falhou, você pode tentar novamente, mas com o limite da trilha do dado alienígena aumentado em 1 (com um máximo de 5). É um sistema simples de pressione-sua-sorte, mas muito brilhante e muito divertido de se jogar.

    O QUE MAIS?

    Eu não participei dos minutos iniciais do jogo, bem como perdi as explicações básicas. Eu me juntei ao grupo de jogo na BGG.con durante a primeira fase. O jogo total demorou cerca de 90 minutos. Os 75 minutos que joguei, fiquei completamente envolvido o tempo todo. Os minutos voaram e não senti passarem.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/220/l6h1ax.jpg


    Eu li alguns comentários sobre se este jogo pode ser comparado a Pandemic ou Arkham Horror. Eu amo esses dois jogos e conheço-os muito bem, e XCOM não é parecido. No entanto, existem algumas pequenas semelhanças. Em termos de peso e dificuldade, há mais acontecendo aqui do que em Pandemic, mas muito menos do que Arkham Horror. Também é muito mais simples do que Space Alert, que eu também não gostaria de comparar a XCOM, embora eles compartilhem o aspecto de tempo real e o tema geral de ficção científica. Como mencionado antes, o app faz um bom trabalho através de coisas.

    Como mencionei o jogo em tempo real, devo dizer que eu não sou louco por esta mecânica em jogos cooperativos como Space Alert ou Escape: The Curse of the Temple. Escape é divertido para uma brincadeira e Space Alert é um grande desafio, e eu gosto muito de Space Cadets: Dice Duel como uma experiência compartilhada competitiva. Mas eu não jogo muito estes jogos, exatamente por possuírem o “tempo real”. Essa é provavelmente a principal razão pela qual eu transitei de jogar um monte de jogos de computador em tempo real, como Age of Empires e Rise of Nations para jogar jogos de tabuleiro... Eu amo o aspecto estratégia, mas não tanto o elemento de fazê-lo com pressa antes do computador construir seus exércitos mais rapidamente do que eu e me destruir em pouco tempo. Essa é a razão pela qual eu estava um pouco hesitante com XCOM, com a inclusão de um elemento em tempo real.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/104/zseyza.jpg


    No entanto, eu gostei de XCOM porque o ritmo dessa fase cronometrada é bem adequado para as decisões que você precisa fazer e se espalha ao redor para cada jogador. Você ainda sente o jogo como um tabuleiro cerebral, e enquanto ele está forçando decisões em uma janela pequena, você não se sente como se houvesse uma corrida em pânico. XCOM realmente evoca o sentido de líderes mundiais e comandantes do exército que interagem uns com os outros em uma situação de crise, onde você tem que agir de forma decisiva e em tempo hábil, mas sem agir de forma precipitada ou a esmo, apenas porque o tempo está passando. Além disso, você pode escolher a dificuldade e o ritmo do jogo para mantê-lo confortável. Outro fator é que a fase cronometrada é relativamente curta (talvez 5 minutos), e, em seguida, há uma fase de resolução que não é cronometrada, dando-lhe um respiro.

    Falando de dificuldade, jogamos contra o nível de dificuldade fácil e ganhamos o jogo, mas ficamos próximos de perder a partida e o Anton da FFG relatou mais tarde que a maioria dos jogos foram perdas, mesmo nesse nível "Fácil". Por isso, XCOM é definitivamente um desafio, com algum espaço para crescimento, o que eu realmente aprecio para um jogo deste estilo.

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    Eu nunca joguei os jogos de vídeo-game de XCOM, então eu não posso comentar se deveria haver mais combates de esquadrões envolvidos, o que eu entendo tem sido uma preocupação para alguns. Independente disto, acho que que XCOM é um fantástico jogo cooperativo de ficção científica.

    Tudo dito, eu adorei a experiência e foi muito divertido e envolvente. Como um fã de jogos cooperativos, XCOM foi definitivamente único e emocionante e eu estou ansioso para obter uma cópia e jogar novamente. 

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  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno01/02/15 19:40
    bruno » 01/02/15 19:40

    Parabéns pela tradução, o review ficou bem legal apesar de eu não gostar de qualquer aplicativo em jogos. Devo comprar, mais pela "marca" do que qualquer coisa.

    Estava tudo bem, até eu ler isso: Eu nunca joguei os jogos de vídeo-game de XCOM, então eu não posso comentar se deveria haver mais combates de esquadrões envolvidos, o que eu entendo tem sido uma preocupação para alguns. Independente disto, acho que que XCOM é um fantástico jogo cooperativo de ficção científica.

    Ae, passoei a olhar ele como um entusiasta não como alguém que gosta de X-Com. No aguardo de alguém que REALMENTE goste de X-Com.

    3
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC01/02/15 20:19
    RodrigoFC » 01/02/15 20:19

    bruno::Parabéns pela tradução, o review ficou bem legal apesar de eu não gostar de qualquer aplicativo em jogos. Devo comprar, mais pela "marca" do que qualquer coisa.

    Estava tudo bem, até eu ler isso: Eu nunca joguei os jogos de vídeo-game de XCOM, então eu não posso comentar se deveria haver mais combates de esquadrões envolvidos, o que eu entendo tem sido uma preocupação para alguns. Independente disto, acho que que XCOM é um fantástico jogo cooperativo de ficção científica.

    Ae, passoei a olhar ele como um entusiasta não como alguém que gosta de X-Com. No aguardo de alguém que REALMENTE goste de X-Com.

    Pensei a mesma coisa.

    0
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama01/02/15 20:24
    Ricardo Gama » 01/02/15 20:24

    Tentarei trazer uma visão de alguém que é fã dos jogos de console e PC. Mesmo assim, é uma visão válida... principalmente por ser um cara que adora jogos cooperativos.

    4
  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno01/02/15 20:35
    bruno » 01/02/15 20:35

    Ricardo Gama::Tentarei trazer uma visão de alguém que é fã dos jogos de console e PC. Mesmo assim, é uma visão válida... principalmente por ser um cara que adora jogos cooperativos.

    Eu acho super válida, quando tenho interesse em um jogo eu gosto sempre de ver 3 tipos de visões.
    A pessoa que gosta, a pessoa que não entende nada e a pessoa que é animado com o estilo mas não conhece o tema.
    Porque assim você conhece visões diferentes de um mesmo produto. Eu acho essa parte de trazer analises para a ludopedia excelente. Com certeza dá muito trabalho, mas é um show a parte. Parabéns pela iniciativa.:D

    5
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC01/02/15 23:08
    RodrigoFC » 01/02/15 23:08

    Ricardo Gama::Tentarei trazer uma visão de alguém que é fã dos jogos de console e PC. Mesmo assim, é uma visão válida... principalmente por ser um cara que adora jogos cooperativos.

    É claro que é válida, o jogo parece legal mesmo, mas sempre tenho a sensação de que faltou fazer a outra metade do jogo, rsrs. Ainda estou preso nisso. Eu não conheço e nunca joguei outros jogos que utilizam aplicativos, mas pra esse, parece que casou muito bem. Sem contar que o jogo é lindo. Desde o lançamento estou tentado a coloca-lo na minha lista de desejos, mas vou esperar mais um pouco até conhece-lo melhor.

    1
  • warrior
    52 mensagens MD
    avatar
    warrior02/02/15 00:04
    warrior » 02/02/15 00:04

    O meu já está comprado... assim que chegar poderei colaborar.
    Sou fã da franquia, jogo no PC desde 1995.
    Abrax

    1
  • The Soulforged
    83 mensagens MD
    avatar
    The Soulforged02/02/15 08:33
    The Soulforged » 02/02/15 08:33

    Bom dia pessoal!

    Acho q darei minha opinião aqui...sou fanático por XCom desde o PC e suas versões para o Playstation! Pra vcs terem uma idéia pesquisei na época ( por volta de 1996 a 1999) se havia algum jogo de RPG dessa serie...e por incrível q pareça consegui achar! Feita por brasileiros e incrivelmente parecido com o jogo digital...gostaria de passar o link dessa raridade...mas ele não existe mais e já se perdeu na obscuridão da intenet hehehe...enfim...

    Bom vou dar uma opinião pessoal o porque a Fantasy Flight Games optou por lançar o jogo nesse modo.
    Antes, pra quem não conhece o jogo na versão digital, vou explicar como funciona direto ao ponto: O jogo é de gerenciamento e ação tática.

    Na versão digital, vc pode tomar decisões e controlar recursos para otimizar sua base e melhorar a tecnologia para combater a invasão alien...mas para isso vc deve abater Ovnis e interromper a invasão dos mesmos tbm ( as temíveis “Terror City”...quem lembra ou já jogou sabe do q estou falando heheh) para estudar a tecnologia deles e melhorar seus soldados para ter alguma chance.

    Depois de gerenciar seus recursos, era hora de mandar seus soldados pro campo...e é nessa hora que o jogo é realmente tenso! O jogo passa para a ação tática...tem o cenário, obstáculos, construções, seus soldados e os aliens(controlados pela IA do jogo)...ele funcionava por turnos...era a vez do soldados e depois dos aliens...qdo um soldado seu morria...ja era cara hehehe

    A parte mais legal do XCOM sem duvida era a parte da ação tática...acho q daí veio a duvida ( dos fãs de Xcom) em relação a sua versão BOARDGAME da FFG...os fãs da versão digital sempre desejaram um boardgame de Xcom com essas caracteristicas...mas acho q sei pq a FFG tomou a decisão de focar no GERENCIAMENTO de XCOM. Simplesmente pq se fizessem o jogo focado na AÇÃO TÁTICA, ia se parecer demais com dois sucessos q já estao a venda: o Descent e o Star Wars-Imperial Assault!

    O sistema de ação tática do jogo digital é bem parecido com Descent e o Imperial Assault...tem o cenário, heróis, monstros controlados por um Overlord( ou IA de cartas) e melhorias para os personagens. Imagina lançar outro do “mesmo tipo”...seriam mais e mais “aliens Pack” e expansões. Não q eu não goste, mas acho q eles (FFG) não querem investir em outro “primo-irmão” do Descent. A FFG é bem espertinha...vcs acham q eles iam lançar outro jogo do tipo só pq existe alguns fãs de XCom? Só lançaram o Imperial Assault nos moldes do Descent (afinal sistema q esta ganhando não se mexe hehehe) pq sabem q há uma verdadeira LEGIÃO de fãs de Star Wars!!!

    Gostei do que vi nesse Boardgame da FFG, esta muito bem ambientado, a arte do jogo eles pegaram da versão do jogo remake do Playstation 3 (obvio q tenho e já zerei hehehe), XCom: Enemy Unknow (ate as musicas do aplicativos são iguais hehehe)...e pelo jeito não vou me arrepender de comprar o boardgame. Achei fantástica a idéia q FFG fez com a parte de adaptação do Gerenciamento do XCOM...foi genial a idéia e ainda mais torná-la cooperativa! E mais...isso da possibilidade de quem não é fã da serie conhecer a franquia XCom ...e quem sabe um dia vamos ver o XCom nos moldes de Descent...

    Desculpe a bíblia q escrevi hehehehe ate ia escrever mais sobre XCom (marcou minha saudosa infância) mas preferi ir direto ao ponto.

    Abraços galera!

    2
  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno02/02/15 08:47
    bruno » 02/02/15 08:47

    Meu único medo ao jogar este jogo não é de gostar dele e comprar um, é de perceber o que eu suspeito que X-Com no tabuleiro se chama Galaxy Defenders.

    2
  • Ralsater
    826 mensagens MD
    avatar
    Ralsater02/02/15 09:22
    Ralsater » 02/02/15 09:22

    The Soulforged::Bom dia pessoal!

    Acho q darei minha opinião aqui...sou fanático por XCom desde o PC e suas versões para o Playstation! Pra vcs terem uma idéia pesquisei na época ( por volta de 1996 a 1999) se havia algum jogo de RPG dessa serie...e por incrível q pareça consegui achar! Feita por brasileiros e incrivelmente parecido com o jogo digital...gostaria de passar o link dessa raridade...mas ele não existe mais e já se perdeu na obscuridão da intenet hehehe...enfim...

    Bom vou dar uma opinião pessoal o porque a Fantasy Flight Games optou por lançar o jogo nesse modo.
    Antes, pra quem não conhece o jogo na versão digital, vou explicar como funciona direto ao ponto: O jogo é de gerenciamento e ação tática.

    Na versão digital, vc pode tomar decisões e controlar recursos para otimizar sua base e melhorar a tecnologia para combater a invasão alien...mas para isso vc deve abater Ovnis e interromper a invasão dos mesmos tbm ( as temíveis “Terror City”...quem lembra ou já jogou sabe do q estou falando heheh) para estudar a tecnologia deles e melhorar seus soldados para ter alguma chance.

    Depois de gerenciar seus recursos, era hora de mandar seus soldados pro campo...e é nessa hora que o jogo é realmente tenso! O jogo passa para a ação tática...tem o cenário, obstáculos, construções, seus soldados e os aliens(controlados pela IA do jogo)...ele funcionava por turnos...era a vez do soldados e depois dos aliens...qdo um soldado seu morria...ja era cara hehehe

    A parte mais legal do XCOM sem duvida era a parte da ação tática...acho q daí veio a duvida ( dos fãs de Xcom) em relação a sua versão BOARDGAME da FFG...os fãs da versão digital sempre desejaram um boardgame de Xcom com essas caracteristicas...mas acho q sei pq a FFG tomou a decisão de focar no GERENCIAMENTO de XCOM. Simplesmente pq se fizessem o jogo focado na AÇÃO TÁTICA, ia se parecer demais com dois sucessos q já estao a venda: o Descent e o Star Wars-Imperial Assault!

    O sistema de ação tática do jogo digital é bem parecido com Descent e o Imperial Assault...tem o cenário, heróis, monstros controlados por um Overlord( ou IA de cartas) e melhorias para os personagens. Imagina lançar outro do “mesmo tipo”...seriam mais e mais “aliens Pack” e expansões. Não q eu não goste, mas acho q eles (FFG) não querem investir em outro “primo-irmão” do Descent. A FFG é bem espertinha...vcs acham q eles iam lançar outro jogo do tipo só pq existe alguns fãs de XCom? Só lançaram o Imperial Assault nos moldes do Descent (afinal sistema q esta ganhando não se mexe hehehe) pq sabem q há uma verdadeira LEGIÃO de fãs de Star Wars!!!

    Gostei do que vi nesse Boardgame da FFG, esta muito bem ambientado, a arte do jogo eles pegaram da versão do jogo remake do Playstation 3 (obvio q tenho e já zerei hehehe), XCom: Enemy Unknow (ate as musicas do aplicativos são iguais hehehe)...e pelo jeito não vou me arrepender de comprar o boardgame. Achei fantástica a idéia q FFG fez com a parte de adaptação do Gerenciamento do XCOM...foi genial a idéia e ainda mais torná-la cooperativa! E mais...isso da possibilidade de quem não é fã da serie conhecer a franquia XCom ...e quem sabe um dia vamos ver o XCom nos moldes de Descent...

    Desculpe a bíblia q escrevi hehehehe ate ia escrever mais sobre XCom (marcou minha saudosa infância) mas preferi ir direto ao ponto.

    Abraços galera!

    Eu tiraria o Descent dai e colocaria os jogos do Level 7, que o desenvolvedor falou abertamente que se baseou um pouco nos jogos Xcom. O Level 7 Invasion, que é gerenciamento de recursos e o Omega Protocol que é a parte tática.
    Mesmo assim é compra certa minha, sou viciado nos jogos de PC, não tem como ficar ruim o board.
    Concordo plenamente com você @The Soulforged, seria jogo para dois boards colocar a parte tática e de gerenciamento.
    Alguém poderia falar do AI do jogo? Porque o do PC é perfeito, nunca vi um jogo de computador com um AI mais perfeito, alien que atira e corre, isso mesmo eles atiravam e depois se escondiam, se vc deixava seus soldados muito perto uns dos outros os aliens vinham e tacavam granada, irado.

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