Winston – Geologista - SOL 1
Perdoem-me os que lerem estes registros, afinal sou geologista e não escritor. Esta é minha primeira missão em Marte, sou acompanhado nela pelos senhores Israel, médico; Mario, cientista e Lucas, engenheiro, sendo nossa primeira missão construir algumas instalações de backup: oxigenador, painel solar e fazenda, enquanto mantemos o HUB funcional. Temos que plantar algo para termos uma produção reserva de comida, mas ela vai demorar a crescer ainda.
Ao chegarmos no HUB identificamos problemas no hardware da oficina e devido a problemas nos conectores, nosso painel solar 2 não estava em produção máxima, tivemos que desativar o laboratório médico por falta de energia.
Lucas foi verificar o problema na oficina, já que teremos que utilizá-la bastante nos próximos SOLs, enquanto isso, Mario foi consertar o problema dos conectores no painel solar e religar o laboratório médico. Ambos problemas foram resolvidos tranquilamente.
Eu aproveitei para explorar ao sul do HUB com o froggy onde visualizei algumas peças sobressalentes perto de um abismo, pretendo voltar outro dia para recolhê-los, ao menos pude trazer um equipamento extra que pode ser útil para diminuir mau funcionamentos. Ao voltar, enquanto o Lucas e o Mario trabalhavam nos reparos, o Israel, nosso médico, estava com problemas para terminar um jogo de vídeo game, sério que ele passou o dia inteiro nisso e não conseguiu terminar o jogo? Fiquei com pena dele, afinal ele ia precisar de uns três SOLs para terminar aquilo sozinho, e o ajudei a terminar o jogo antes do anoitecer.
Winston – Geologista - SOL 2
Como dito ontem, saí com o scorpio para recolher as peças sobressalentes que encontrei perto do abismo no dia anterior, dirigir perto de abismo sempre é arriscado, mas para minha sorte nada de anormal aconteceu.
Ao retornar descubro que as coisas no HUB não foram tão tranquilas como no dia anterior, houve um problema no CPU que controla a fazenda principal, apesar do Lucas ter resolvido o problema inicial, o Mario conseguiu acertar o software que controlava um dos sistemas. O Lucas, com ajuda do Israel, montou com sucesso o painel solar reserva, apesar de ainda estar com muito problemas ao menos já estará fornecendo energia extra. O fato positivo é que apesar de péssimo em antigos jogos de plataforma, o Israel é um cara divertido e tem boas piadas para aliviar um pouco o stress da missão.
Winston – Geologista - SOL 3
Eu planejava explorar uma área mais ao sul, talvez pudesse achar mais peças sobressalentes, mas algo muito ruim aconteceu, houve uma explosão na oficina e o estrago foi grande, a alimentação de energia e oxigênio foram cortadas, os equipamentos foram danificados e isso dificultaria os consertos de qualquer coisa, fora os problemas de mau funcionamento de softwares e dos computadores, que tornariam qualquer ação ali arriscada.
O Lucas provou por que estava na missão e conseguiu acertar os cabos e conectores do painel solar reserva ainda cedo, no momento da explosão. Sorte dele, pois do contrário ele já estaria na oficina.
Não tínhamos muito o que fazer, era tentar consertar o essencial da oficina e do painel solar reserva ou senão poderíamos ter muitos problemas de mau funcionamento. Eu descobri o que causou a explosão e resolvi o problema nos equipamentos, eles deveriam voltar a funcionar normalmente em breve. O Mario, com ajuda do Israel, terminou de acertar a programação do painel solar, mas acabou se machucando enquanto andava pela oficina, trabalhar usando respiradores e sob uma iluminação improvisada não ajudava, mas não tínhamos tempo para consertar o sistema elétrico e o envio de oxigênio para a sala e tínhamos estoque suficiente até o resto da missão.
O Israel ainda ajudou o Lucas a acertar os computadores e apesar de terem conseguido deixá-los operacionais, alguns deles teriam que ser operados manualmente e isso ia requerer mais mão de obra que o normal. Como os testes para acertar esses sistemas são demorados, temos que continuar assim por mais três SOLs.
Winston – Geologista - SOL 4
Vários equipamentos do HUB passaram a ter problemas, o mau funcionamento dos sistemas parecia algo contagioso, não dava para evitar que eles acontecessem, era torcer para que não afetasse algo importante. Na manhã do SOL 4 tivemos sorte e apenas equipamentos que não pretendíamos usar tiveram problemas que dificultariam o uso, mas não que os deixassem inoperantes.
Decidimos que construir o oxigenador e a fazenda reservas eram nossas prioridades, com minha ajuda e do Israel, o Lucas conseguiu construir ambos, mas se machucou no processo, sorte que o Israel estava por perto e já fez os tratamentos necessários, sem sequer precisarem ir para o laboratório médico.
Mario conseguiu consertar o CPU da fazenda, mas acabou se machucando novamente, acho que o stress está começando a afetá-lo.
Winston – Geologista - SOL 5
Apenas dois SOLs para completarmos a missão e a situação não está boa, o Lucas e o Israel parecem querer desistir, mas o Mario e eu não deixamos, sabemos que só temos duas escolhas, ou desistimos e morremos os quatro aqui, ou focamos em um problema por vez, fazemos as contas, resolvemos os essenciais e cumprimos nossa missão. Dane-se que o stress está alto, e que a qualquer momento alguém vai explodir, eu não vou desistir antes do fim, não sem lutar.
Eu nem percebi que o Mario estava com anemia, e que ele estava reforçando a alimentação para compensar, mas temos estoque de comida e não temos tempo para que ele possa fazer um tratamento. O HUB está cada vez pior, desta vez tivemos outra queda na produção de energia algum problema nos conectores do cabo do painel solar, além disso temos vazamentos no laboratório, corre o risco de alguém contrair alguma doença se tiver que trabalhar lá. A má notícia é que alguém vai ter que trabalhar lá para preparar a semente que vamos plantar até amanhã.
Com os equipamentos da oficina no manual, dá para trabalhar, mas dificulta, como estamos com um oxigenador e um painel solar extras em funcionamento, estamos gastando nossas reservas de oxigênio e baterias ao invés de perdemos tempo consertando esses sistemas.
O foco vai ser em deixar o oxigenador e a fazenda reservas operacionais, o mais operacional possível, enquanto tentamos achar as condições ideais de crescimento para a semente que vamos plantar amanhã.
Eu consegui encontrar uma amostra próximo ao HUB, e as observações preliminares do Mario sobre ela deram um novo ânimo para o pessoal. O Lucas conseguiu consertar a parte elétrica da fazenda e já fez uns testes das condições ideias durante o trabalho, e o Israel fez uns primeiros socorros no Mario para ver se ajudava com as dores, nunca vou me acostumar em como o Israel “estrala” as pessoas para ajudar com dores musculares.
Os trabalhos do dia não foram muito bem, tentamos consertar o oxigenador para ver se diminuía os problemas de mau funcionamento, mas foi sem sucesso, apenas o CPU foi consertado, e o pior que o Mario e o Lucas se machucaram novamente.
Para piorar, ao fim do dia os equipamentos do centro de controle e da oficina dão problemas de mau funcionamento. Amanhã será um dia difícil.
Winston – Geologista - SOL 6
Acordamos com problemas no oxigenador 1, sua eficiência caiu um pouco. Ótimo, eu esperava que fosse acordar com coisa pior depois destes dias. A manhã não foi das melhores, o stress está nas alturas e se não fosse pelo Israel, certamente teria acontecido uma briga.
O Lucas com suas improvisações consertou a alimentação de oxigênio da fazenda reserva e com isso ajustar um pouco mais das condições ideias de crescimento da semente.
Este é o último SOL, ou completamos o que temos que fazer hoje ou não haverá mais tempo. Decidimos que o Mario plantaria a semente, ele é o mais qualificado para isso apesar de não estar bem, o Israel fez mais uma sessão de “estralos” e deu alguns remédios para o Mario, ele pareceu menos pálido depois da medicação.
Como o Mario era o mais capacitado ele foi ao laboratório preparar e plantar a semente, isso foi um sucesso, mas ele acabou se envenenando e o que aumentou seu ritmo cardíaco, se passarmos de hoje, amanhã definitivamente ele vai precisar de tratamento médico especializado. Sorte que o Israel estava ajudando-o, senão algo pior poderia ter acontecido.
Apesar do envenenamento, o Mario ainda conseguiu fazer uns testes das condições ideias de crescimento e tudo que faltava era consertamos o CPU da fazenda e essa parte estaria resolvida. Com minha ajuda, o Lucas deu conta desta tarefa.
Por fim, consertei a parte elétrica do oxigenador reserva, já que não tínhamos peças sobressalentes de hardware para consertar outra coisa.
Apesar de ainda termos defeitos na parte elétrica da sala de jogos e o Mario estar precisando passar um tempo no laboratório médico, cumprimos a missão que nos foi dada. Espero que amanhã as coisas parem de piorar e estabilizem um pouco.