Muito se fala do quanto Space Hulk Death Angel é difícil. A verdade é que, apesar de aparentemente simples, é um jogo que envolve muita estratégia, na mesma medida que envolve tanta aleatoriedade: depender de um único dado 1d6 para ter sucesso nos ataques e defesas é um tanto cruel. Para facilitar as coisas, um modo fácil clássico desse jogo, que já circula na net há anos, é simplesmente considerar como sucesso na defesa rolagens de dado de número igual ou maior do que o número de genestealer atacantes. Eu, particularmente, já acho esse modo fácil demais então criei um outro modo fácil, composto por 7 módulos, que podem ser combinados, para aumentar a facilidade, ou serem usados em separado, conforme preferência; vamos a eles:
1) Escolha a última localização (nível 4) que queira jogar: isso facilitará um pouco as coisas pois permite que você se prepare para ela e de quebra ainda evita que repita múltiplos jogos com a mesma localização final (sorteando normalmente a localização 4, já joguei 3 partidas consecutivas com o "Launch Control Room", não aguentava mais ela)
2) Não utilizar a equipe verde do jogo base: mantê-la fora do sorteio das equipes é interessante para quem não é expert no jogo pois, apesar da equipe verde ser forte tanto no ataque quanto na defesa, não sendo necessariamente ruim (isso depende do ponto de vista), é uma equipe que exige uma movimentação precisa a todo tempo, para bom aproveitamento do Gideon com seu alcance 0 e, sendo assim, é uma equipe mais complexa de se jogar.
3) Não utilizar as cartas de evento "Flanking Manoeuvre"; "Surrounded"; "Second Wind"; "Chaos of Battle" e "Secret Route" (remover apenas 1 de cada): Isso reduz as cartas de evento de 30 para 25, sacrificando um pouquinho a rejogabilidade mas, em compensação, deixa fora as principais cartas que fazem seus marines serem flanqueados todos ao mesmo tempo e também impede que um único marine seja atacado com força total. Repare que, mesmo retirando essas cartas, a probabilidade de surgimentos de genestealers nos terrenos se mantém na proporção de 80% nos vermelhos, 60% nos laranjas, 40% nos amarelos e 20% nos verdes. A única coisa que se desbalanceia um tiquinho com isso é que um dos 4 tipos de genestealer se mantém com 7 cartas no deck enquanto os demais com 6 cartas (ou seja, na dúvida, escolha eliminar esse tipo, já que passa a ter 16% a mais de probabilidade de movimentação, se comparado com os demais tipos de genestealers)
- OBS: caso queira manter o deck de eventos mais intacto e, mesmo assim, diminuir a dificuldade, outra alternativa (a custo de alterar um tiquinho a proporção de surgimento de genestealers nos terrenos, é tirar do deck somente as cartas "Flanking Manoeuvre" e "Psychic Assault")
4) A carta de spawn inicial comprada no setup deve ter os dois triângulos brancos, fazendo surgir, somente, 2 Genestealers iniciais: para tanto, compre cartas de evento até retirar uma carta desse tipo do deck e, em seguida, reembaralhe todas as cartas não utilizadas de volta no deck de eventos. Isso é importantíssimo para a vitória pois favorece um início de jogo com tranquilidade, menos focado em ataque e mais em suporte e bom posicionamento, sempre a melhor forma de se iniciar esse jogo.
-OBS: caso, ao contrário, queira maior desafio pode-se configurar esse módulo para começar sempre com a carta de spawn inicial de 3 genestealers, ou mesmo 4!
5) Ao gastar tokens de suporte para rerrolar dados na defesa, some +1 no resultado: nada mais frustrante do que se preparar bem com suporte e, ainda assim, ver seu marine morto, mesmo após o uso de seu token de suporte estrategicamente posicionado. Essa houserule tornará o uso do suporte mais efetivo e, se mesmo assim, seu marine morrer, melhor culpar os malditos aliens ao invés do dado, é mais temático. Rs
6) Ao gastar tokens de suporte para rerrolar dados no ataque, considere o 4 como sucesso (mas não considere como skull!): isso deixará você com melhor leque de opções (os tokens de suporte ainda deverão ser usados primariamente na defesa mas agora, em algumas decisões difíceis, será viável também arriscar em mais um ataque. Ex: Sobrou um swarm de genestealers flanqueando o marine ao lado? Que tal gastar o suporte e tentar de novo aquele ataque importante que não deu certo?)
- OBS: O efeito deste módulo pode ser considerado somente no uso da carta de suporte "Overwatch" e na carta de movimentação + ativação "Run and Gun", o que tornará a decisão de ativar a habilidade dessas cartas muito mais aplicável.
- Se quiser tornar o jogo ainda mais fácil, pode-se adicionar também o módulo 7 abaixo:
7) Passa a ser permitido gastar tokens de suporte para rerrolar dados na defesa de um marine que esteja sendo flanqueado, com a penalidade de -1 no resultado: isso, por exemplo, aumenta a chance de sobrevivência de um marine com 1 suporte, flanqueado por 1 genestealer, em 50%.
É isso, espero que tenham apreciado os módulos, acho até que alguns deles, apesar de facilitarem um pouco a vida, deixam o jogo mais estratégico também. Eu, particularmente, uso bastante os módulos 1 a 5 e prefiro usar o 6 somente conforme a OBS mas as decisões de quais usar ficam conforme o nível de desafio que se quer no jogo. Boas partidas a todos!