Ola pessoal, resolvi voltar com meu blog MeepleZone totalmente em portugues. Alem das ferramentas de analises de jogos colocarei novidades de jogos aqui na Alemanha e minhas experiencias em feiras de jogos e encontros de boardgamers.
Estou replicando o conteudo do meu post original
Fomos ao correio buscar uma caixa gigante contendo o Massive Darkness e todos os extras do kickstarter. Fizemos um pequeno video mostrando parte do conteúdo.
O Massive Darkness, como esperado, parece ter muitas semelhanças com o Zombicide Black Plague, porém com muitas particularidades interessantes. Esse novo jogo parece ter dado mais atenção na construção do herói, voce pode por exemplo construir um Bárbaro mago para combater as forças do Darkness.
Jogamos do tutorial até a aventura numero 6. Acho que já deu para sentir o que o jogo tem para oferecer.
Numero de jogadores
Eu tenho a impressão de que Massive Darkness é um jogo para um numero pequeno de jogadores, funciona muito bem com dois e suspeito que com 4 jogadores ou mais ele se tornaria muito difícil e arrastado. No MD a única coisa que varia entre diferente numero de jogadores é o número de minions e pontos de vida dos oponentes. Com muitos jogadores será impossível um único personagem derrotar um inimigo mano a mano.
As miniaturas Como eu comprei o MD direto da campanha do Kickstarter, recebi junto com o jogo base uma tonelada a mais de miniaturas. Mas mesmo o jogo base ja tem um numero muito grande de miniatura, todas muito bem feitas. O que parece uma vantagem pode se tornar um pesadelo na hora de procurar a miniatura correspondente para por no mapa. Nos nossos primeiros jogos gastamos praticamente o dobro do tempo procurando pela miniatura correta. Para resolver esse problema separamos todas as miniaturas por tipos e marcamos os líderes com um esmalte vermelho.
Gerenciamento das habilidades
Outro ponto interessante, que pode se tornar problemático, são as diversas skills que cada personagem pode adquirir ao longo do jogo. Cada personagem tem suas habilidades proprias que combinam com as características da classe escolhida. Além disso existem equipamentos e ítem com mais possibilidades. Isso proporciona experiencias únicas em cada jogo, mas requer bastante atenção e as vezes cálculos confusos durante todo o jogo. Tenho certeza que meu personagem já deixou de matar um inimigo por causa de algum ataque bonus extra que esqueci de contar.
Sistema de Combate
Dessa vez os monstros revidam. Um dos pontos de maior diferença entre MD e Zombicide. Aqui o sistema de combate se assemelha mais com Star Wars Imperial Assault, com dados para ataque e dados para defesa. Os inimigos não são tão fáceis de matar e os heróis também não ficam mais tão vulneráveis. Um inimigo para ser derrotado pode levar varios turnos entre ataques, contra-ataques, defesas, etc.
O tema Apesar do tema ser um pouco "batido", MD me surpreendeu com sua simplicidade e fluidez. Muitas vezes me lembrava do clássico jogo Diablo, com todas aquelas armas, ítens especiais, baús com tesouros, magos soltando bolas de fogo, entre outras semelhanças. Ouvi falar que um outro Board Game chamado Sword & Sourcery também emula muito bem esse sentimento, mas infelizmente nao tivemos a oportunidade de joga-lo. Fico curioso para ver alguém comparando os dois.
E ai, presta?
O jogo superou bastante nossas expectativas. Tanto que ja jogamos eles por uns 7 dias seguidos, e isso aconteceu com muitos poucos jogos aqui em casa. Massive Darkness é uma evolução enorme do Zombicide Black Plague, pensei ate em me desfazer do ZBP, mas parece que ja existem missoes cross-over entre os dois jogos e eu posso aproveitar ao menos alguns heróis e cenários do Zombicide. Obvio que "dadofóbicos" não vão gostar desse tipo de jogo, o sucesso das quests dependerão muito da sua capacidade de administrar probabilidades.
Peguei um ks deste jogo... mas vai demorar um pouquinho ainda pra chegar em terras tupiniquins... Espero e muito que ele seja melhor do que o zombicide Black plague... Não vejo problemas em si com os dados... Mas todas as partidas do BP se resumem em ficar fazendo buscas ateh encontrar uma arma que o faça realmente ter chances contra os zumbis... E, dependendo da sequência do baralho, isto pode ser terrivelmente tedioso...
Me animei a ver que este jogo viu mesa tantas vezes seguidas... Um bom sinal. Rsrsr
Ola Ronan, esse problema voce nao vai ter do Massive Darkness, as armas e inimigos vao estar sempre nos mesmos niveis. Nao existe nada que nao possa ser derrotado por uma arma simples, a coisa mais inutil do deck de pesquisa sao pocoes para recuperar energia, caso voce esteja no maximo. Mas voce vai precisar delas no decorrer do jogo.