Dairyman é um jogo do designer Chih-Fan Chen. É um jogo pequeno, mas, apesar de sua caixa e componentes não ocuparem toda a mesa, é um jogo divertido e inteligente.
O objetivo do jogo é produzir leite e transformar este leite em queijo ou sorvete para que ele não estrague. Vence aquele jogador que somar mais pontos.

O jogo é para 2, 3 ou 4 jogadores. E não leva mais que 20 minutos cada partida. O tempo pode variar bastante se alguém sofrer de 'paralisia de análise'.
1. No centro da mesa ficam os três celeiros para produção de leite. A cada rolagem dos dados brancos e amarelo, pelo menos uma série de dados devem ser postos sobre o celeiro. A série deve ter 2 ou 3 dados, obrigatoriamente e o resultado deve ser exatamente 10. Na primeira rolagem, deve-se ocupar o Celeiro 1. Nele, podem ser colocadas uma ou mais séries (veja as fotos).

2. Na imagem abaixo, o jogador bloqueou duas séries, com dois dados, onde o valor somado é 10. Após a primeira rolagem, ele pode decidir, se faz uma segunda rolagem, ou se para e utiliza os pontos (neste caso 20), para a compra de leite.

3. Os tiles de leite, formam uma linha de comando com três tiles. O jogador, pode escolher que leite comprar, desde que tenha o valor necessário. No caso da imagem abaixo, ele poderá optar por comprar os dois tiles de leite 10. Existem leites de 10, 20, 30 e 40.

4. Caso o jogador decida continuar rolando os dados restantes, ele precisará, obrigatoriamente, conseguir uma outra série de 2 ou 3 dados com o valor exato de 10. Caso contrário, perderá toda a produção do Celeiro 1.
5. Na imagem abaixo, o jogador faz uma segunda rolagem, e consegue o valor exato de 10, mas não com uma série de 2 ou 3 dados. Por isso, ele perde toda a pontuação que havia conseguido no Celeiro 1.

6. Cada vez que o jogador falha, ele recebe um token de Atraso. Na próxima rodada, este token lhe dará um dado (vermelho) a mais para ser jogado com os dados brancos e amarelo. No entanto, se ao terminar o jogo ele ainda possuir o token, perderá 5 pontos na contagem final. Conforme a quantidade de jogadores, existe um número desses tokens em jogo [2/3/4 = 3/4/5]. Quando todos os tokens acabam na reserva, o jogador com o maior número de tokens perde o tile de leite com valor mais alto. Se ele tiver mais de um tile com o valor mais alto, por exemplo: ele tem três tiles, 1 de 10 e 2 de 30, ele perderá os dois tiles de 30.

7. Uma forma de evitar a perda do leite já produzido, é o transformando em Queijo ou Sorvete. Cada tile de leite informa o que é necessário para realizar a transformação. Para transformar leite em queijo, é necessário, durante sua jogada, bloquear o dado amarelo, como o valor solicitado pelo tile leite. Para transformar em sorvete, é necessário pagar um token congelamento.

8. Os tiles de queijo e sorvete dão pontuação e ações extras. Os de queijo dão 5 pontos a mais no final da partida e os de sorvete dão a possibilidade de fazer re-rolagem de dados, seguindo algumas regras. Você poderá rolar apenas os dados com valor 1, apenas os dados com valor 2 ou apenas um dado com qualquer valor (verificar a ação disponível em cada tile). Após transformados em queijo ou sorvete, esses tiles não são mais perdidos, independente de quantos tokens de atraso o jogador possua.

9. Os tokens de congelamento, são obtidos quando o jogador rola os dados pelo menos três vezes, alcançando o último celeiro. para cada nova rolagem o jogador ganha mais um token congelamento. Lembrando, a cada rolagem é necessário conseguir o valor 10 com 2 ou 3 dados, ou perderá toda a produção dos Celeiros.

10. O jogo acaba quando sobrarem apenas 2 tiles de leite na linha de comando. Soma-se os pontos dos tiles e subtrai-se os pontos do tokens de atraso.
Fica a dica de um jogo bastante divertido e inteligente. Que conta muito com a sorte, mas com uma boa dose de estratégia para não perder leite e vencer o jogo.
Texto de Daniel Clós Cesar