Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Terraforming Mars
  4. Pré-Conceito: Terraforming Mars

Pré-Conceito: Terraforming Mars

Terraforming Mars
  • avatar
    nielison02/08/17 16:40
    avatar
    nielison
    02/08/17 16:40
    220 mensagens MD

    [Texto publicado originalmente no blog Confraria de Jogos.]

    Mês passado iniciei a coluna Dissecando com a proposto de fazer análises mais aprofundadas de alguns jogos, seus sistemas e suas possíveis estratégias. Obviamente, para selecionar um jogo para essa análise, deve ser algum com o qual eu já tenha bastante familiaridade, com muitas partidas na bagagem. Ao mesmo tempo, às vezes sinto vontade de tecer comentários sobre jogos recém-conhecidos, expressar uma opinião mais superficial e, de uma certa maneira, pré-conceituosa, visto que ainda conheço pouco do jogo sobre o qual estaria comentando. Então, já que comecei com esse negócio de "coluna", por que não criar uma voltada para isso? Daí nasceu o Pré-Conceito! Dessa maneira, tenha em mente que a coluna trará opiniões e comentários a partir de uma ou duas partidas, de modo que algumas considerações podem partir de situações específicas dessas partidas e que alguns aspectos do ponto de vista apresentado podem vir a mudar com o tempo.


    Terraforming Mars, lançado recentemente no Brasil pela Meeple BR, é o hype do momento, dentre os jogos euros, já tendo chegado ao 7º lugar no ranking do BGG e em 6º no Ludopedia. Nele, cada jogador representará grandes corporações num esforço conjunto para tornar Marte habitável, terraformando-o, e ser a maior de todas, obviamente.

    Eu já estava bem interessado pelo jogo. Apesar de não ser de acompanhar hypes, sou grande fã de euros mais pesados, e como o Terraforming Mars estava sendo bem elogiado pelos que possuem um gosto parecido com o meu, impossível não querer experimenta-lo. Duas coisas me chamaram atenção nele: primeiro, o fato de ser um euro com uma alocação de tiles bem presente, algo que não vejo tanto em jogos mais pesados, então já apela para minha curiosidade; segundo, por ter lido que possui um uso forte de cartas que propiciam a formação de combos - e eu adoro jogo com formação de combos.

    Porém, o jogo é mais básico do que imaginei, não sendo tão pesado assim. Além disso, a alocação de tile é uma consequência, não uma mecânica que direciona a ação dos jogadores, como eu havia pensado (e como acontece em Carcassonne, por exemplo). Mas já adianto que isso não se tornou um problema, visto que gostei bastante do jogo e já está na lista de desejos.

    Bem, quando fui conhecer o jogo, já durante a explicação (que não foi dada por mim), a assimilação foi bem tranquila, pois o jogo é realmente simples. Apesar de muitas opções de ações, a maioria é bem parecida uma com a outra, e nem sempre você pode valer-se de todas elas, pois tudo nesse jogo depende de dinheiro (chamado de megacréditos). É tudo bem tematizado, então fica muito intuitivo, facilitando bastante a compreensão de seus elementos.

    Terraforming Mars é quase um cardgame, pois a grande maioria das coisas que você vai fazer será usando cartas. Quase todas as ações que você pode fazer com cartas, as básicas, são também possíveis de ser realizadas como uma ação direta, gastando-se os respectivos megacréditos pra isso. Mas a mesma jogada sairá mais barata através de certas cartas, que ainda poderão te proporcionar outras bonificações. Ou seja, a sacada aqui é saber gerenciar bem as suas cartas de acordo com alguma estratégia pré-definida. E isso é muito legal, pois muitas cartas interagem entre si ou se complementam, e é aí onde o jogador pode começar a formar os combos. Logo na minha mão inicial, tive duas cartas que estavam relacionadas diretamente com o recurso energia, uma para produzi-lo e outra para troca-lo por megacrédito, possibilitando que eu já seguisse uma linha estratégica. Daí, já de início, esse aspecto relacionado a combos ficou bem evidente e o jogo caiu logo no meu gosto.

    Apesar de uma boa quantidade de cartas passarem pela mão dos jogadores (todo turno você compra quatro cartas, apesar de isso não significar que você ficará com elas), o Terraforming Mars tem bastante cartas, e você só terá acesso a parte delas. Com isso, o jogador terá boas possibilidades de aproveitar cartas que interajam entre si, mas, ao mesmo tempo, ele se verá estimulado a ir atrás de oportunidades de adquirir novas cartas pra conseguir otimizar seus combos e, consequentemente, sua estratégia. Uma boa sacada, que destaca esse aspecto do jogo, é que as quatros cartas compradas todo turno não são suas ainda, de modo que você terá que pagar megacréditos para cada uma que quiser manter na sua mão. Essa é a parte crucial do jogo, porque a grande maioria das cartas são potencialmente boas para você (lembre-se que as jogadas realizadas através de cartas são sempre melhores que se forem realizadas através de uma ação direta), então você vai querer ficar com todas. Porém, isso significa gastar dinheiro, que é o recurso universal. Ou seja, se o jogador não souber realizar esse gerenciamento eficientemente, ele pode ficar com muitas (e boas) cartas na mão, mas não ter megacréditos para usa-las - ao mesmo tempo, se resolver juntar dinheiro, é capaz de lhe faltar cartas e ficar com opções limitadas (e mais caras) de ações. É nesse momento de decisão de quais cartas comprar/ficar que o jogo vai, principalmente, exigir do raciocínio dos jogadores, que necessitarão queimar alguns nerônios prevendo suas próximas ações e fazendo as contas de quantos megacréditos vão precisar pra fazer tudo que desejam.

    Outra coisa interessante é o fato de que as cartas azuis são permanentes que te dão opções de ações extras para você realizar durante seu turno, sendo que a maior parte delas (se não todas) são ações diferentes das básicas, ou seja, que não podem ser realizadas de outra forma. Isso, além de abrir o leque de jogadas disponíveis, vai tornando o jogo de cada um diferenciado, acentuando os caminhos estratégicos e aumentando o aspecto de "poderes variáveis" do jogo (que já existe desde o início da partida, pois cada corporação possui características diferentes, o que é uma coisa que também me atrai muito em boardgames).

    São por essas razões que eu digo que Terraforming Mars é quase um cardgame, pois são as cartas que irão orientar suas ações e, consequentemente, seu jogo. Saber quais comprar e quando usar irá, certamente, definir quem será o vencedor da partida. É claro que, considerando a compra de cartas, há um elemento aleatório no jogo, trazendo o fator sorte à tona. Mas, estou quase certo, o jogo exigirá muito mais da lógica estratégica do jogador do que da sua sorte. Porém, entra uma possível crítica nesse ponto: Terraforming Mars parece apresentar poucas opções para mitigar esse "fator sorte" existente, visto que o acesso a novas cartas é bem limitado e que possíveis cartas inúteis não trará nenhuma forma alternativa de aproveitamento. Não é algo que torne o jogo dependente de sorte e chegue a prejudicar um jogador (pelo menos não aparentou numa primeira partida), até porque, como dito, a grande maioria das cartas serão melhores que as opções básicas de ações, então elas acabam sendo proveitosas para o jogador de alguma maneira, mesmo que não se encaixem na estratégia traçada.

    É muito interessante também a maneira como foi implementado a condição de fim de jogo, pois depende de três parâmetros globais, compartilhado por todos os jogadores: nível de oxigênio, temperatura e quantidade de oceanos em Marte. Tais parâmetros podem ser aumentados usando-se ações e, claro, cartas, e quando todos chegarem ao máximo, o jogo se encerrará. O negócio é que sempre que o jogador aumenta um desses parâmetros, ele aumenta também seu Índice de Terraformação, que significa ganho de pontos e de produção de megacréditos. Esses dois fatores unidos trazem um aspecto curioso ao jogo, porque dá um certo controle do tempo da partida aos jogadores, mas ao mesmo tempo garante que ela não se estenda muito, visto que alguém sempre estará subindo um dos parâmetros para se beneficiar disso. Junto com as cartas e seus combos, esse elemento dos parâmetros globais é o ponto alto do jogo.

    Como todo bom euro, Terraforming Mars possui pouca interação. Devido ao fato da alocação de tiles depender principalmente das cartas (as ações que permitem o jogador colocar um tile diretamente são as mais caras do jogo), então ela não estará tão presente, diminuindo as situações de disputa pelos melhores lugares. Mas quando o jogo vai avançando, as possibilidades de alocação de tiles vão aumentando e ficando mais acessíveis, então começa a ficar mais presente essa questão da interação, o que é outra coisa que sempre me agrada.

    A coisa dos marcos e dos prêmios também é legal, mas sinto que são daqueles elementos incluídos no jogo só pra aumentar as opções de ações/pontuação. Não chega a ficar deslocado, tornando-se algo deselegante, mas também não acrescenta muito ao jogo. Apesar disso, não deixa de ser algo positivo, pois, no mínimo, trás um aspecto de disputa/corrida entre os jogadores.

    Um aspecto negativo é que ele proporciona momentos em que o jogo fica completamente parado e, também, com possibilidade de bastante downtime. Falo especificamente da fase de compra de cartas, visto que, além do tempo gasto para ler e entender o que cada carta faz (isso, obviamente, diminui à medida que a pessoa se familiariza com o jogo), cada jogador certamente passará um momento analisando qual(is) ele vai escolher pra ficar na mão. Não chega a ser algo que atrapalhe o andamento do jogo, mas todo esse processo deixa a coisa toda menos fluida.

    Mas o que realmente me incomodou foi um aspecto relacionado ao design dos componentes do jogo: a maneira de se acompanhar o nível de produção dos recursos nos tabuleiros individuais. São cubos que ficam "soltos" em cada um desses tracks (seis ao todo), de modo que qualquer batidinha na mesa, no próprio tabuleiro ou em qualquer outra coisa pode bagunçar tudo, pois as chances dos cubinhos que marcam esses níveis sair do lugar é muita alta. Como é tudo da mesma cor e muito perto um do outro, certamente haverão momentos em que você olhará pro seu jogo, verá um cubinho da sua cor vagando sem rumo e não fará a mínima ideia de onde ele estava. Isso é algo que deveria ser considerado durante a produção do jogo. (Mas, felizmente, pode ser resolvido com a aquisição de um dashboard.)

    Creio ser todas as impressões iniciais que valem a pena ser compartilhadas. Terraforming Mars é um ótimo jogo e certamente entraria na coleção. Pode ser que partidas subsequentes mudem algumas opiniões aqui apresentadas, mas estou certo que ele continuará a ser um jogo que me agrada. Não vejo a hora de vê-lo na mesa novamente! =D

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/61ce1_f7e2bk.jpg


    Não poderia deixar de colocar uma imagem de nossa partida de estréia!

    3
    0
    13

  • Canal

    Veja Também

    Confraria de Jogos

    Veja Também

    Jogo do Mês - Julho/2019
    Jogo do Mês - Junho/2019
    LCGs Cooperativos parte 4: SdA vs. AH
    LCGs Cooperativos parte 1: Como funcionam?
    LCGs Cooperativos parte 3: Arkham Horror

    Compre agora o jogo Terraforming Mars na LUDOSTORE
    R$ 335,49 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/08/17 18:27
    butilheiro » 02/08/17 18:27

    Cara, não poderia compartilhar mais de uma opinião do que compartilho da sua. haha

    Eu realmente achei o jogo incrível, está entre os que mais tenho jogado ultimamente, mas não consigo ter ele no meu top 10, ou mesmo entender ele estar no top 10 do BGG e do Ludopedia. Pra mim é um jogo de complexidade média, tão card game pra mim quanto foi pra você. Gosto do jogo? Gosto. Mas não é jogo pra ocupar a posição que ocupa.

    E acredito que a maior parte das falhas dele são justamente as decisões de design que você citou. E elas afetam demais o jogo, não só a estética, mas o andamento em si. Poxa, um marcador de recurso sair do lugar não é só um problema de design, mas pode avacalhar o jogo se a pessoa colocar de volta no lugar errado, ou trocar de lugar. Sei lá, isso me incomoda muito e parece que muita gente fez vista grossa. A arte do jogo também é muito ruim (a capa é linda, mas engana porque dentro o jogo não tem nada a ver com a arte da capa) e há diversas outras decisões de design que eu questiono (tipografia, iconografia e formas como os boxes de informações estão dispostos nas cartas).

    Bom, mas vamos considerar que o cara fez o jogo, os irmãos ajudaram com o design e ilustrações, e eles auto-publicaram com a editora própria. Não houve revisão, não teve um desenvolvedor envolvido. Mas aí o jogo fez sucesso, era algo realmente bom, e nenhum editora quis refazer o projeto? Lançaram do jeito que tava? Parece preguiça.

    11
  • Victor
    2526 mensagens MD
    avatar
    Victor02/08/17 20:12
    Victor » 02/08/17 20:12

    De minha parte, estou satisfeito com a arte e o design do jogo. O jogo é bom e funciona, as queixas sobre as ilustracoes e as cartelas sao superfluas para mim. :)

    7
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL02/08/17 20:14
    E2EK1EL » 02/08/17 20:14

    Hypado demais msm.

    3
  • Venshad
    47 mensagens MD
    avatar
    Venshad02/08/17 20:14
    Venshad » 02/08/17 20:14

    Gostei muito dele, principalmente a versão solo.

    Particularmente creio que ele ocupa uma excelente posição devido à baixa complexidade, baixo tempo de setup, alta rejogabilidade, formação de combos e condições de vitória.

    4
  • fernandounb
    46 mensagens MD
    avatar
    fernandounb02/08/17 20:22
    fernandounb » 02/08/17 20:22

    O Top 2 BGG, TTA, também tem dashboard tosco e solto, e é composto basicamente por cartas e pedrinhas coloridas. Concordo que poderia ser um jogo melhor produzido, mas isso não tira o brilho da diversão que ele proporciona.

    Meu sonho seria uma edição com dashboard a lá Scyhe. Assim, o preço seria maior também...

    3
  • Venshad
    47 mensagens MD
    avatar
    Venshad02/08/17 23:28
    Venshad » 02/08/17 23:28

    fernandounb::O Top 2 BGG, TTA, também tem dashboard tosco e solto, e é composto basicamente por cartas e pedrinhas coloridas. Concordo que poderia ser um jogo melhor produzido, mas isso não tira o brilho da diversão que ele proporciona.

    Meu sonho seria uma edição com dashboard a lá Scyhe. Assim, o preço seria maior também...


    Fernando, sem querer fazer propaganda, mas a bucaneiros tem um organizador em mdf que parece ser bem feito, e que vem junto com 5 dashboards para o TM. A versão deluxe via com os dashboards em acrílico, mas tenho dúvidas se vale a diferença de preço. De qualquer maneira, já ajuda na organização do jogo.

    2
  • nielison
    220 mensagens MD
    avatar
    nielison03/08/17 08:34
    nielison » 03/08/17 08:34

    butilheiro::Cara, não poderia compartilhar mais de uma opinião do que compartilho da sua. haha

    Eu realmente achei o jogo incrível, está entre os que mais tenho jogado ultimamente, mas não consigo ter ele no meu top 10, ou mesmo entender ele estar no top 10 do BGG e do Ludopedia. Pra mim é um jogo de complexidade média, tão card game pra mim quanto foi pra você. Gosto do jogo? Gosto. Mas não é jogo pra ocupar a posição que ocupa.

    E acredito que a maior parte das falhas dele são justamente as decisões de design que você citou. E elas afetam demais o jogo, não só a estética, mas o andamento em si. Poxa, um marcador de recurso sair do lugar não é só um problema de design, mas pode avacalhar o jogo se a pessoa colocar de volta no lugar errado, ou trocar de lugar. Sei lá, isso me incomoda muito e parece que muita gente fez vista grossa. A arte do jogo também é muito ruim (a capa é linda, mas engana porque dentro o jogo não tem nada a ver com a arte da capa) e há diversas outras decisões de design que eu questiono (tipografia, iconografia e formas como os boxes de informações estão dispostos nas cartas).

    Bom, mas vamos considerar que o cara fez o jogo, os irmãos ajudaram com o design e ilustrações, e eles auto-publicaram com a editora própria. Não houve revisão, não teve um desenvolvedor envolvido. Mas aí o jogo fez sucesso, era algo realmente bom, e nenhum editora quis refazer o projeto? Lançaram do jeito que tava? Parece preguiça.

    raramente eu me incomodo com as decisões de design gráfico quando elas são só estéticas. mas quando afetam a funcionalidade, não tem como ignorar escolhas pobres. é o caso aqui.

    gostei bastante de jogo. mas com uma única partida, não sei que posição ocuparia num ranking meu. até porque é um cardgame de combos, então merece várias partidas pra entender bem as possibilidades de seu sistema. não sei se entraria num possível top 10 meu, até porque prefiro jogos mais pesados. mas até entendo as posições que está ocupando no BGG e Ludopedia. o jogo tá no hype, e a galera adora hype. mas, além disso, é um jogo acessível, simples, mas estratégica e curioso. fácil de agradar e de colocar na mesa.

    1
  • nielison
    220 mensagens MD
    avatar
    nielison03/08/17 08:50
    nielison » 03/08/17 08:50

    Victor::De minha parte, estou satisfeito com a arte e o design do jogo. O jogo é bom e funciona, as queixas sobre as ilustracoes e as cartelas sao superfluas para mim. :)

    em relação à arte, nada me incomodou. como disse no comentário anterior, raramente esse aspecto me incomoda. o pessoal na minha mesa reclamou muito da cartela (tabuleiro individual) fina, mas isso também acho o de menos. mas a questão da marcação das produções com os cubos já afeta a funcionalidade. como o @butilheiro disse, uma batidinha na mesa ou a manga da camisa que deslizou sobre os cubos (aconteceu comigo) tira tudo do lugar e é bem complicado você saber exatamente onde eles estavam. quando estão no 1 ou 2, dá pra lembrar. mas depois, com o jogo mais avançado, fica mais difícil ter isso inconscientemente na memória. não é o fim de mundo, mas é uma situação que não é satisfatória desnecessariamente, pois afeta a função daquele componente e poderia ter sido facilmente evitada.

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL03/08/17 08:59
    E2EK1EL » 03/08/17 08:59

    Recentemente, meu amigo butilheiro fez uma ótima resenha do jogo Martians: A Story of Civilization.

    Acho que esse jogo representa melhor a civilização de marte.

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Terraforming Mars - Pré-Conceito: Terraforming Mars
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.