
RESENHA: JUNGLE ASCENT
O Jungle é um jogo criado e ilustrado pelo Brian Kohman, que foi lançado em 2013 pela 5th Street Games e, ainda esse ano, será lançado pela Gigante Jogos aqui no Brasil. 
A temática do Jungle Ascent gira em torno de um incrível tesouro descoberto nas entranhas da selva dos Ooobydoobies, onde nós, jogadores, somos os exploradores que o descobriram. O problema é que esse tesouro está no alto de um penhasco e os exploradores não estão nem um pouco afim de dividí-lo!!! Cada um de nós tentará chegar ao tesouro antes dos demais, e para isso usaremos todo tipo de artifícios, desde obstáculos que atrasem nossos adversários até antigas magias dos lendários Ooobydoobies! 
Todos à postos? Que iniciem-se as sacanag... ops... Que inicie-se a corrida ao tesouro!!!
O Jungle permite 2 a 4 jogadores, as regras são bem simples, e a partida dura aproximadamente 30 minutos. Cada um escolhe um explorador e o coloca no ponto de partida, na base do tabuleiro. O tesouro está no topo do mesmo, e para chegar a ele teremos que construir caminhos com escadas de corda, pontes e esteiras rolantes. Vence o primeiro que chegar lá em cima, ou quem estiver mais perto quando acabarem as cartas do deck de compras.
E já que eu falei de cartas, vamos à elas...
Cada jogador inicia com 5 cartas na mão e pode comprar outras durante a partida. O jogo tem basicamente dois tipos de cartas: as que são colocadas no tabuleiro (formando os caminhos ou como obstáculos) e as que são descartadas para ativar algum efeito especial (que lhe beneficiem e/ou que atrapalhem os adversários). Tudo o que é necessário saber está descrito nas próprias cartas, o que acaba tornando o jogo bastante dependente do idioma... ou seja, só dava para jogar se você soubesse inglês (problema que obviamente não existirá na versão em português
).
Mas enfim, como é que se joga isso??? Simples, simples... Na sua vez de jogar você tem direito a realizar duas ações, dentre as seguintes:
. Mover o seu explorador (cada espaço gasta uma ação);
. Comprar 2 cartas do deck (gasta 1 ação);
. Usar uma carta da sua mão (a maioria das cartas consome 1 ação, mas algumas são livres e podem ser jogadas sem gastar ação nenhuma);
Como eu disse, simples.
Para mover o explorador você precisa antes colocar cartas de caminhos no tabuleiro, que são as pontes (movimento horizontal), escadas de corda (movimento vertical) e esteiras rolantes (movimento horizontal e/ou vertical). As esteiras são as mais legais, pois ao se mover para uma delas o seu explorador será carregado até o final da esteira, ou seja, várias cartas de esteira conectadas podem economizar muitas e muitas ações de movimento! 
Mas... quem assistiu Indiana Jones sabe que a vida de explorador não é essa moleza toda, não é?
Você está lá, subindo tranquilamente em direção ao tesouro, sem mexer com ninguém, quase uma trilha no parque da cidade, quando de repente... UMA BOLA DE FOGO VEM SUBINDO NA SUA DIREÇÃO!!!! Opa, também tem UM TOTEM DE PEDRA ROLANDO LÁ DE CIMA!!!!! E agora??? Opa, espera, tem mais UM TOTEM BALANÇANDO À MINHA ESQUERDA!!!!!!! O.o
Bom... se acontecer tudo isso ao mesmo tempo eu devo lhe alertar: os seus amigos definitivamente não vão com a sua cara, enconte outro grupo para jogar!!! 
Mas obstáculos como os que eu citei acima são uma parte importante na estratégia do jogo, pois poderão derrubar um adversário que esteja para vencer e ainda destruirão os caminhos por onde passarem (sim, a maioria dos obstáculos se move!). A melhor forma de fugir ou "driblar" estes obstáculos é através de cartas especiais que você pode guardar em sua mão, tais como Cipós para se balançar até um caminho mais seguro, Ganchos que podem te içar verticalmente para um caminho mais acima, Vitaminas Naturais que lhe permitirão mover-se por mais dois espaços, Gravidade Zero que fará todos os exploradores "levitarem", etc, etc, etc, e... etc. São muitas e muitas cartas, cada uma com o efeito mais divertido que a outra!!! 
Quando um dos exploradores chegar ao topo do tabuleiro (após driblar os totens e fugir das bolas de fogo!) o jogo termina, com este jogador consagrado vencedor e proprietário do inestimável tesouro dos Ooobydoobies.
O jogo também termina se acabarem as cartas do deck de compras, e nesse caso vence o explorador que estiver mais próximo do tesouro.
E esse é o Jungle Ascent... Divertido? Aí é você quem vai me dizer! 
Valeu!
Groo