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Trilha da Lenda

As Lendas de Andor
  • avatar
    Dr. Estranho24/01/15 03:35
    avatar
    Dr. Estranho
    24/01/15 03:35
    120 mensagens MD

    Vocês que já jogaram mais de uma lenda e já estão feras... 
    A regra da trilha da lenda é bem clara... 
    - Todo amanhecer a lenda continua
    - Todo monstro derrotados avança um passo da lenda

    A cada lenda que tiver a estrela, uma nova carta. OK

    A questão que tenho é... porque quando matamos um monstro a lenda avança?!?! Esse é o famoso jogo "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega?"
    Não vi propósito para justificar essa mecânica. Entendo que ai que mora a dificuldade. E se você começar errar muitas jogadas tudo se complica. Mas só me parece apelão... Porque para defender o castelo você precisa matar os monstros, senão eles entram, mas se você matar os monstros a lenda avança, se a lenda avança, o tempo para você cumprir a tarefa diminui, ou seja, a gente se prejudica tentando não perder o jogo. 

    Legal, o jogo fica tenso, você fica o tempo todo preocupado, que evento que pode aparecer, etc, etc. Mas não consegui visualizar a relação direta entre a Lenda e o monstro que morreu. 

    Entendo que o caminho da lenda tem que avançar, é importante e faz parte do jogo. Só queria entender a relação... kkkk


    ps - o marcador de horas do dia, achei muito legal, tem relação direta com a ação e faz muito sentido para mim.

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  • Djorge
    88 mensagens MD
    avatar
    Djorge24/01/15 11:28
    Djorge » 24/01/15 11:28

    Pelo que entendo, o jogo Lendas de Andor é feito para ser muito mais um jogo administrativo no estilo euro, do que um Dungeon Crawl. Se fosse um Dungeon Crawl você mataria monstros a vontade e quantos mais, melhor (mais xp e pilhagem). Mas como é um jogo administrativo e estratégico a mecânica é outra. Você precisa administrar seu tempo, suas moedas e também os seus combates. Especificamente nos combates, você precisa avaliar estrategicamente quais monstros realmente é necessário matar e quais não. Muito mais complicado do que "matar todo mundo que merece" (Jack Explicador). Acredito que esse é o espírito do jogo. Espero ter ajudado!

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  • XIMU
    59 mensagens MD
    avatar
    XIMU24/01/15 12:15
    XIMU » 24/01/15 12:15

    Acho que é como vc disse cara, faz parte da dificuldade do jogo. Como o amigo acima bem observou, como se trata de um jogo mais no estilo euro, o que vale é a estratégia e controle de recursos.

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  • Dr. Estranho
    120 mensagens MD
    avatar
    Dr. Estranho24/01/15 12:44
    Dr. Estranho » 24/01/15 12:44

    Concordo com vocês! 

    É que pensei por exemplo que faz "mais sentido" por exemplo cada monstro que matamos uma carta de evento pode ser sacada (poderia ter uma pilha de evento específica para isso e provavelmente isso aconteceria simplesmente porque são criaturas mágicas, etc.
    E alguns desses eventos poderiam ter comandos de avançar a Lenda, com algum tipo de "explicação" mais genérica mas que acaba entrelaçando nas histórias.

    Um exemplo que pensei agora: " A criatura morreu, porém ao custo alto. Ele foi petrificado assim que a criatura deu seu último grito". Todos os personagens devem ir para a casa 57 para curar seu amigo. A lenda avança uma casa.

    Ou outro exemplo: "Durante essa batalha feroz seu herói foi envenenado" É necessário achar as ervas medicinais para se curar. Avance um na trilha da lenda.


    Enfim, inventei tudo isso agora, não sei se isso faz sentido para vocês, até porque só joguei uma partida (e gostei muito). Só pensei que com essa estrutura (por exemplo) fica mais explicado "o porquê" que os heróis "perderam tempo" e a história continuou.

    E como isso estaria em um deck, em uma mesma lenda você poderia dar mais sorte de acontecer eventos em uma certa sequência ou um baita azar se esses avanços vierem um atrás do outro a cada morte. Então ainda teria que ser estratégico matar ou não a criatura, afinal você não iria saber o que viria....

    Bom, escrevi muito e posso estar dando uma impressão errada.
    Gostei muito do jogo, só tentei explicar dessa maneira (não tentando criar outro jogo) pois as vezes alguém conseguiu ver uma explicação na aventura o porque a mecânica do avanço de lenda funciona assim... me pareceu uma mecânica muito "gratuita" (mas talvez seja simplesmente por ser euro mesmo), mas pode ser que não... ;)


    Hoje vou partir para as próximas lendas e ai lendo o manual completo acho que terei uma idéia melhor também. 

    Abraços,

    0
  • Nilberto
    395 mensagens MD
    avatar
    Nilberto24/01/15 13:52
    Nilberto » 24/01/15 13:52

    A explicação aqui no grupo foi simples... se vocês perder tempo matando monstros não terá tempo de cumprir suas tarefas de lenda, afinal o que um monstro distante do castelo pode fazer? Cumpramos nosso objetivo primariamente e defendamos o castelo...
    No próprio jogo usa-se o termo "defenda o castelo" e não "elimine os monstros". :)

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    2
  • leandrofvaz
    1242 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz24/01/15 14:04
    leandrofvaz » 24/01/15 14:04

    Mas não é gratuita (a meu ver, pelo menos) como refere em um trecho de sua observação, uma característica de muitos bons euros (bons jogos geralmente) é a aplicação de uma mecânica enxuta, justamente para produzir um jogo enxuto, redondo na jogabilidade. É semelhante questionar, por exemplo, porque usa-se draft no 7wonders. Simplesmente faz parte do desenvolvimento da jogabilidade e da mecânica do jogo, nem todas as mecânicas parecerão muito bem associadas a toda conjuntura do tema do jogo, nem por isso, estarão completamente deslocadas. Sinceramente, achei a ideia o autor em avançar as lendas uma boa opção para deixar o jogo mais rápido e objetivo. Agora se você assustou com a dissociação dessa mecânica, eu lhe convido para jogar os jogos do Feld (assumindo que só joguei 2 jogos dele), os deles sim, a mecânica sobrepõe o tema e este, parece apenas um simples roteiro para dar sentido ao jogo (porque, simplesmente, é importante que tenha um roteiro, um tema, etc). 

    Cordialmente Leandro

    1
  • Dr. Estranho
    120 mensagens MD
    avatar
    Dr. Estranho24/01/15 16:33
    Dr. Estranho » 24/01/15 16:33

    Valeu pessoal!! 

    Hoje com certeza rola a lenda 2 :)!!
    E já tenho até ideia para um personagem novo.
    Depois de jogar mais vezes vou testar ele e se ficar legal, divido com vocês!

    Abraços e obrigado pelo papo.

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