Miguel Menino::Michael Alves ::Miguel Menino::Eu esperava muito do jogo, mas quando vi as cartas, textos... Sinceramente, foi a mesmo sensação de quando abri a caixa do Galáxia S.A. Decepção total. Cartas ruins de ler, muito texto. O tabuleiro até achei legal, as minis são lindinhas (momento fofo), mas não consegui ficar olhando para as cartas.
Algumas pessoas realmente não gostam de jogos com muito texto e preferem jogos mais iconográficos.
Tivemos o cuidado de sempre divulgar as imagens das cartas exatamente para não deixar uma impressão contrária.
Para quem não se importa com leitura, após algumas poucas partidas você não irá nem precisar mais ler as cartas, pois seus efeitos são fáceis de serem lembrados.
Peço desculpas que o jogo não tenha lhe agradado.
Sabemos que muitos tem preferido jogos mais iconográficos e design gráfico e leitura mais limpas, e tomamos muito cuidado com estes detalhes em nossos outros lançamentos. O Zona Mágica foi nosso primeiro jogo, e fizemos o nosso melhor dentro dos feedbacks que recebemos, e não tivemos criticas sobre a quantidade de texto na época do lançamento do jogo.
Gosto bastante do Zona Mágica, e o fato de suas cartas possuírem bastante texto permitem efeitos bem distintos entre elas. Mas se eu fosse lançar uma segunda edição certamente buscaria resolver esta questão, mesmo que custasse um pouco da diversidade de efeitos das cartas.
Para quem não se importa com leitura e textos mais longos nas cartas, e que curtem jogos com forte "Toma Essa" eu acredito que a experiencia com o Zona Mágica pode ser bem satisfatória. Mas se você não gosta de um design de cartas mais denso e com mais texto, ou não gosta de jogos com forte "Take That" realmente acaba não sendo para você, infelizmente. O fato é que nenhum jogo agradará todos os públicos.
Mas para quem quer um jogo mais iconográfico, de design mais limpo, competitivo, estratégico mas sem "Toma Essa", eu recomendo o Anime Saga.
Mas o problema não foi ter só muito texto, foi de conseguir ler os textos mesmo. A impressão das cartas ficou ruim, juntando isso (dificuldade de leitura) mais a quantidade de textos ficou muito cansativo (por isso citei o galáxia S.A, que sofre do mesmo problema).
Se tivesse uma segunda edição, com um cuidado maior com as cartas, certamente compraria tbm
, como disse, a minha decepção foi com as cartas em si (talvez me expressaria melhor dizendo: a produção das cartas ficou ruim), afinal temos exemplos de boas cartas produzidas por aqui, tipo a dos jogos da Histeria.
Afinal... Os gorpos são fofinhos!!!
Se você olhar o Anime Saga ou o Contária verá que trocamos de gráfica exatamente por não termos ficado satisfeitos com a questão das cartas.
A diferença que você está vendo é o tipo de acabamento. O Zona Mágica recebeu laminação, já o Anime Saga e o Contária receberam verniz a base d'agua. A primeira gráfica que trabalhamos não havia nos oferecido esta modalidade de acabamento, e não conhecíamos todos os por menores naquela época, estamos começando ainda e a informação era bem difícil de se obter.
Hoje diversas gráficas fornecem acabamentos mais próximos do padrão internacional, e todos os jogos da Arcano tem buscado oque existe de melhor.
Garanto que em nenhum momento decidimos por uma qualidade inferior propositalmente.
Fico feliz de saber que o design do jogo em si lhe agradou o suficiente para que você se anima-se a comprar uma segunda edição que corrigi-se os problemas de produção.
Sempre vamos buscar fazer melhor e aprender com cada lançamento. Infelizmente todos tem de começar de algum lugar, e fizemos nosso melhor naquela época, mas estamos produzindo coisas com uma qualidade muito superior hoje em dia, isso é certo.