Hoje vou falar um pouco sobre um dos últimos hypes do momento, o Terraforming Mars. Lançamento da Meeple BR.
O TM foi lançado em 2016 e em pouco tempo de existência já ocupa a 7a colocação do ranking geral do BGG. Esse hype todo me deixou muito intrigado até por que eu estava no vício do Great Western Trail e queria saber se veria outro entorpecente pela frente.
Ouvi muitas pessoas falando que era um jogo de combo de cartas, o que me deixou curioso. Mas adianto pra você que esse jogo não é um jogo de combo de cartas, e sim, de engenharia de pontos. Mesmo assim, não exclusivo disso. Diria que é mais um jogo de gerenciamento de recursos e ações.
Você tem a possibilidade de criar sistemas de pontuação através da criação de micróbios e animais que podem te dar muitos pontos no final do jogo, mas ele está longe de ser um jogo disso, como é o caso, por exemplo do Imperial Settlers, onde você precisa criar vários sistemas de pontuação pra transformar recursos em pontos.
No terraforming mars você precisa criar caminhos de produção de recurso que façam sentido para a estratégia daquele jogo. Seja com produção de plantas para fazer vegetações, calor para aumentar temperatura, aço ou titânio para fazer as cartas desse tipo. Enfim, existem diversos caminhos nesse jogo para você pontuar e digo que o que vai te dar esse direcionamento é a corporação que você escolheu para jogar. Dali você tem um ponto de partida e por isso que no video de regras eu menciono que o draft na fase de pesquisa faz a diferença. Por que você precisa ter uma sinergia entre suas cartas e a corporação pro jogo fazer sentido.
Ele é um jogo de curva de aprendizado media, onde em uns 3 ou 4 jogos você vai ter usado todos os elementos possíveis, mas provavelmente ainda não vai ter visto de tudo. Ele tem a Era das Corporações que inclui novas corporações e novas cartas mais fortes no baralho de projetos. Tudo isso faz com que ele se torne um jogo extremamente rejogável e explorável.
O diferencial desse jogo pra mim é a capacidade de criar caminhos diferentes a cada jogo. Isso é algo que não está no seu controle, inclusive. Você depende muito do que consegue de cartas e precisa se adaptar ao que consegue. Muito bem dentro do tema, já que estamos fazendo mudanças em Marte pra adaptar o planet as nossas condições necessárias de sobrevivência.
Falando no tema, outro detalhe que achei fantástico é o fato desse jogo ser competitivo na jogabilidade e cooperativo na ideia. Todos nós estamos mirando no mesmo objetivo para um bem maior, mas cada um querendo dar sua cooperação mais do que o outro.
Eu gostei muito do TM e tenho certeza que vai ver muita mesa, assim como o Great Western Trail tem visto no ultimo mês por aqui.
Se você gosta de jogos de engenharia de pontos, como o Imperial Settlers, gerenciamento de ações como o Terra Mystica, vai gostar muito Terraforming Mars.