(continuação...)
O Módulo A, é chamado de “Os Contratos” - são cartas que elas tem um requisito a serem atingidos, para que você receba sua ação ou ativação. São como cartas de objetivos que devem ser conseguidos durante o jogo, e não no final. Por exemplo, você tendo 6 vagões ou mais de valor 2, ativa o bônus da carta, etc.
O Módulo B, chamado de "Celebridades e Cartões Postais” - darão pontos adicionais nas fases de PONTUAÇÃO.
O Módulo C, chamado de “Assassino da Primeira Classe” - Neste módulo um jogador é o assassino tentando despistar os demais jogadores policiais. Entra em jogo os tokens de pistas e cartas que manipulam as evidências. No fim do jogo, ocorre a pontuação normal de FIM DE JOGO e o jogador que for o assassino se revela, recebe +2 tokens de Pista. Todos os jogadores revelam seus Tokens de Pistas, e quem tiver mais tokens de pistas de IMPRESSÕES DIGITAIS, é preso e eliminado do jogo, e não pode ganhar o jogo. Caso o Assassino foi pego, tudo bem, caso contrário, ele conseguiu se safar e recebe +20 pontos de vitória.
O Módulo D, é chamado de “Passageiros e Bagagens” - As cartas de passageiros e bagagens são estocadas nas Cartas de Vagões (Passageiros na composição superior, Bagagens na composição inferior). E elas precisam ser ativadas (passageiros tem que tomar seus assentos e Bagagens tem que ser carregadas) , e isso a carta dirá os requisitos para que aconteça, e o jogador possa receber o bônus que a carta te dar.
O Módulo E, é chamado de “Desvios e Mecânicas” - Estas cartas são colocadas de forma diferente no jogo. Elas ficam entre as duas composições, deitadas. Elas afetam os dois vagões ao mesmo tempo. As cartas de Desvios são só ativadas na fase de PONTUAÇÃO (e que tenham atingido os requisitos indicados na carta). As cartas de Mecânicas são ativadas em qualquer tempo em que os requisitos exigidos forem satisfeitos.
A SEQUÊNCIA DO JOGO
A sequência do jogo é muito simples. Começando com o primeiro jogador e seguindo no sentido horário, cada jogador no seu turno:
ou Pega uma das Cartas de qualquer linha, e leva para si. Dependendo do tipo da carta, a coloca no local adequado, e caso tenha alguma ação nela que possa ser ativada (tenha o pré-requisito) já o faz. Caso se retire um número de cartas igual ao número de jogadores de qualquer linha de cartas, o restante das cartas daquela linha são eliminadas, retiradas do jogo.
Ou Pega o TILE DE PRIMEIRO JOGADOR, e executa suas ações indicadas nele.
Ou Não pega nenhuma carta, e aumenta o nível de qualquer carta de VAGÃO, em qualquer uma das 2 composições (sempre seguindo as regras de aumentar o nível).
Antes ou depois de sua ação principal o jogador pode optar para fazer uso de suas moedas para executar ações extras - quantas vezes quiser (impressas no tabuleiro do jogador).
As ações extras possíveis são:
Usar moedas da coluna específica para ativar a ação mostrada na parte inferior da coluna;
Usar moedas de qualquer coluna para ganhar pontos de vitória (1 moeda ≈ 1 PV) ou CARTA DE FIM DE JOGO ( 4 moedas ≈ 1 CARTA DE FIM DE JOGO, escolhida dentre as 4 abertas na mesa).
(Essas ações extras usando moedas também podem ser ativadas durante a fase de PONTUAÇÃO.
Após o primeiro jogador fazer seu turno, o próximo jogador a sua esquerda começa seu turno.
Isso se repete 3 vezes, ou seja, em tese, cada jogador terá 3 turnos e poderá pegar até 3 cartas de Ação. Então termina uma rodada.
Caso for a 2ª ou 4ª ou 6ª rodada, se tem uma FASE DE PONTUAÇÃO.
FASE DE PONTUAÇÃO (apenas na 2ª, 4ª e 6ª rodada).
BÔNUS DE ROTA: Veja aonde seu marcador de madeira da Locomotiva está nas cartas de Rotas, e recebe todos os Bônus de Espaço por onde a sua Locomotiva passou ou esteja sobre (na ordem que você desejar).
PONTOS DOS TRÉNS: Veja aonde estão seus CONDUTORES em cada um de seus trens. Cada carta de Vagão vai te dar o valor impresso, caso o seu CONDUTOR tenha passado ou está na carta.
(continua no próximo post...)