(continuação...)
1 MOEDA , que deve ser colocada na 1ª Coluna a esquerda, no espaço inferior. Durante o jogo, sempre que se recebe moeda, deve-se respeitar a regra de se preencher sempre as colunas da esquerda para direita, de cima para baixo. Cada coluna dessa está ligada a uma AÇÃO BÔNUS que pode ser ativada livremente em seu turno, mediante o gasto de 1 Moeda da coluna correspondente. (EXEMPLO: se pode gastar 1 moeda da 1ª coluna para se acrescentar uma Carta de Vagão "0” em uma de suas composições; ou 1 moeda da 2ª coluna para se mover ou sua LOCOMOTIVA ou um de seus CONDUTORES; ou gastando 1 moeda da 3ª coluna para se melhorar 1 carta de Vagão qualquer. Outro exemplo de uso desse dinheiro é que se pode gastar quaisquer moedas de qualquer coluna, para se ganhar pontos de vitória (1 moeda = 1 Pv), ou se comprar uma CARTA DE FIM DE JOGO ( 4 moedas = 1 CARTA DE FIM DO JOGO).
Na mesa, são colocados os decks dos Vagões, separados por seus valores (: 0 - 1 - 2 - 4 - 7 - 12). Lembrando que as cartas de Vagões tem dois lados: um lado de valor "0” e do outro lado o valor "1”, a outra carta é de valores "2"/"4", e por fim as cartas de valores "7"/"12".
São embaralhados os Decks X + 2 outros Decks de Módulo, à escolha dos jogadores. O jogo aconselha a primeira partida se usar os Módulos A e B. Após embaralhar esses Módulos junto com o Deck X, separa-se em 3 pilhas, cada pilha com sua cor (verde, azul e vermelha, respectivamente), em seguida usando a primeira pilha (verde), se abre na mesa 18 cartas, em 3 linhas, cada linha com 6 cartas, de face para cima. Em cada rodada, vai se abrindo 18 novas cartas.
Ao lado da primeira linha de Cartas aberta se coloca o TILE DE PRIMEIRO JOGADOR. Ele poderá ser escolhido como se fosse uma carta. É a única forma de se mudar o 1º jogador. O jogador que o pegou será o 1º jogador na próxima rodada. Ele também dá bônus para todos os jogadores, exceto o 2º jogador (o do lado esquerdo de quem pegou o TILE DE PRIMEIRO JOGADOR).
Como falado antes, fica também a pilha de CARTAS DE FIM DE JOGO, e do lado , 4 cartas abertas delas, para que os jogadores possam comprá-las em seus turnos.
Também é empilhado os TILES DE LOCOMOTIVAS. Em ordem crescente (5 no topo, e 15 na base). Esse TILES DE LOCOMOTIVAS são ganhos automaticamente ao se atingir o 9º Vagão. O jogador coloca o TILE DE LOCOMOTIVA do topo em na 10ª posição de sua composição de vagões, já recebe o bônus indicado na parte inferior do TILE.
Próximo a pilha dos TILES DE LOCOMOTIVA, se coloca o TILE DE CONSTANTINOPLA. Assim que seu CONDUTOR atingir o TILE DE LOCOMOTIVA, você põe seu marcador (cubo de sua cor), na primeira posição, e ganha os pontos indicado.
SOBRE AS CARTAS DE MÓDULOS
Uma parte intrigante e muito criativa do jogo são as cartas de Módulos.
O jogo tem um módulo base, chamado módulo X, e mais 5 outros módulos: A, B, C, D e E. Em cada partida, se monta o baralho do jogo assim: Usa-se o Módulo X, embaralhado com mais 2 outros Módulos que desejar, ou seja: X + (A +B) ou (A+C) ou (B+ E) ou (C + D) ou etc…
- O módulo X está em todos os jogos. Todas as cartas desse módulo tem um "X” nele (e vem sempre identificado e dividido em 3 maços de cartas - 1 Verde, 2 Azul, 3 vermelho). Eles simbolizam as rodadas do jogo, que são 6 rodadas ao todo. Além disso, essas cartas do Módulo X são as que farão você ganhar pontos pelas Cartas de Fim de Jogo.
Todos os outros Módulos de Cartas também seguem divididos nas mesmas 3 cores do Módulo X.
(continua no próximo tópico...)