Antes de mais nada, minha intenção não é criar treta. Minha opinião pode ser considerada polêmica, mas no intuito de demonstrar que não desejo conflito, já peço desculpas por qualquer mal entendido.
Pois bem, quando olhamos para a pergunta "o quanto aproveitamos do Eldritch Horror?" sob a ótica de "ei, isso aqui é legal, vamos ler com atenção", é super válido. Muita gente pode se surpreender com certos recursos que os jogos possuem e eram deixados de lado. Agora, quando entramos em algo que já vi nos grupos e nas páginas tanto de Eldritch quanto de rpgs (e em vários jogos na verdade), que é o fanatismo e a "devoção semi-religiosa" que dita que "tal coisa tem que ser jogado de forma X". No caso em questão, essa (me perdoem a sinceridade) babaquice de que eldritch TEM, OBRIGATORIAMENTE que ser jogado com seriedade, meia luz, com o clima tenebroso, etc... E quem joga relaxado é "inferior", "errado" e tantos outros adjetivos arrogantes. Eldritch é bom? É. É um dos meu jogos favoritos. Mas é exatamente o que ele é: apenas um jogo. Quando joguei Dead Space eu anotei e decifrei as escritas nas paredes, eu lia tudo que havia disponível para ler em logs e via com atenção todos e cada um dos vídeos dentro do jogo. Isso é o MEU jeito de me divertir com o jogo, não o jeito que "um jogador de verdade" TEM que jogar.
Quando você diz "cara, você sabia que esse jogo tem isso aqui?", é uma atitude louvável. Entretanto quem diz "TEM que ser jogado à serio", se você coloca um elemento casual vem alguém diz que "chega a ser ofensivo", isso é uma babaquice do tamanho do Cthulhu. Nem a vida real deve ser levada a sério demais, quem dirá um jogo!