Semanas atrás chegou um jogo novo e fez sucesso na mesa. O resultado foi melhor que esperava e achei que seria legal compartilhar.

Castles of Mad King Ludwig é um jogo para 1 a 4 jogadores (sim, tem regras para jogo solo!), durando em média 60 a 90 minutos. Cada jogador é um construtor, encarregado de construir um castelo para monarca louco da Bavária, Rei Ludwig (quem já leu o RPG Castelo Falkenstein pode se lembrar dessa figura excêntrica). No final do jogo, o Rei Ludwig julgará o melhor castelo construído, que é medido na forma de pontos de vitória, obtidos durante o jogo e na pontuação final.
Componentes: O jogo consiste principalmente nas peças de diferentes tamanhos para montar o seu castelo (em 2D, infelizmente o castelo não é como um lego) e em dois baralhos; o primeiro é o baralho da construção, que indica quais as peças estão disponíveis para compra a cada rodada e o segundo consiste em cartas de bônus que concederão pontos de vitória no final a um jogador que tenha a carta e cumpriu certos requisitos.

As peças dos castelo tem tamanhos e formatos diferentes. Em adição, o jogo também traz uma simpatica peça tamanho-família na forma de uma torre, que tem um traçado para os marcadores de pontos de vitória de cada jogador. Finalmente, há quatro outras peças grandes que compõem o tabuleiro central do jogo. É nesse tabuleiro que ficam as peças do castelo, as cartas e a escala de preço para comprar as peças.

Nota: Nesse tabuleiro também colocam-se peças que são os favores do rei. Estas peças mostram que critérios de construção são os mais favoráveis ao Rei Ludwig nesta partida e concederão pontos adicionais no fim aos jogadores que tiveram mais sucesso em construir o castelo segundo esses criterios.
Finalmente, a cada rodada um jogador diferente começa. Para indicar quem é o "starting player", temos uma peça branca simpática na forma de um castelo.
Resumo geral da mecânica: A cada rodada haverá 3/5/6/7 peças do castelo disponíveis para compra (no caso de 1/2/3/4 jogadores). O jogador que começa a rodada (starting player) pegará as peças e distribuirá cada uma em um espaço de compra (cujo preço varia entre 1.000 a 15.000). Feito isso, o jogador à esquerda do starting player escolhe uma peça para comprar, paga o valor ao starting player e encaixa a peça escolhida no seu castelo individual. Isso é feito repetidamente para cada jogador, em sentido horário, até voltar ao starting player, que estará mais rico mas será o último a escolher (este jogador compra a peça e paga ao banco). Opcionalmente, caso as peças disponíveis não interessem, um jogador pode comprar um corredor ou escadaria pelo preço de 3.000 ou não comprar nada e receber 5.000 do banco.
Construindo o seu castelo: Toda peça que coloca no seu castelo tem quatro informações importantes. No canto superior esquerdo há um valor que mostra quantos pontos ela confere quando você a acrescenta em seu castelo. No canto superior direito, mostra o tamanho da área da peça (as áreas variam de 100 a 600; há certas cartas e favores que dão pontos por áreas). Na parte inferior, há um símbolo que indica que tipo de aposento esta peça representa. No meio da peça pode haver um valor (positivo ou negativo), seguido de simbolos. Isto significa que esta peça confere pontos adicionais ou negativos quando estiver conectada a peças que tenham este símbolo.

Completando um aposento: Em adição aos pontos que uma peça dá, quando um um jogador consegue cercá-la em seu castelo, de modo que todas suas entradas se conectem a entradas de outras peças, diz-se que essa peça foi completada. Não basta fechar as saídas desse aposento com a parede de uma outra peça, é preciso que cada entrada conecte com uma entrada de outra peça! Mas planejar uma construção bem-feita vale a pena. Uma peça completada dá um benefício adicional, dependendo do simbolo do aposento que representa. Por exemplo, as "food rooms" dão uma ação extra imediata, as "utility rooms" conferem uma carta de bônus de fim de jogo e as "activity rooms" dão 5 pontos de vitória imediatos.
Fim do jogo: O jogo termina no final de uma rodada na qual a última carta do baralho de construção foi revelada. Daí, há quatro pontuações finais a serem feitas.
- Primeiro, cada 10.000 marcos confere 1 ponto de vitoria.
- Segundo, as cartas de bônus de um jogador são pontuadas.
- Terceiro, checa-se se há alguma pilha de peças (que variam de area 100 a 600) no tabuleiro central que foi esgotada. Se isto ocorreu, estas peças foram consideradas muito valiosas e conferem 2 pontos de vitoria por peça daquela área que um jogador possuir em seu castelo.
- Finalmente, checa-se cada favor do rei. A cada favor real, quem teve mais êxito em cumprir aquele favor ganha 8 pontos de vitoria (4 PV para o 2o lugar, 2 PV para o 3o lugar e 1 PV para o último). No final do jogo, quem tiver mais pontos de vitória é considerado o vencedor da partida. Em caso de empate, o castelo com a maior área somada ganha.
Critérios de avaliação:
Apelo a não boardgamers: *****. O jogo é rapido´, fácil, gostoso de jogar. Quem não gostaria de criar o seu próprio castelo?
Complexidade: ***. A mecânica é simples, a questão é saber montar o seu castelo de modo que gere o máximo de pontos possíveis enquanto trabalha para evitar que outros jogadores comprem tiles valioso facilmente.
Independente de idioma? Sim. Mas seria útil um lembrete em português para os benefícios diferentes quando completa-se cada tipo de aposento.
Achado no Brasil? Não.
Preço: ***
Opinião:Castles of Mad King Ludwig foi um dos melhores jogos de custo-beneficio que joguei recentemente. É rápido, de fácil acesso, de regras simples mas com boa estratégia. Recomendado!
Nota: Tentei anexar fotos tiradas do meu celualr, mas a conexão estava ruim e nao consegui envia-las para o meu email e depois postar aqui. A solução foi improvisar via google imagens. Espero que o texto tenha ficado claro.