Comprei meu Abyss e Kraken naquela semana que a Galápagos baixou consideravelmente o preço e diversas lojas venderam os dois por R$200. Desde então joguei nove partidas, sete em dupla e as outras em quatro. Eu e dona patroa gostamos bastante, mas alguns pequenos detalhes me deixaram com uma sensação de que algo poderia ser melhor.
1. A trilha do monstro. Em nenhuma das vezes ela chegou no máximo e acredito que só chegará em uma oportunidade muito específica. Quando bate na chave, já é quase certa da pessoa ficar com ela, até mesmo por ser praticamente a única forma de se conseguir uma, já que o baralho de tesouros nem sempre sai numa partida.
2. Localidades e chaves. A quantidade de localidades é muito boa, trazendo uma diversidade entre as partidas, mas poucas delas são construídas numa mesma partida, mesmo com 4 jogadores. Acho que só em uma das partidas que joguei minha esposa conseguiu construir três localidades, fora isso fica uma média de duas localidades por pessoa, no máximo. A escassez de chaves também contribui para isso.
3. Limite de 7 lordes. É onde eu acho que o jogo acaba justamente quando tava ficando bom. Você começa a recrutar lordes, a pilha continua cheia e... fim!
4. Kraken. As nébulis dão uma dinâmica fantástica ao jogo, idem as cartas de tesouro, desde que as suas localidades apareçam... Já joguei três partidas com a expansão e o baralho de tesouro continua no canto da mesa, coitado, sem ninguém pra dar atenção à ele.
Olhando atentamente os quatro pontos levantados é nítido que eles se complementam e que têm um sentido. Me parece, inclusive, que um dos grandes baratos do Abyss é ser um jogo rápido, principalmente com a mesa experiente e acredito que se as minhas "reclamações" fossem atendidas a duração da partida sofreria um acréscimo.
Enfim, queria saber com a turma que curte jogar Abyss o que acha disso tudo e como é a sua experiência com o jogo.