Fala galera, tudo bem?
A caixa do jogo não é tão grande, mas é bem pesada e resistente.
Os playmats dos jogadores são de um papelão bem grosso e resistente, chega quase a ser de madeira. Veio umas caixinhas de plástico para vc colocar os recursos ou moedas. Achei isso simplesmente sensacional, vou deixar as xicaras da minha mãe em paz haha.
Mas cabe tudo na caixa perfeitamente.
A arte do jogo é sensacional como todos já devem saber, a versão da FIRE ON BOARD já veio com as minis com mais detalhes, além de vir com 4 promos.
O tabuleiro é bem grande, e precisa de bastante espaço para os playermat dos jogadores, então vc precisa de uma mesa bem grande, ou juntar duas mesas pra poder jogar.
O manual é muito bem feito e muito bem explicado, vc se sente seguro pra poder jogar as primeiras partidas, quase todas as suas dúvidas podem ser tiradas no manual.
O jogo em si não é difícil, há apenas 8 ações diferentes no tabuleiro do jogador, vc pode realizar a ação de cima, a de baixo, ou a de cima e a de baixo. No inicio pode rolar bastante AP, mas uma vez que vc já sabe o que fazer, os turnos passam rapidamente. Como é um jogo de maximização, após alguns turnos suas jogadas ficaram até meio que óbvias, pois vc sempre vai escolher uma ação em que vc consiga fazer de cima e a de baixo. Conforme vc conhecer melhor o jogo, vai saber como usar os bônus de sua facção e de seu tabuleiro individual.
Minhas primeiras partidas duraram cerca de 30min por jogador, mas este tempo pode cair quando os jogadores já saberem as regras e os bônus das facções/tabuleiro.
Como os custos e benefícios dos tabuleiros individuais são diferentes, aconselho jogar com jogadores honestos, pois é muito fácil deixar passar alguma coisa, principalmente nas primeiras partidas. A maior dificuldade na minha opinião são as regras de movimentação, pois os mechas tem regras diferentes para atravessar rios, mas nada que após duas partidas não resolva.
As cartas de objetivos até agora foram bem fáceis de resolver, e as cartas de eventos são muito temáticas.
Não é um jogo de combate, apenas 2 estrelas podem ser ganhas através de combate, mas vc deve ter sempre a trilha de poder limitar alta, para evitar que te ataquem facilmente e seu adversário ganhe seu espaço e seus recursos. Isso gera uma tensão no ar, bem no estilo guerra fria mesmo. O tabuleiro é bem grande, mas conforme vc ir enviando mechas, com habilidades únicas de movimentação, vc percebe que estão todos muito perto um do outro, que pode ser atacado a qualquer momento através de tuneis.
Achei que a fábrica seria mais interessante, as tecnologias da fábrica não achei tão boas assim, ou não estou sabendo utiliza-la. Mas sinceramente achei que a briga pelo controle da fábrica seria maior, mas nas duas partidas essa briga aconteceu mais no final do jogo, mas somente porque o terreno da fabrica vale por 3 no final do jogo, e não pelas suas tecnologias.
As facções são bem equilibradas, e não achei nenhuma overpower, e gostaria de jogar mais vezes com cada uma das facções.
É aquele tipo de jogo quando a partida termina, os jogadores ficam discutindo suas estratégias, onde jogaram errado, onde acertaram e onde podem melhorar.
Acredito que é um jogo com alta rejogabilidade, pois as facções e tabuleiros individuais são sempre sorteados no inicio de jogo. Então existem muitas possibilidade. E vc irá de pelo menos umas 3 partidas com cada facção para poder jogar bem com elas e conseguir maximizar suas ações.
A trilha de popularidade é muito importante, não subestime ela.
Scythe é um jogo que gostei bastante, e quanto mais eu jogo e entendo o jogo, mais eu gosto.
É um jogo que eu sempre vou querer levar pra mesa.
E é isso.