Um Italiano entrou em nossa fanpage no facebook e tratou de nos "entregar" o protótipo completo da pista de SUZUKA, que fará parte da EXPANSÃO #3 a ser lançada apenas em 2018. As fotos postadas foram tiradas em um evento (provavelmente ocorrido na Itália).

Ao que tudo indica, o evento ocorreu na Itália
Como já produzi diversas pistas para este jogo (acho que ele não sabia disso [risos]), tratei de reproduzir o protótipo com 100% de fidelidade, imprimi um rascunho e botei pra rodar no final de semana com 2 carros e um deck de track cards criado por mim (há mais arte que ciência por trás destas cartas portanto não há muitos problemas em ser criativo).

Foto do protótipo de SUZUKA visto de cima. Todos os detalhes para quem quiser copiar.

Minha versão de SUZUKA baseada na foto. 100% dos detalhes reproduzidos, mas com meu "toque pessoal".
NOVIDADES IMPORTANTES
A principal novidade na pista de SUZUKA em relação a qualquer outra é a forma como se RETARDA FREADAS e como se pega TRAJETÓRIAS EXTREMAS, que mudou totalmente, e foi uma alteração simplesmente BRUTAL em relação as regras normais.
Método ATUAL: Para retardar a freada, um carro precisava fazer uma compra cega e a carta comprada tinha que possui um valor MENOR OU IGUAL ao valor impresso no TABULEIRO. Ou seja, era o local da frenagem que determinava o grau de perigo para o piloto. O "target check" (ou valor objetivo) era o valor impresso no local da frenagem.
Método SUZUKA: Agora o "target check" passa a ser determinado pelo valor existente na carta que está na ficha do jogador e não mais no tabuleiro, ou seja, não existe mais um valor impresso no local da frenagem. Neste local existe apenas um "grau de dificuldade" que pode variar entre 3 valores: "-10", "0" e "+10".
Isso implica dizer que em SUZUKA, ao declarar que deseja retardar a freada (isso também vale para Extreme Trajectories), um jogador olha a dificuldade impressa no local (-10, 0 ou +10), aplica esse valor ao valor contido na carta existente na sua ficha e então decide se vai ou não retardar a freada ou pegar a Trajetória Extrema.
Esse novo sistema afeta pouca coisa nos Robôs, que provavelmente vão retardar freadas/pegar ETs usando o valor [70] como TARGET CHECK caso sejam forçados pelo Peão Laranja.
Essa alteração pode fazer alguns torcerem o nariz, porque vai eliminar uma parte da simulação do RF90. Ao tirar o target check do tabuleiro e passar para a ficha do jogador, essencialmente a dificuldade de um ponto da pista passará a ser "flexível" ao invés de ser fixa, tudo vai depender do valor contido na ficha do jogador num dado momento da corrida e esse valor varia bastante durante a prova.
Por outro lado há um benefício nesse novo sistema: o RF90 vai estar criando mais uma opção ESTRATÉGICA para os jogadores e permitindo explorar locais que provavelmente seriam INEXPLORADO pelos jogadores, afinal, quem é que arrisca em zonas de frenagem com [55] ou Extreme Trajectories com [65]?
E foi exatamente isso que aconteceu. Eu fiz 3 (três) tentativas de pegar ETs durante a corrida, algo que sinceramente NUNCA CONSEGUI fazer em qualquer outra pista desde que as ETs foram criadas (não consegui retardar a freada nenhuma vez porque SUZUKA tem apenas 2 pontos de frenagem).
PEGADINHA
É preciso estar atento a uma pegadinha por trás deste novo método. Todos os locais de saída de pista das Extreme Trajectories tem baixa quantidade de prejuízo (pneu e dano), no entanto NÃO HÁ PENALIDADE DE RETORNO DE PISTA como acontece em qualquer outros circuitos.
Segundo a galera do BGG, quando um jogador FALHAR ao pegar uma ET e sair da pista, além do (baixo) prejuízo, ele vai perder UM TURNO INTEIRO naquele local.
Isso (sim) é um prejuízo simplesmente GIGANTESCO neste jogo (perder um turno), o que vai tornar as tentativas de pegar as ETs muito mais perigosas e desafiadoras.
No entanto pode haver uma compensação: Se o jogador falhar ao pegar uma ET tendo um alto TARGET CHECK em sua carta (por exemplo 80), isso significa que a carta que ele comprou terá um valor MAIOR do que o anterior (por exemplo um 85 ou 90), o que vai MOTIVÁ-LO a tentar pegar a próxima ET, quase uma "obrigação" já que sua corrida pode ter ficado comprometida pelo turno perdido. Quanto mais ETs o jogador falhar, mais ETs ele terá que arriscar pegar para tentar voltar pra corrida.
MELLOW WITH SUGGAR
Num primeiro momento pode parecer que tudo ficou "mais fácil" já que um target check alto vai nos permitir arriscar retardar freadas ou pegar ETs com mais frequência, mas isso simplesmente NÃO ACONTECE porque é muito difícil manter um TARGET CHECK acima de 70 (que já se torna um valor PERIGOSO para se arriscar tendo em vista o imenso prejuízo que seria perder um turno fora da pista).
Eu simplesmente ADOREI o novo sistema de frenagem/ETs usado em SUZUKA. Apesar dele "sacrificar" a simulação "desafixando" os pontos perigosos de frenagem da pista, em troca essa expansão vai nos entregar uma pista com muito mais decisões estratégicas, muito mais desafio e principalmente um muito mais emoção. Espero que esse sistema seja mantido na pista oficial (que infelizmente só virá em 2018...).
Antes que venha algum pedido para eu subir a minha cópia de SUZUKA para a Ludopedia, o criador do RACE! FORMULA 90, Alessandro Lala, viu uma foto que postei da "minha versão" de SUZUKA no Boardgamegeek e me enviou um e-mail pedindo para eu NÃO PUBLICAR mais nenhuma imagem desta pista no BGG (ele disse que posso distribuir para meus colegas mas que não posso divulgar imagens).
Como essa minha versão está 100% fiel (tirando as frescuras) ao protótipo criado por eles, infelizmente acho que estou impedido de subir esta pista aqui na Ludopédia.