Acho difícil alguém responder isso aqui, mas vamos tentar, ne.
Alguém pode me explicar como se usa a HABILIDADE deste cara?

Procurei no BGG mas lá não foram muito claros. Ok, entendi que o GREY KER pode mudar sua ação durante seu turno, mas da forma como está escrito, tá bem confuso.
Vamos primeiro para o exemplo mais fácil: Se eu declarar um BATTLE, posso fazer um ataque e se matar o monstro, eu posso mudar para ADVANCE ou READY.
Agora vamos para o exemplo que eu quero saber: Se eu declarar um RUN e mover 8 espaços, posso mudar para BATTLE? Pelo que está escrito eu poderia, pois o BATTLE exige que eu não MOVA e realize 2 ataques. Como eu não vou mover mais e apenas BATALHAR (e ainda não fiz nenhum ataque), então eu poderia batalhar normalmente, pois não estou infringindo as regras (não estou excedendo meus pontos de movimento uma vez que eu já gastei os 8 a que tinha direito e não vou mover mais e também não estou excedendo minha quantidade de ataques porque GREY KER ainda não atacou).
Fico no aguardo, se alguém puder ajudar.