Olá pessoal!
Depois de jogar várias vezes, meus amigos e eu pensamos numa mudança com o intuito de melhorar a experiência do jogo para nosso grupo: a vitória agora seria dada de acordo com os pontos. Talvez seja uma boa opção para outros grupos.
Vamos a elas:
O jogo continua terminando da mesma forma: ao final de 10 turnos ou quando se consegue 7 castelos.
Após o término, é feito a contagem de pontos da seguinte forma:
Cada castelo pequeno que possui - 2 pontos
Cada castelo grande que possui - 3 pontos
Posição mais alta do trono - 5 pontos
Posição mais alta dos feudos - 3 pontos
Posição na corte real - 1 ponto para cada estrela em cada posição
Opcional:
Ao final do jogo é feito uma última oferta na trilha de influência, mas cada jogador recebe bônus para a posição na qual se encontra na hora de contabilizar os marcadores de poder de acordo com o número de jogadores. Isso favorece a manutenção da posição, mas permite pequenas surpresas ao final do jogo.
Por exemplo, num jogo com 6 jogadores, na disputa pela trilha do trono, o jogador na posição 1 tem 6 pontos bônus de poder bônus, na posição 2 tem 5 pontos de bônus, e assim sucessivamente. Se fossem 5 jogadores, o jogador na posição 1 teria 5 pontos de bônus ao invés. Desse modo, se o jogador na primeira posição não mostrar nenhum marcador de poder, ainda sim o da segunda posição precisaria mostrar ao menos 2 para superá-lo (jogador_1: 6 pontos; jogador_2: 5+2 =7 pontos)
As mudanças são só essas, a ideia era não alterar muito o jogo. Castelos continuam sendo importantes mas as posições nas trilhas, que são relevantes no contexto da história, passam a ter importância também. A última parte é opcional, e a oferta de influência passa a ter uma regra especial para garantir que o jogo não seja decidido apenas no final, respeitando as posições conquistadas ao longo do jogo.
Em caso de empate, o maior número de castelos desempata, seguido pela força do exército em campo e por fim número de terrenos.
Então, o que acharam? Quais são as críticas e sugestões? Acha que essa mudança vale a pena? Espero que possam testar tais mudanças e gostem.
Abraços!