Com 2 jogadores:
- Não haveria batalhas entre jogadores, suprimindo uma das principais mecânicas do jogo que é o controle de área;
- Cada jogador expandiria para o seu próprio lado, sem nenhum contato com o outro, já que não se pode nem mesmo ultrapassar tiles com influência do jogador que se tem um acordo (com ou sem naves dele);
- Todas as tecnologias de upgrade das naves e suas respectivas peças serão inúteis, eis que para combater as naves que aparecem nos tiles durante a exploração você não precisa de grandes equipamentos (basta algumas peças que não requerem tecnologia, ou uma quantidade razoável de naves sem qualquer equipamento extra);
- Não vejo sentido em realizar o acordo para ganhar 1 ponto, liberar um cubo e gerar recursos durante a partida, e no final trair o outro jogador e perder 2 pontos;
- O jogo se tornaria insuportável, na minha opinião, uma simples corrida pra ver quem tem mais sorte na exploração dos tiles. Os elementos ameritrash (controle de área, compra de tecnologias, evolução das naves, combates), que são os pontos que propiciam o dinamismo da partida, seriam aniquilados, e a parte euro seria extremamente prejudicada, pois a gestão de recursos ficaria muito dependente da pura sorte na exploração do universo e na compra dos tiles de reputação a cada pequeno combate.
Com 3 jogadores, se os três realizam acordos, os problemas acima se aplicam aqui. Se apenas dois se unem, a chance do terceiro ficar muito prejudicado e ser perseguido é imensa.
Enfim, pensei rapidamente nesses pontos, posso estar equivocado! 