Com toda sinceridade eu não entendi o adjetivo "datado". Todas as mecânicas / mecanismos que HQ possui são utilizados até hoje pelos jogos que supostamente deveriam fazer melhor do que HQ fez. Infelizmente esses jogos, apesar de trazerem um visual atualizado não superam HQ em nada. A menos que estejamos fazendo de qualidade de produção: tipo de papelão, detalhe de miniaturas, dados gravados, plástico mais durável, etc.
Tenho alguns pontos a considerar:
1) Linearidade das buscas (aventuras): Todo bom Mestre / Overlord deve te no mínimo dedicado algum tempo a estudar a aventura antes da sessão de jogo. E isso não é chato, muito pelo contrário: é divertido. No final do livro de Buscas existe uma folha em branco para que o Overlord /Zagor crie suas próprias aventuras. Cabe ao Overlord criar a novas aventuras para que o jogo aconteça sempre de uma forma diferente.
2) O Overlord não é inimigo dos jogadores. Eles estão contando uma história juntos. A diferença do HQ para um RPG nesse sentido é que em HQ é mais difícil para o Mestre "roubar" em favor dos jogadores. Existe a posssibilidade inclusive do Overlord ter um personagem SEU no grupo dos jogadores.
Uma vez resolvi jogar junto com os jogadores ao mesmo tempo em que eu era o Overlord. O que gerou uma desconfiança de que aquele NPC seria possivelmente um traidor. Foi uma experiência muito interessante para mim e para os jogadores que me deixaram à morte para depois descobrirem que meu personagem estava sendo sincero durante todo o tempo. Claro que depois disso peguei o gancho e um outro personagem apareceu em uma aventura futura para vingar o irmão morto...
3) Desafio em Niveis mais altos: Poder de combate em HQ não significa necessariamente sucesso. O jogo é baseado em dados e a sorte faz um excelente trabalho aqui. É possível que um guerreiro muito bem armado perca pontos de saúde importantes para um mísero góblin e que lhe custarão a vida durante o restante da aventura. Se o grupo está poderoso demais, cabe ao Overlord criar aventuras para dar o desafio necessário ao grupo. Se o grupo está muito forte, que tal aposentá-los e criar seus próprios personagens? Ou partir para as expansões?
4) Sempre ouço o argumento de que HQ é pura Nostalgia. Mas isso é uma falácia que é normalmente dita por quem carece de argumentos sobre o jogo. Dentro do estilo de Dungeon Crawler se existe uma coisa mais atual do que OLD SCHOOL RENAISSANCE, eu gostaria que alguém me apontasse.
Tirando esses pontos, eu sempre aprecio quando esse jogo magnifico é mencionado. O texto está muito bem escrito e as fotografias como de costume, impecáveis. Parabéns.