Obrigado pela chuvarada que deu por aqui no sábado de tarde, dia 13/12, tive que tirar o PS3 da tomada e a patroa teve que desligar a interwebs. Bora jogar então!
Começamos com um dos favoritos da minha noiva, o Viagem no Tempo! Apesar de ser desenvolvido para 3~5 pessoas, com alguns pequenos ajustes ele tem funcionado bem pra dois jogadores.
Fim de partida, faltou provas que visitei a pré-história..
Apesar dela ter me sacaneado e fechado o túnel do tempo com um cientista meu dentro, consegui trancar vários de seus cientistas usando cartas de Falha no Tempo e, ironicamente, ela não teve tempo de resgatá-los. O negócio do jogo é ter a maior variedade de provas científicas ao fim da partida já que, além dos bônus fornecidos pelas fichas, há um bônus grande pela diversidade de períodos visitados. Placar final 40 e tantos a 60 e tantos pra mim! Primeira vitória do dia.
Na sequência, partimos pra um que há tempos não via mesa,
Puerto Rico. Na minha marota versão homemade!
Metade do jogo e aquele milho me travando a vida..
Puerto Rico é um jogo fantástico que dispensa apresentações. Ambos estávamos enferrujados, mas após relembrarmos de algumas regrinhas, o jogo fluiu rapidinho.
Ela trancou o jogo exportando 1 milho logo na primeira rodada e depois disso, parou de produzí-lo, obrigando-me a comprar um píer cedo no jogo pra embarcar minhas próprias mercadorias. Dinheiro que eu ainda não tinha pra gastar. Consegui trancar o outro navio exportando café e ganhei bastante dinheiro ao construir um mercado e supervalorizar meu café!
Milho, índigo, tabaco, café e os dobrões, feitos de biscuit!
É interessante como no início todos querem pegar o Prefeito, o que não fica tão atrativo no fim do jogo.. Consegui planejar-me algumas rodadas à frente, mas por falta de planejamento, o jogo terminou mais cedo do que esperava, já que ficamos sem os colonos. Moral da história, segunda vitória do dia, mas por uma diferença bem pequena! Puerto Rico é Puerto Rico!
Terceira partida do dia, foi uma rapidinha e improvisada do divertido
Can't Stop! Nós conhecemos o jogo pelo BoardGameArena e jogamos ele de improviso, geralmente com os número escritos em um caderno. Can't Stop é um daqueles jogos
push your luck que pune o cara por ser ganancioso. Nesse ponto ele é implacável!
Haters dirão que não tirei fotos só porque levei uma surra da patroa e perdi por 3 a 1. Malditos dados!
Após a partida rápida de Can't Stop partimos para o
Nacho Loco que foi uma enorme surpresa quando jogamos pela primeira vez.
Comprei ele só dar uma amortecida no frete de uma compra grande que fiz na MM mas a galera aqui adorou!
Área do jogo travada, e os doritos pra compra.
Além do apelo visual (as cartas tem formato de
tortilla ou doritos, como é mais conhecido por aqui), o jogo é rápido, divertido e dá pra sacanear a galera (
feature preferida da turma). Ele tem uma pegada meio dominó, é só ir encaixando cor com cor, quem baixar todas as cartas primeiro vence a rodada e ganha 1 ponto por cada carta na mão dos oponentes, ao final, vence o jogo quem chegar a 20 pontos. O detalhe é que algumas cartas, ao invés de cor, tem um efeito especial, que são 3:
Go Again, quando jogador encaixar uma dessas, ele pode baixar uma nova carta.
Skip Next, pula o próximo jogador e por último, a preferida da galera,
Draw 3, que obriga alguém a comprar 3 cartas! Além de alguns outros pormenores como travar a área de jogo ou fazer todos comprarem mais cartas ao encaixar 2 ou 3 cores ao mesmo tempo. Apesar de ser raso em estratégia (mas não totalmente ausente) e abstrato, Nacho Loco é um jogo divertidíssimo, leve e bem família e pode ser jogado de 2~6 pessoas, talvez até mais. E pelo preço, é quase obrigatório!
Ahh, e mais uma vitória MUITO apertada pra mim! Eu estava ganhando por 11 a 3, quando ela disparou e chegou aos 19 a 14. A reviravolta veio quando eu cheguei aos 17, depois mais uma rodada marcando apenas 2 pontos. Rodada final, 19 a 19. Final 21 a 19 pra mim. Mas foi tentiado! Não sei se terei tanta sorte da próxima vez..
Após a pausa para o lanche, partimos para o último da noite, que também já estava há algum tempo sem ser jogado. O aclamado
Terra Mystica! Que sem dúvida alguma faz justiça à tudo o que tem sido falado. Feito o
setup inicial, escolhida as facções, decidi pelos inéditos
Magos do Caos enquanto a patroa optou pelas
Sereias que ela já tinha jogado uma vez.
Uma stout bem gelada, produção artesanal de um amigo cervejeiro!
Logo no início construí um templo garantindo 2 favores e subi nas trilhas do ar, já que os melhores bônus seriam daquele elemento. Em breve eu teria uma máquina de produzir poder, o que me ajudou muito. A patroa se atrapalhou um pouco e ficou sem dinheiro, travando muito do desenvolvimento dela.
Fim de partida, tive que construir muitos assentamos pra ficar com a maior cidade. Foi por um!
O jogo transcorreu sem muitas surpresas, mas gostei bastante da minha facção. Eles receberem 2 favores por templo ou santuário contruído é bem forte, compensando muito o fato deles só começarem com 1 assentamento. A habilidade especial deles de fazer 2 ações na sequência ajuda bastante na hora de pegar as ações comuns do tabuleiro.
É nesse tabuleiro que é definido o jogo..
Dei um foco maior nos templos e disparei nas 4 trilhas, aumentando significativamente a pontuação. Outro bom planejamento que fiz foi que os bônus das 2 últimas rodadas era 5 pontos por construir um santuário ou fortaleza e 5 pontos por fundar uma cidade, o que me garantiu 15 pontos!
Placar final 80 a 112. Sinceramente, não sei pra que tem aqueles marcadores de '100' pontos, visto que em momento algum durante as partidas a pontuação passou de 60 ou 80. Só no final mesmo, após ser contabilizado os pontos. De qualquer forma, Terra Mystica é um jogo fantástico, estratégico, sorte zero e apesar de tudo, simples de jogar. Depois que o pessoal compreende as regras, ele flui muito bem, além de ser lindão (um dos mais bonitos da minha coleção)!
Fim de noite, 4 a 1 pra mim! O que só acontece quando jogamos apenas nós 2. Quando jogamos entre mais pessoas geralmente sou eu o perdedor e ela a vencedora. Acho que ela faz isso só pra me sacanear..