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Overlord S03E02 - Mercado Nacional

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Overlord S03E02 - Mercado Nacional
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Duração
01:06:04
  • Tankbr
    3567 mensagens MD
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    Tankbr16/03/17 10:46
    Tankbr » 16/03/17 10:46

    Muito bom o cast! Convidados de primeira linha e que engrandecem a discussão!

    Na minha opinião, fazer um FC de boardgame no Brasil está cada vez mais difícil. Alguns FCs anteriores deixaram muita gente com o pé atrás em relação ao formato. Além disto, muitos não aderem aos FCs por conseguir comprar o jogo depois de lançado por um preço igual (ou até mesmo menor) com todos os extras e sem ficar com a grana parada por meses. Quem faz isso enxerga o FC como pré venda, sendo que em tese o financiamento é uma forma de tirar uma ideia do papel. Você não está apenas comprando o jogo, você está ajudando a torná-lo uma realidade!

    Por fim, os FCs concorrem com os inúmeros lançamentos do mercado.  O dinheiro que o consumidor tem para comprar boards é limitado (pelo menos o meu é), no fim ele tem que fazer escolhas. 

    Sinto que para um FC ter sucesso hoje, algumas coisas são necessárias. Primeiramente, o jogo precisa ser bom, com tanta concorrência não temos mais espaço para jogos mais do mesmo ou ruins. 
    Precisa de uma boa divulgação em eventos, vídeos etc (o público precisa conhecer o jogo).
    Por fim, o design precisa ter uma editora com respaldo com ele ou já ter feito um bom trabalho em outros jogos ou FCs. 

    Para encerrar meu comentário, nas condições atuais, eu deixo como sugestão buscar parcerias fora do Brasil. Tao Long: O Caminho do Dragão foi muito bem financiado lá fora, mas a pré venda nacional não chegou nem perto dos maiores fcs nacionais (Masmorra, Caçadores, Space Cantina). Tsukiji do Leandro Pires vai seguir um caminho semelhante. 

    No aguardo do próximo cast! Abraço!

    2
  • Brueh
    104 mensagens MD
    avatar
    Brueh16/03/17 17:29
    Brueh » 16/03/17 17:29

    Sempre que escuto os casts prontos, me sinto mais inteligente... kkk.
    Milagres da edição! =D

    excelente cast galera.

    0
  • maccrow
    200 mensagens MD
    avatar
    maccrow16/03/17 18:16
    maccrow » 16/03/17 18:16

    joaoclaudio::Bom papo sobre a visão de mercado a partir dos designers.

    Não tenho muitos jogos nacionais,  e concordo com o ponto apresentado que a crítica é mais forte. No meu caso eu acredito que a maioria dos jogos nacionais são feitos pensando em ser um produto internacional. O que eu não vejo como um problema, acho que precisamos conquistar um espaço além das nossas fronteiras, mas são poucos os designers que estão estabelecidos no mercado nacional.

    Acredito também que alguns jogos acabam não indo a frente por conta do nossa limitação gráfica. Mas ainda acho que em breve a gente chega lá, hoje os eventos tem mais espaço para protótipos e até alguns eventos exclusivos para protótipos.

    Mas acho que em breve a gente chega lá

    Chegaremos! Mas essa aura 'esquisita' que existe em jogos nacionais precisa cair. 
    eduardocella:: Bom cast pessoal! Parabéns!

    Acabou focando bastante nos financiamentos, mas é um assunto pertinente com certeza.

    Grande abraço aos participantes.

    Eduardo Cella


    Valeu Eduardo! Se quiser podemos gravar e falar outros pontos, isso é ótimo e enriquecedor! 
    Obrigado mesmo ! 
    Tankbr::
    Para encerrar meu comentário, nas condições atuais, eu deixo como sugestão buscar parcerias fora do Brasil. Tao Long: O Caminho do Dragão foi muito bem financiado lá fora, mas a pré venda nacional não chegou nem perto dos maiores fcs nacionais (Masmorra, Caçadores, Space Cantina). Tsukiji do Leandro Pires vai seguir um caminho semelhante. 

    No aguardo do próximo cast! Abraço!


    Acho que será o melhor caminho mesmo. Será q o caso do TAO seria por ser abstrato, normalmente já mais renegado?
    Obrigado pela excelente resposta =D
    Brueh:: Sempre que escuto os casts prontos, me sinto mais inteligente... kkk.
    Milagres da edição! =D

    excelente cast galera.


    Hahahha vc é nosso eterno convidado, ninguém mandou aceitar uma vez.
    abs

    3
  • ArturFel
    490 mensagens MD
    avatar
    ArturFel17/03/17 06:27
    ArturFel » 17/03/17 06:27

    Excelente cast!

    Concordo que a turma pega pau mesmo para gringo como se la fosse tudo perfeito.

    BG é um mercado novo no Brasil e pode e irão acontecer erros, como consumidor devemos cobrar, e a grande maioria das editoras tem um pos-venda bastante prestativo. Mas ao invés de simplesmente acionar a empresa, grande parte das pessoas prefere fazer o maior drama só porque é nacional.

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor19/03/17 14:39
    professor » 19/03/17 14:39

    joaoclaudio::Bom papo sobre a visão de mercado a partir dos designers.

    Não tenho muitos jogos nacionais,  e concordo com o ponto apresentado que a crítica é mais forte. No meu caso eu acredito que a maioria dos jogos nacionais são feitos pensando em ser um produto internacional. O que eu não vejo como um problema, acho que precisamos conquistar um espaço além das nossas fronteiras, mas são poucos os designers que estão estabelecidos no mercado nacional.

    Acredito também que alguns jogos acabam não indo a frente por conta do nossa limitação gráfica. Mas ainda acho que em breve a gente chega lá, hoje os eventos tem mais espaço para protótipos e até alguns eventos exclusivos para protótipos.

    Mas acho que em breve a gente chega lá


    Eu tenho percebido isso também João: Existe uma preocupação muito grande de que um jogo nacional sejam ao mesmo tempo um produto de aceitação internacional.. E isso é uma consequência direta de que existe uma aceitação maior por parte dos jogadores brasileiros dos jogos que são de fora.

    Caso bem recente é o do Masmorra de Dados que "meteram o pau" de todas as formas possíveis e imagináveis e "de repente" o jogo foi reeditado por uma grande empresa internacional e o jogo virou um poço de elogios.

    Não posso tirar a razão de quem busca aproximar seu jogo do que são os jogos gringos uma vez que existe um preconceito claro por jogos de autores nacionais, em especial dos novos autores que não são amigos das caras influentes da comunidade.

    Contrapartida perdemos muito de nossa própria identidade quando jogos brasileiro não tem cara de um jogo brasileiro. Isso não é de todo ruim, mas quando você olha para o USA, consegue identificar a meniera deles criarem jogos, quando você olha para Portugual consegue criar uma linha de pensamento entre os principais autores. Mas quando você olha pro Brasil, é difícil imaginar mesmo que a longo prazo algo genuíno. A nível de mercado isso não faz diferença mas daqui há 10, 20 ou 50 anos pode vir a ser foco de estudo e pesquisa.

    Eu não diria que temos uma limitação gráfica. Existem empresas bastante competente no Brasil, o que falta mesmo é gente especializada para direcionar a tecnologia que temos para atender a esse "novo mercado". Ao mesmo tempo falta abertura de espaço para os novos autores. Toda vez que surge algue´m criando um jogo, ele tem que trilhar a estrada a partir do zero, simplesmente por que quem já trilhou esse caminho guarda seus passos como segredo de estado. Dificilmente que já chegou lá compartilha "seus segredos" com os novatos. Em parte por medo, em parte por egoísmo mesmo.
     

    2
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio19/03/17 16:41
    joaoclaudio » 19/03/17 16:41

    professor::
    joaoclaudio::Bom papo sobre a visão de mercado a partir dos designers.

    Não tenho muitos jogos nacionais,  e concordo com o ponto apresentado que a crítica é mais forte. No meu caso eu acredito que a maioria dos jogos nacionais são feitos pensando em ser um produto internacional. O que eu não vejo como um problema, acho que precisamos conquistar um espaço além das nossas fronteiras, mas são poucos os designers que estão estabelecidos no mercado nacional.

    Acredito também que alguns jogos acabam não indo a frente por conta do nossa limitação gráfica. Mas ainda acho que em breve a gente chega lá, hoje os eventos tem mais espaço para protótipos e até alguns eventos exclusivos para protótipos.

    Mas acho que em breve a gente chega lá


    Eu tenho percebido isso também João: Existe uma preocupação muito grande de que um jogo nacional sejam ao mesmo tempo um produto de aceitação internacional.. E isso é uma consequência direta de que existe uma aceitação maior por parte dos jogadores brasileiros dos jogos que são de fora.

    Caso bem recente é o do Masmorra de Dados que "meteram o pau" de todas as formas possíveis e imagináveis e "de repente" o jogo foi reeditado por uma grande empresa internacional e o jogo virou um poço de elogios.

    Não posso tirar a razão de quem busca aproximar seu jogo do que são os jogos gringos uma vez que existe um preconceito claro por jogos de autores nacionais, em especial dos novos autores que não são amigos das caras influentes da comunidade.

    Contrapartida perdemos muito de nossa própria identidade quando jogos brasileiro não tem cara de um jogo brasileiro. Isso não é de todo ruim, mas quando você olha para o USA, consegue identificar a meniera deles criarem jogos, quando você olha para Portugual consegue criar uma linha de pensamento entre os principais autores. Mas quando você olha pro Brasil, é difícil imaginar mesmo que a longo prazo algo genuíno. A nível de mercado isso não faz diferença mas daqui há 10, 20 ou 50 anos pode vir a ser foco de estudo e pesquisa.

    Eu não diria que temos uma limitação gráfica. Existem empresas bastante competente no Brasil, o que falta mesmo é gente especializada para direcionar a tecnologia que temos para atender a esse "novo mercado". Ao mesmo tempo falta abertura de espaço para os novos autores. Toda vez que surge algue´m criando um jogo, ele tem que trilhar a estrada a partir do zero, simplesmente por que quem já trilhou esse caminho guarda seus passos como segredo de estado. Dificilmente que já chegou lá compartilha "seus segredos" com os novatos. Em parte por medo, em parte por egoísmo mesmo.
     

    Você tocou no ponto. Não é que os jogos nacionais precisam de temas nacionais, mas de uma identidade nacional. Nós gostamos de interação, mas isso não quer dizer que todo o jogo precise ter algo de take that. 

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