fredsacramento::Belo texto Luish. Falou tudo que precisa ser dito sobre o jogo. Estava pensando sobre a rotatividade de primeiro jogador dele. Ele não deveria entrar naquela categoria de jogo em que o primeiro a passar deve ser o primeiro jogador na próxima rodada, o segundo a passar seria o segundo no próximo turno e assim por diante? Falo isso por causa da dispusta das milestones e das apostas para pontuação de final de jogo.
valeu, Fred. Eu sou suspeito pra falar porque gosto muito desse tipo de sistema de ordem do turno, especialmente para jogos mais pesados, pois deixa a ordem do turno como uma das escolhas relevantes a serem feitas (no Great Zimbabwe, por exemplo, ficou excelente). No caso do Terraforming, nunca tinha pensado nisso. Talvez isso quebrasse o jogo do jeito que é hoje, se só mudasse essa regra do turno. A primeira ideia que tive ao pensar em como seria jogar com esse tipo de ordem do turno foi:
imagine que você é o primeiro a jogar no início da partida. Não tem outro jeito de escolher se não for por algum modo aleatório. Daí você compra as dez cartas gastando $30. Só tem uma empresa que começa com menos de $30, a PhobLog ($23). Tem duas que começam com $30 e todas as outras com bem mais dinheiro. Daí você não faz nenhuma ação, passa a vez e logo será o primeiro no próximo turno. Recebe $20 e compra as quatro cartas novas, sobrando $8. Não faz nenhuma ação novamente. No terceiro turno, recebe $20, compra mais duas cartas, restarão $22 no mínimo, quando então faz sua primeira ação no jogo que já lhe dá cinco pontos pegando o Milestone de 16 cartas. Dificilmente alguém consegue pegar um Milestone antes do quarto ou quinto turnos.
Então, você terá que começar a jogar efetiva e normalmente. O handicap é que vai ter que desenvolver seu jogo com 16 cartas totalmente aleatórias na mão. Porém, já terá 5 pontos garantidos, um Milestone a menos disponível para todos e o jogo só estará começando.
Para implementar esse tipo de ordem do turno acho que o jogo teria que mudar em alguma coisa mais para funcionar bem, mas não faço ideia do que poderia ser.