Mortohero::Em relação ao que foi mencionado tenho muita pouca bagagem para considerar o jogo o melhor de todos os tempos, é um dos meus preferidos sem dúvida. Tenho muita vontade inclusive de conhecer o seu "herdeiro", também da GMT, Labyrinth: The War on Terror, 2001-? que recentemente recebeu a adição da expansão Labyrinth: The Awakening, 2010 – ? a mecânica parece ser semelhante e o tema agora é outro, contemporâneo, os conflitos no oriente médio.
Acredito que o verdadeiro "sucessor" de Twilight Struggle seria o
1989: Dawn of Freedom... a mecânica CDG e de pontos de influência (e controle de área), o tema tb é bem semelhante (mas o segundo jogo retrata os momentos finais da Guerra Fria, onde o jogador democrata ganha pontos "libertando" áreas e o socialista mantendo o controle das mesmas). O mapa do jogo também é mais "microscópico"... o jogo se situa em apenas alguns países (Polônia, RDA - ou Alemanha Oriental -, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária) - cada um com suas cidades e algumas instituições relevantes (onde os jogadores disputam o controle, assim como em TS).
O Space Race tb está presente, mas mudou para a Praça da Paz Celestial (China).. e tem a mesma função de dar pontos e vantagens ao mesmo tempo que permite o jogador descartar cartas. O DEFCON sumiu, mas tem uma nova mecânica de estabilidade dos EUA para influenciar o jogo (não.... ele não faz um jogador perder o jogo). Coups também não estão mais presentes e Realignment Rolls mudaram de nome para Support Checks.
A maior diferença do jogo seria o Power Struggle Deck que, basicamente, entra em jogo apenas quando uma carta de pontuação é utilizada por um dos jogadores... então acontece um pequeno duelo de cartas para o controle do país que está sendo disputado (meio pedra-papel-tesoura ou em uma melhor definição, algo como o sistema de combate de
Draco Magi).
Nway, apesar de algumas mudanças nas regras, jogadores de Twilight Struggle se sentirão em casa com 1989. E, pode ser impressão minha, mas o 1989 também não beneficia taaaaanto os jogadores que memorizam as cartas. BtW, apesar de adorar TS, acho que de todos os CDGs que eu joguei, ele é o mais desbalanceado entre um jogador que já conhece as cartas e outro que nunca jogou o jogo.
Labyrinth: The War on Terror, 2001-?, por outro lado, não tem nada a ver com o TS (exceto aquelas que o
doizinho mencionou anteriormente). Honestamente, não creio que gostar de um ajude a gostar do outro. Labyrinth exige muito mais sorte (não importa com que lado vc estiver jogando) pois as rolagens de dados (que, em TS, são meio que "opcionais", já joguei partidas que os dados foram rolados menos de 5 vezes) são obrigatória. E o jogo é bem punitivo para rolagens ruins... o que pode gerar uma experiência bem frustrante (believe me!). Ouvi alguns relatos de que a expansão ajuda um pouco nisso mas, apesar dela estar aqui em casa, eu ainda não tive tempo de colocar na mesa.
O lance do jogo ser assimétrico também não agradou minha namorada (que curte bastante TS). E olha que ela até "gosta" (um pouco de pressão da minha parte, devo admitir) dos jogos COIN, que também são assimétricos.
Nway... se vc estiver procurando algo que passe a mesmíssima experiência de TS, eu daria uma olhada no
1989: Dawn of Freedom (atualmente OOP, mas está na P500 da GMT, meio baixo, mas está) e o
1960: The Making of the President (atualmente está OOP - versão Z-Man, mas já está bem sucedido no P500 da GMT, então logo teremos uma nova versão). E pesquisaria um pouco mais sobre o
Labyrinth: The War on Terror, 2001-?... se vc está procurando algo como TS, vc pode ficar um pouco decepcionado.