marino::Boa demais essas dicas! Obrigado gravitypool.
Deixa tirar uma dúvida contigo.
Um dos pincéis que estou usando é esse. Quando comprei ele estava bem apontado, mas já no primeiro uso, quando molhei, ele fica dividindo a ponta conforme a foto, o que as vezes dificulta pintar certas áreas. Após o uso já tentei lavar, apontar e deixar secar na posição para manter a ponta, mas basta molhar que volta a ficar assim.
Há alguma dica para corrigir isso ou é defeito do pincel mesmo?
Abraço!
Cara, isso ai pode ser do pincel mas também da manera em que você usa ele. Eu ja cheguei a pegar 2 pinceis idêntico da mesma marca em um dia e um deles estar assim em uma semana e outro durar vários meses.Nada evita isso porem não é normal acontecer no primeiro uso.
Algumas dicas que ajudam a preservar:
- Quando você passar o pincel vc tem que espalhar a pintura passando ele de lado, não de ponta. Se a ponta ficar abrindo enquanto vc pinta a tendencia é que ficara abrindo também após secar. Sendo feito assim a tendencia é que os pinceis vão ficar com uma leve curvatura na ponta, mas eles não abrirão tanto.
- Pintura acrílica seca muito rápido, se você está pintando áreas grandes ou por muito tempo com a mesma cor, ela pode até secar no pincel. Quando ela seca na base do pincel ela prende as cerdas e acaba modificando a forma em que elas se espalham. Para evitar isso, umedeça o pincel com frequência em água. Se você estiver pintando muito tempo com a mesma tinta, vez por outra pare, limpe o pincel completamente antes de continuar.
- Em cada troca de cor, lave bem o pincel com água. Aqui sim que é bom você apertar o pincel pela ponta para ele abrir e limpar bem dentro dele com as cerdas separadas. Depois com ele ainda úmido, utilize os dedos para moldar a forma da ponta de novo. O pincel tem a tendencia de manter a forma com a que ele secou.
- Se ja tiver pintura ressecada entre as cerdas coloca o pincel num recipiente com um pouco de água e acetona durante uns 20 min. Depois lava ele bem com água abundante. (esse processo eu uso rara vez, normalmente eu tiro o excesso com os dedos mesmo).
Por último se tudo der errado vá na loja e compre outro pincel. Mas não jogue esse fora. Deixe reservado para usar técnicas como Pincel Seco ou aplicar cola quando for colocar grama nas bases das miniaturas. Outra coisa que eu faço as vezes tbem é cortar com estilete as pontas rebeldes. Assim fico com pinceis mais pequenos que de fato me ajudam a pintar detalhes.
Eu de fato to indo amanhã comprar pinceis novos pq os meus estão detonados. Eu pinto com frequência e normalmente troco os meus pinceis "principais" cada 6 meses aprox.
Espero que ajude.