Opa, pode ser um pouco de preconceito, mas eu odeio jogos solos... e acho que nunca tentei jogar nenhum jogo em "solo mode". Então eu não posso comentar muito sobre o Labyrinth nessa questão.
E, sim... se vc comprou a versão de 2016 vc vai ter a sorte de uma caixa maior (acredito que do tamanho das caixas dos COIN). Não sei se existe mais alguma diferença além disso.
Em relação às regras... elas não são as coisas mais complexas do mundo, principalmente se vc já tiver jogado outros jogos no estilo CDG (Twilight Struggle, 1989: Dawn of Freedom, 1960: The Making of the President etc.. mas o Labyrinth é relativamente mais complexo que os jogos citados). Achei jogos da GMT no estilo P2P (Point to Point) que utilizam CDG (tais como Paths of Glory e For the People) bem mais difíceis de realmente aprender.
Provavelmente da terceira partida em diante o jogo flui com bem menos dificuldades. O real problema é ensinar o jogo!!!! Ele é absurdamente assimétrico... e, pelo menos na minha opinião, é praticamente impossível aprender a jogar com o "outro lado" apenas assistindo o seu oponente jogando (diferente dos jogos COIN ou Duel in the Dark, por exemplo). E, pelo mesmo motivo, pode rolar algumas partidas (principalmente na primeira) em que um dos jogadores não entenda nada do que o outro está fazendo (quem leu as regras provavelmente vai ter uma vantagem nisso)... Mas, basta vcs trocarem de lado na próxima partida e as coisas vão ficando mais claras (por isso que acredito que um mínimo de 3 partidas é necessário para 2 pessoas realmente começarem a "aproveitar" melhor o jogo).
Nway... como eu disse, ele não é o jogo mais complexo que eu conheço mas, por comparação, acredito que ele seja muito mais complicado que qualquer jogo lançado no mercado brasileiro até agora (pelo menos dos que eu conheço). E, quando chegar o seu jogo, se vc tiver alguma dúvida, pode perguntar. Admito que faz um tempinho que a minha cópia não vê a mesa (e eu esqueci bastante regras), mas acho que eu ainda lembro uma coisa ou outra. ^^