Mestre dos Dados: Resenha Space Cantina
Produtora: Ace studios
Numero de Jogadores: 1 a 4
Duração da Partida: 90 minutos
Ranking da Ludopedia: 50
Ranking na Boardgamegeek: 4665
Olá galera, de volta para trazer para vocês mais uma resenha, e dessa vez com um dos mais recentes lançamentos nacionais, o Space Cantina da Ace Studio. O Space Cantina foi um jogo que entrou em financiamento coletivo no ano passado e teve um sucesso bem grande durante todo o seu financiamento, ele foi entregue aos seus apoiadores no início desse ano (bem, eu pelo menos só recebi o meu no início), ele é um jogo para 1 a 4 jogadores onde cada jogador administra um restaurante e suas partidas tem um tempo médio de duração de 90 minutos.
Temática
Depois que a Federação Intergaláctica aprovou a construção do maior complexo comercial conhecido no Universo, dezenas de empreendedores espaciais decidiram abrir seus negócios lá, no Space Cantina. Você é um desses, que tenta ganhar dinheiro com seu restaurante, apesar da enorme concorrência.
Contratando os mais variados funcionários, ou especializando-se em um só, você precisa atender as várias criaturas espaciais que passam diariamente pelo complexo, sejam elas alienígenas, ciborgues ou robôs.
Servindo comida, bebida e/ou sobremesa, os clientes devem sair do seu restaurante satisfeitos, pois dentre eles podem estar os temidos críticos gastronômicos, que dão a chance de transformar seu restaurante em um dos negócios mais rentáveis do Universo!
A temática do jogo, como o nome mesmo já sugere, é sobre restaurantes, cada jogador administra um restaurante no espaço e como todo restaurante ele tem seus garçons, cozinheiro, maîtres e gerentes. Durante a partida os jogadores têm que administrar seus funcionários e pedidos feitos no seu restaurante para melhor atender a cada um dos clientes.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo na minha opinião são a alocação de trabalhadores, jogadores com diferentes habilidades e a rolagem de dados.
A alocação de trabalhadores (ou de funcionários se achar melhor) é bem simples, ao longo da partida os jogadores vão tendo opções para contratar novos funcionários para o seu restaurante, esses funcionários sempre vão começar no restaurante como um garçom, mas no decorrer da partida eles podem ser promovidos para um cargo dos “seus sonhos”. Esses funcionários inicialmente possuem recursos que têm mais facilidade de lidar quando são garçons, então é sempre bom dá uma olhada em quais tipos de funcionários estão disponíveis para contratar para sempre pegar um que que mexa com algo que você esteja precisando mais (mais detalhes sobre os funcionários mais abaixo).
A parte dos jogadores com diferentes habilidades se refere aos restaurantes, cada um deles tem uma habilidade única que pode ser usada durante toda a partida, leia bem a habilidade do seu restaurante e elabore ações em conjunto com ela, pois todas são bem úteis durante a partida.
Por fim nós temos a rolagem de dados, que basicamente acontece em todo início de rodada. Os valores dos dados que são rolados a cada rodada servem para você coletar recursos, os quais servirão para fazer os pedidos no seu restaurante, cada valor de dado pode ser alocado em determinados garçons, para que assim você ganhe esses recursos (mais detalhes nas cartas de funcionários abaixo).
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, fazer a maior quantidade de dinheiro possível, esse dinheiro é adquirido ao longo do jogo atendendo clientes, críticos de gastronomia, sendo atencioso com os clientes, dentre outras formas. Ao final de uma determinada quantidade de rodadas (dependendo da quantidade de jogadores) o jogo termina e quem tiver mais dinheiro ganha a partida.
Sequência do Turno
A sequência do turno do Space Cantina é bem simples e fácil de aprender, cada jogador tem duas opções de ações e cada um vai fazer essas ações 4 vezes por rodada. As opções de ações que os jogadores podem fazer estão listadas abaixo.
Pegar um dado: o jogador pode pegar um dos dados ainda disponíveis para alocá-lo em um dos seus garçons e ganhar os recursos que são fornecidos por ele, ou para alocar em um dos seus clientes e gastar os recursos necessários para serví-lo.
Pegar uma carta: o jogador pode pegar um das cartas de cliente ou garçons disponíveis na mesa para colocar em seu restaurante.
Como cada jogador vai ter que fazer 4 ações em cada rodada é possível que em determinado momento ele não possa fazer uma das ações possíveis, logo ele é obrigado a fazer a única ação possível que ainda resta.
A sequência de turno, como eu falei, é bem simples e muito fácil de pegar logo de cara, até mesmo para jogadores menos experientes não haverão muitas dificuldades.
Tabuleiro Central
O tabuleiro central (chamado de tabuleiro de ações) do jogo é o local onde vão ser abertos os novos garçons e clientes a cada rodada, além disso, nele também ficam os dados que são rolados a cada rodada e os marcadores de demandas.
Na outra parte do tabuleiro central (chamado de tabuleiro de fidelidade) há as trilhas de dinheiro galáctico, gourmet, fidelidade das raças alienígenas, contador de rodadas.
Tabuleiro de fidelidade.
Restaurantes
Cada jogador inicia o jogo com um dos restaurantes que vem no jogo (eles podem ser distribuídos da forma que os jogadores acharem melhor), cada um desses tabuleiros de restaurantes vem com espaços para o jogador colocar os seus garçons, clientes, recursos coletados, locais das promoções dos garçons e a sua habilidade única ao lado.
Cada um dos restaurantes apresenta um estilo bem diferente e único, com uma arte bem chamativa.
Ficha de restaurante
Cartas
O jogo vem com dois tipos de cartas diferentes, uma delas são os garçons, que futuramente podem ser promovidos a uma função nova, e os clientes que você vai atender durante a partida. Abaixo vou explicar brevemente como funciona cada uma dessas cartas.
Garçons
Cartas de Garçons.
As cartas de garçons geralmente possuem dois tipos de coisas que eles sabem fazer, essas “receitas” ficam listadas em forma de ingredientes na parte de baixo da carta ao lado de um dado de uma cor. Sempre que o jogador fizer a ação de pegar um dado para alocar em um garçom ele deve ter o mesmo valor que um dos dois dados mostrados na carta (não precisa ser necessariamente da mesma cor), após alocar esse dado ele vai ganhar os recursos listados logo à frente do dado.
Os garçons também sonham em serem promovidos para uma função especifica, quando um jogador tem 3 garçons e adquire um terceiro ele deve promover um dos garçons que já está no seu restaurante à função dos seus sonhos, essa função está descrita no canto inferior esquerdo da carta de garçom, caso o jogador não queira promover o garçom ele é enviado para uma outra filial do restaurante no espaço e ganha algum dinheiro com isso.
Clientes
Carta de Cliente.
As cartas de clientes seguem um padrão bem simples também, na sua parte superior direita temos o seu tipo e o seu nível de paciência que diz a quantidade de turnos que ele vai esperar até ser atendido; na parte inferior da carta temos o pedido que ele quer, mostrado em cubos de várias cores e um dado, esse dado é conseguido pelo jogador durante as suas ações e deve ter o mesmo valor mostrado no pedido do cliente (mas não necessariamente a mesma cor), caso o dado seja da mesma cor você ganha a satisfação do cliente, aumentando em um ponto a trilha da raça do cliente em questão.
Por fim nós temos os benefícios gerados pelo cliente ao atendê-lo, esses benefícios são a fidelidade da raça do cliente atendido, além de algum valor em dinheiro. Alguns clientes possuem uma estrela no lugar do bônus de fidelidade da raça, esses clientes são críticos de gastronomia, e se você atendê-lo bem você ganha pontos na trilha Gourmet.
Recursos
O jogo vem com três tipos de recursos diferentes em forma de cubos (ou em forma de sorvete, sanduíche e refrigerante na versão de colecionador), esses recursos são as comidas que os jogadores devem ir adquirindo ao longo do jogo para servir aos clientes, esses recursos são comidas (cubos amarelos), bebidas (cubos azuis) e sobremesas (cubos rosa).
Marcadores da edição de colecionador.
Marcadores de recursos.
Marcadores de insatisfação
Os marcadores de insatisfação são colocados nos restaurantes quando eles demoram muito para atender os clientes, esses marcadores vão se acumulando no restaurante do jogador durante toda a partida e dão pontos negativos no final do jogo.
Tokens e Objetivos e Demandas
O jogo vem com vários desses tokens, eles são sorteados no início do jogo e colocados ao lado do tabuleiro nas seguintes quantidades: os tokens de demanda em quantidade igual ao número de jogadores mais 3, e os tokens de objetivo cada jogador recebe 3 e escolhe um para fazer durante a partida.
Dados
Dados da versão normal e de colecionador.
O jogo vem com 3 dados de três cores diferentes, esses dados representam as raças existentes no jogo, os dados vermelhos para ciborgues, os dados cinzas para robôs e os verdes para aliens.
As cores desses dados influenciam diretamente na hora de alocá-los nos clientes ou garçons, quando você alocar um dado da mesma cor que está sendo pedida na habilidade de um garçom ou no pedido de um cliente eles ficam mais alegres por assim dizer, e você ganha pontos na trilha de fidelidade daquela raça.
Componentes do Jogo
Bem, eu vou falar apenas sobre os componentes da versão que eu tenho, que no caso é a versão de colecionador.
Vamos começar com os tiles e tabuleiros do jogo, são de uma qualidade muito boa, material bem grosso e uma textura bem legal, só que os tiles de restaurantes vieram um pouco empenados, mas nada demais, os coloquei sob um peso por um tempo e voltaram ao normal, coisa simples de resolver.
A caixa do jogo, meu amigo, é algo sensacional, material muito bom, bem grossa e é linda a arte que tem nela, veio com um cromado no nome do jogo que a deixou ainda mais bonita e chamativa, e a “luva” que veio protegendo a caixa é igualmente perfeita, material muito bom, o que permite ótima proteção, gostei muito mesmo. Minha única crítica quanto a essa parte é que pelo menos a minha caixa do jogo é muito, mas muito difícil de tirar de dentro da “luva”, ela veio muito justa com a caixa do jogo e sempre que é para tirar a caixa do jogo de dentro dela é um trabalho desgraçado.
As cartas do jogo são de qualidade muito boa, bem rígidas e grossas, gostei muito delas, achei-as bem bacanas, acredito que nem precise usar sleeves para elas, de qualquer forma, usá-los vai prolongar a vida útil das mesmas.
Agora, o que para mim é a cereja do bolo, são aqueles tokens de recursos em acrílico, por mais que muitos (inclusive eu) gostem de cubos (seja de madeira ou plástico), aqueles tokens de acrílico em forma de comida ficaram muito bonitos, achei o material muito bom, e para mim são os componentes mais bonitos do jogo.
Por fim, a arte do jogo, cara... que arte bonita! Referências e mais referências para todos os lados, cada cliente ou garçom é uma linda referência de algum filme, série, jogos, entre muitos outros itens dos anos 90. A arte e muito boa, gostei muito mesmo da proposta que eles quiseram colocar no jogo, para mim uma das melhores artes de jogos nacionais.
Considerações Sobre o Jogo
Space Cantina é um jogo muito fácil de se aprender e muito bom de se jogar, ele não tem um alto nível de estratégia ou complexidade, e isso é o que faz dele um ótimo jogo para se apresentar a novos jogadores, o seu tema é pouco explorado e chamou muito a minha atenção, além do tema ter ficado muito bem encaixado dentro do jogo com as suas mecânicas.
Space Cantina é um jogo ótimo, talvez um dos melhores que eu tenha do mercado nacional, devido a todos os fatores apresentados acima, sem falar também que as referências na sua arte para quem as conhece são muito legais, a cada nova carta que é mostrada na mesa inicia-se uma breve discussão sobre o personagem e de como ele ficou legal satirizando algum outro personagem famoso.
O jogo teve algumas críticas na época após o término do seu financiamento, como o pessoal falando que o frete estava além do normal, ou que seu peso era bem mais acima do que ele realmente pesava, muitos outros reclamavam do insert que foi prometido e dizem que não veio. Esses tipos de discussões sempre rolam nos grupos de facebook da vida, mas eu sinceramente achei uma mancada quanto ao fato do insert, como diziam nos grupos de board por ai, era imagem ilustrativa, mas nada disso tira a grandeza do jogo, é um ótimo jogo nacional com ótimos componentes e todos os envolvidos no jogo estão de parabéns, espero que o mercado continue a trazer bons jogos como esse e com esse excelente material de confecção dos componentes.
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