Por David Ghetty
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1269780/parents-thoughts-gub
Meu filho de 9 anos ganhou o jogo Gubs de aniversário, e nós imediatamente abrimos e jogamos cinco partidas seguidas. Nossa primeira partida resumiu nossas experiências com o jogo muito bem.
Nós jogamos uma partida de 4 jogadores entre eu, meus dois filhos (11 e 9), e minha filha (6). No final do jogo o meu filho de 11 anos recusou uma segunda partida, dizendo que era muito aleatório. Minha filha de 6 anos é uma boa leitora, mas esforçou-se com algumas das palavras maiores sobre as cartas (barricado, estimado, abandonado), mas foi bom, uma vez que ela aprendeu (ou talvez aprendeu o que as cartas fazem sem ter que ler o texto). Meus filhos de 6 e 9 anos queriam jogar de novo e de novo e de novo!
Prós
• O tema é bonito e os desenhos são atraentes para as crianças.
• Apenas o suficiente de estratégia: a aleatoriedade é atraente para minha filha de 6 anos de idade. Ela não tem idade suficiente para competir com seus irmãos em jogos de estratégia, mas pode lidar com as noções básicas de exploração em Gubs até que ela consiga uma carta de Proteção ou duas letras são jogadas.
• Agrupamento. Se um jogador fica à frente, o resto dos jogadores o fazem de alvo. Eu pensei que as crianças não gostariam disso, mas elas fizeram. E ninguém parecia se importar quando viravam o alvo.
Contras
• Parece que há uma pequena janela de idade para este jogo. As crianças mais jovens não podem ler o texto, as crianças mais velhas podem ficar frustradas com a forma aleatória do jogo.
• No final de seu turno, um jogador supostamente diz "Go" para o próximo jogador. Mas meus filhos fizeram sua vez, esqueceram a parte do "Go", e depois liam as suas cartas, enquanto todo mundo estava esperando por eles. Nossas primeiras partidas foram devagar, e os nossos jogos posteriores foram um pouco frustrante para mim, porque eu teria que perguntar constantemente se um jogador já terminou a sua vez.
Uma vez que você já jogou o jogo o suficiente para estar familiarizado com todas as cartas, você pode realmente conhecer o jogo. Muitas das cartas são de um tipo, e uma vez que já foram jogadas, você sabe que não será picada por elas durante o resto do jogo. Isto pode adicionar à estratégia. Seria útil ter pequenas cartas de trapaça que mostravam o número de cada tipo de carta. Jogamos com a parte de trás do manual de regras, que mostra o número de cartas e explica melhor o funcionamento delas.
Gubs é um jogo divertido. Eu duvido que vamos jogar muitas e muitas vezes, no entanto. Eu prefiro jogar jogos de tabuleiro adulto com meus filhos, alterando as regras para que eles peguem mais fácil. Um jogo de crianças que jogam regularmente, Sleeping Queens, na minha opinião é um jogo muito melhor, e sempre vai ser a primeira escolha das crianças. Mas estou feliz de ter este jogo. Nos divertimos, e eu tenho certeza que ainda será jogado novamente.