Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Em uma época obscura surgiu o vale de Via Nebula, onde durante séculos, habitaram monstruosas criaturas. Agora é o momento dos grêmios enviarem seus valentes exploradores para desvendar os segredos escondidos pelas névoas, explorar recursos e construir novas cidades sobre as ruínas antigas. Em Via Nebula os jogadores representam grêmios que trabalham para dissipar as névoas de uma região destruída. O povo do vale irá recompensá-lo se você colher e explorar recursos, abrir caminhos através das névoas e ajudar os colonos a construir novas estruturas. É importante cooperar temporariamente com outros construtores, a fim de criar caminhos e compartilhar bens, mas não se esquecendo dos seus próprios objetivos.
Lançado em 2016 pela Space Cowboys, Via Nebula é um jogo do consagrado designer Martin Wallace de expansão territorial e transporte. Conhecido por clássicos como Railways of the World, Brass, Age of Industry, A Study in Emerald, London, Princes of Renaissance e Rise of Empires. Aqui temos um jogo familiar de 2 a 4 jogadores, com pouca dependência de idiomas e que dura em torno de 1 hora de partida.
Mecânicas:
- Construção de Rotas,
- Pegar e Entregar.
Síntese do Jogo:
Via Nebula é um jogo simples de aprender, com visual bacana na mesa e ótimos componentes. A arte do jogo, que envolve caixa, tabuleiros e cartas, foi muito bem ilustrada e colorida. As cores são fortes e vibrantes, marcam na mesa e chamam bastante a atenção nos eventos. Este insert fabricado pela Space Cowboys também ficou ótimo, com espaço para todas as peças e um método de encaixar o tabuleiro na pressão, que impede as peças de caírem ou se misturarem quando a caixa fica na vertical.

Cada jogador recebe uma cartela para armazenar seus componentes, um tabuleiro individual de papel. Todos são dupla face, sendo um dos lados para partidas de apenas 2 jogadores e outro para 3/4 jogadores. Em cada cartela existem espaços para montar pilhas de tiles hexagonais de terrenos (cuja quantidade depende do número de jogadores), espaços para os meeples artesãos, tiles de construção e as peças de madeira para as cidades. No centro temos também um resumo iconográfico das 6 ações disponíveis durante o jogo, de forma bem clara.
Existem cinco tipos de recursos no jogo: madeira, pedra, argila, trigo e comida. Todos representados por meeples de madeira. No setup da partida, distribuímos os tiles de reserva de recursos no tabuleiro e os viramos. As informações de onde estarão os recursos, e em quais quantidades, é aberta desde a primeira rodada, e tem grande relevância nas estratégias adotadas.


Para conseguir uma construção, você deve cumprir um contrato em uma de suas cartas secretas ou entre as abertas. Você começa o jogo com dois contratos, e mais quatro contratos estão disponíveis para todos os jogadores verem e usarem para o primeiro que chegar. É aí que a cooperação para abruptamente. Além disso, a maioria dos contratos têm poderes especiais que são acionados na conclusão. Para cumprir um contrato, você precisa levar para seu tile de construção um recurso de cada tipo necessário. Os jogadores gastam ações para iniciar uma construção (demarcar o local), para carregar recursos (desde que tenha uma rota livre de neblina, monstros, bosques amaldiçoados, fontes de produtos ou demais construções) e finalizar a sua construção.

O jogo termina quando um jogador termina um quinto edifício. Oponentes jogam duas ações finais, então os jogadores pontuam com base no número de hexágonos desmatados, locais de produção abertos e o valor do ponto de seus contratos, com um bônus para o jogador que terminou o jogo.
Avaliação:
O que mais chama a atenção neste jogo é a arte e os componentes que são muito bonitos e caprichados. A jogabilidade é de uma forma geral bem simples: vc tem 6 ações possíveis no jogo para explorar um local do tabuleiro para gerar recursos disponíveis, limpar o caminho para transportar esses recursos, levar esses recursos para uma área de construção, e cumprir contratos para construir prédios e gerar pontos de vitória. Tudo isso sem rolagem de dados nem sorte envolvida. Todas as informações estão abertas no tabuleiro, cabe a você decidir qual ação tomar na hora certa para cumprir contratos antes de seus oponentes.
Via Nebula é um jogo com produção impecável... arte bonita, muitas peças de madeira e tudo de excelente qualidade. O insert do jogo é excelente. Fácil de aprender, o mapa possuí dois níveis de dificuldade, um para iniciantes e outro que aumenta o nível de estratégia. Vale ressaltar que é um jogo do Martin Wallace, um designer consagrado que vinha caindo em descrédito nas suas últimas produções.
Além disso é um euro leve familiar bem desenvolvido, rola rápido e se faz desafiador. O momento de maior indecisão é o começo... onde alocar sua primeira obra, depois com o jogo em andamento a AP diminui de forma significativa. Dependência de idioma baixa, mais por conta dos poderes das cartas de contratos particulares. Muito recomendado para quem curte family games lindões.
Sugestão: Conheça uma lista atualizada pelo TTZO com vários micro-reviews e impressões de jogos que viram mesa por aqui em 2017. Acesse: https://goo.gl/jwlO4i. Acompanhe também as postagens do TTZO pelo Facebook: www.facebook.com/canalttzo e, se possível, não se esqueça de nos prestigiar, inscrevendo-se no canal aqui na Ludopédia.