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  3. A desnecessidade do Supérfluo

A desnecessidade do Supérfluo

  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur24/01/17 19:50
    yscalybur » 24/01/17 19:50

    difes::Posso estar errado meu caro yscalybur mas jogos abrastratos sao jogo em que voce pode mudar o tema ou retira-lo sem que isso interfira em nada na jogabilidade,por exemplo biblios é um jogo sobre monge que escrevem livros,colecionando componentes e tal ,mas voce pode mudar o tema para colecionadores de joias ou algo do tipo e o jogo continuara fluindo normalmente

    Isso sim, sem duvida. MAS podemos retirar o tema de zombicide e jogar do mesmo jeito, trocando personagem por peoes, tokens, tanto faz, Se eu remover a arte dos cards tcg de pokemon e manter os simbolos e numeros, jogarei do mesmo jeito..... muitos jogos tem temas pra enfeitar, em nada interfere na mecanica. 


    Eu acho que a unica solução é o que o a igo ai disse, " todo jogo tem abstração", uns mais, outros menos, teria que dar um valor numerico de 0 a 10 para o nivel de cada um.

    0
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur24/01/17 19:57
    yscalybur » 24/01/17 19:57

    FBastos::
    undefined:Não sei mesmo. Se eu considerar que xadrez é abstrato, por ser batalha entre 2 exércitos, composto claramente de personagens, como rei, rainha, cavalo, bispo, etc...          por que não considerar krosmater abstrato?

    Eu considero o Xadrez como abstrato pois, apesar de haver o tema medieval presente, o jogo não tenta simular uma situação real: um cavalo de verdade não anda em "L", uma torre de castelo não se movimenta pelo campo de batalha e assim por diante.

    Eu acho exatamente o contrario. O xadres tenta sim de alguma forma simular uma situação real, só a presença do cavalo, com aparencia de cavalo é por si só uma simulação. A movimentação das peças obedecem uma coerência de hierarquia com base no tema. A diferença do xadres para krosmaster é que krosmaster tem mais mecanicas.
    Se o que vc diz fisesse sentido, krosmaster seria tambem abstrato, porque nenhum personagem na vida real anda ou ataca ortogonalmente.

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor25/01/17 01:18
    professor » 25/01/17 01:18

    Dizer que tudo é abstrato é pragmatismo em demasia. Seria o mesmo que não conseguir provar se estamos realmente nesta realidade ou em algum outro lugar sonhando que estamos aqui.

    Claro que alguns jogos possuem níveis de abstração maior que outros. Os que são puramente abstratos dependem exclusivamente de sua mecânica para se um jogo. Quando vc movimenta um meeple você tem que imaginar que aquela pecinha de madeira é uma representação do real. Isso é abstração. Quando eu estou jogando xadrez não me importa qual dos dois bispos estou utilizando e mais: se eu quiser encarar que aquele bispo é o Gandalf isso não faz diferença nenhuma no jogo.

    Porém quando você fala que o Rei dos Papatudos pode invocar um papatudo, isso está contextualizado dentro do tema do jogo e existe um conjunto de regras que justificam que o Rei dos papatudos é diferente da Rainha dos Tofus. O nível de abstração do krosmaster é bem menor que o do xadrez.

    Em todo caso vale dizer que não existe um consenso sobre essas coisas e ele comumente não é necessário.

    O Que é preciso é que se pare de ver os jogos puramente abstratos como algo inferior, algo do qual se deva ter vergonha.   

     

    0
  • Conde_dl
    282 mensagens MD
    avatar
    Conde_dl25/01/17 09:11
    Conde_dl » 25/01/17 09:11

    Achei bem curioso os relatos de que há um preconceito com relação a jogos abstratos...para ser sincero eu sempre fico com o pé atrás se um jogo é bonito ou enfeitado demais, sou pragmático e cético por natureza e parto do pressuposto que tudo que tem muito frufru o tem provavelmente como forma de desviar minha atenção do que interessa (mecânica, jogabilidade, rejogabilidade e possibilidades) para incentivar meros instintos de compra/posse como se o jogo não passasse de um badulaque para usar de enfeite. Aliás, pela profusão de jogos de belíssima arte (mas que já não gostei logo nos vídeos de gameplay) que vejo sendo revendidos em leilões e no mercado por aqui, fico com a impressão que a compra por impulso motivada pela atração da temática e das sensações rola solta... mas com o cair da ficha, o pessoal acaba tendo que camelar para se livrar de aquisições caras e muitas vezes pouco interessantes para seu grupo.

    Considero esse preconceito com abstrato, aliás, muito ruim, porque pode acabar "superficializando" o hobby. É fato que ter arte boa ou ruim não define se um jogo é bom ou não, mas quando a aparência (e o marketing) são as principais referências, o resultado vai ser (e aqui é minha opinião, obviamente) a estupidificação do setor, da mesma forma que acontece no cinema.

    Há 30/40 anos, fazer filmes era caro, efeitos especiais caríssimos, o volume de produções devido aos custos reduzido, de forma que um filme tinha que ter condições de ficar em cartaz (e dando lucro) por períodos consideráveis de tempo, tornando ter um bom roteiro elemento essencial para atrair pessoas para irem vê-lo novamente (hoje os jovens não tem essa noção, mas era muito comum filmes retornarem a passar nas salas de cinema) e, ainda, tinham de ter qualidade também para serem comprados na sua versão VHS. Pois bem, com a tecnologia, a produção cinematográfica (e audiovisual em geral) ficou muito mais barata e com a massificação das comunicações o marketing absurdamente mais eficiente, agora, há uma quantidade de filmes sendo produzida e lançada muito maior do que de cinemas disponíveis para apresentá-los e o custo de uma produção não tem relação direta com sua qualidade de roteiro, originalidade ou perenidade, mas sim com o investimento em marketing para viabilizar lucro imediato nas poucas semanas que será possível mantê-lo em cartaz, sem contar com o licenciamento para vender traquitanas que acabarão sendo jogadas no lixo em pouco tempo.

    Nessa roda viva, a qualidade dos roteiros caiu tremendamente e as novas gerações se quer tem noção disso, especialmente em países como o Brasil sem uma tradição cinematográfica relevante (no consumo de filmes mais antigos e for ade catálogo), porque aqui os jovens não conhecem o que veio antes (os clássicos e os filmes que geram os remakes que pululam por aí), então a baixa qualidade, por estar para todo lado, em quantidades incomensuráveis, mas com ótimos efeitos de luzes e embalagens belíssimas, engana e demoli qualquer senso crítico. Cercado de lixo, oras, a tendência é se considerar lixo bom. Aqui vale deixar como dica o documentário "Why beauty matters?" de Roger Scrutton.  

    E como esse exemplo cinematográfico (que também se encaixa na área literária com seus blockbusters diversos) pode ser repetido no setor de boardgames? Oras.... vejo em coisas como "preconceito contra abstratos" por dita falta de "temática" um exemplo disso... é quase como julgar o livro pela capa.... o filme pelo cartaz.... É até mesmo de uma "arrogância geracional", afinal, essa questão de "tematizar", bem ou mal, é a "moda" do momento. É quase como dizer que "tudo que não tinha tema antes é perneta".... Sério? Xadrez, Damas, Go, Yoté, Gomoku, etc são todos "menos avançados" porque não tiveram desenhos de um pirata de boca aberta olhando por uma luneta na tampa da caixa? É isso que importa?

    Enfim... quando todos os jogos à disposição nas gôndolas para os novos entrantes no hobby estiverem mais preocupados em parecerem "cools" ou "mega temáticos", cheio de miniaturas super lindas, e menos em serem jogos sensacionais - mesmo que simples e sem tema-, será o momento em que os boardgames (ou o seu setor) irão sofrer com o tipo de redução intelectual que todas as outras áreas de saber/entretenimento humano já têm sofrido... sendo nivelado por baixo, focado nas sensações, no volume de vendas para o máximo possível de pessoas e garantindo novas versões e modelos anualmente para manter o público comprando e comprando e comprando... e preso ao círculo 'seguro e infinitos' dos remakes a serem vendidos como "novidadea" a cada nova geração que se sentar em uma mesa querendo algo além de comer.

    Não é que eu seja pessimista, mas como escritor, tenho visto o afundamento de áreas como a da Ficção Científica escrita e cinematográfica nessa tendência, sem contar a literatura como um todo e até mesmo os desenhos infantis que perderam desde a qualidade dos traços até a profundidade nas mensagens e histórias... é tanta decadência que não vejo como o setor de boardgames vai escapar...

    4
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur25/01/17 13:51
    yscalybur » 25/01/17 13:51

    Conde_dl::Achei bem curioso os relatos de ..........................que não vejo como o setor de boardgames vai escapar...

    Concordo sim! Infelizmente isso acontece além dos filmes, com jogos eletrônicos.

    Infelizmente todos entretenimento existem para dar lucro para uma empresa, e não para satisfazer um nicho de jogadores mais exigentes.

    Pra nossa sorte que gosta desse hobby, podemos ver as analises dos jogos antes de comprar, pra ver se é só aparência mesmo ou se tem mecânicas robustas. Pena que não da pra fazer isso com filmes, .... o maximo que podemos fazer é ler os palpites na mídia, que muitas vezes é comprada.





    2
  • raonipires
    176 mensagens MD
    avatar
    raonipires25/01/17 15:45
    raonipires » 25/01/17 15:45

    Primeiramente, parabéns ao professor pelo texto e por ter trazido à tona um tema tão relevante no mundo dos board games. Essa "onda" é real e precisa ser combatida.

    Li todos os pontos abordados (por yscalybur, FBastos e outros) e todos, sem exceção, contribuíram substancialmente para discursão. Nem sei se existe algo a acrescentar.

    O texto de Conde_dl, apesar de deveras pessimista, é categórico e nos dá uma visão mais ampla, não só do nosso hobby, mas de toda a relação de consumo de entretenimento dos nossos tempos.

    Primeiramente, o caso da definição de jogo abstrato, na minha perspectiva:

    Não pretendo avaliar a gradação de abstração contida em uma experiência de lazer, pois o entretenimento é baseado na abstração em pequena ou grande quantidade. Focarei no estilo de jogo de tabuleiro que classificamos abstrato.

    Quando penso em jogo abstrato, considero como: O jogo que é regido pela regra, independe da temática.

    Essa é a definição mais simples que consegui, mas para explicar melhor vou citar alguns exemplos:

    - No caso do xadrez (tão utilizado como exemplo de jogo abstrato) a regra independe das características das peças (inclusive a representação das peças mudou desde a criação do jogo). Sendo assim é perfeitamente possível substituir as peças por qualquer coisa, desde que aja distinção entre o tipo A, B e C. Sendo assim, a regra se sobressaí tornando as combinações e estratégias mais aparentes.

    - No caso de um jogo temático as regras (não necessariamente todas) dependem do tema para existir. Um tipo de “ataque”, uma ação de “produção”, uma “habilidade” ou, até mesmo, alguma “assimetria” demonstram como o jogo depende do tema. Sem o tema, alguns jogos não só ficariam sem sentido como ficariam impraticáveis.

    Dessa forma, mesmo que tirássemos o tema de jogos como Zombicide não o tornaríamos abstratos, pois ainda teríamos conceitos como: ataque, procura, evolução e habilidade, conceitos intrinsicamente ligados a temática. 

    Por fim, o caso o modelo de consumo abordado por Conde_dl:

    Essa é a forma que o mercado encontrou para dar rotatividade, acelerar o consumo e fazer com que as pessoas continuem consumindo. Isso é um problema por transformar as experiências em algo raso (Sugiro conferir a história das coisas).

    Mas nem tudo está perdido. Sempre haverá pessoas como eu, você e muitos outros que não se deixarão levar pela "onda", que farão de tudo para que o mercado ofereça algo de qualidade.

    No caso de industrias mais desenvolvidas (por exemplo, cinema) já existem nichos para quem exige melhores conteúdos, demonstrando que o produto de massa não agrada a todos.

    Como board game é um nicho no Brasil, ainda não estão claras as ramificações entre os consumidores e é muito arriscado para as editoras tentarem "nadar contra a corrente".

    3
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur25/01/17 16:22
    yscalybur » 25/01/17 16:22

    Vale lembrar, que aparência de um jogo é algo pensado, planejado, projetado e custa dinheiro.

    Aparência do jogo É SIM uma das características do produto, e tem grau de qualidade e gosto.

    Um jogo perfeito não é aquele com mecânicas exuberantes, perfeitas, super bem encaixadas. Um jogo perfeito é aquele que o jogador comprou, jogou e gostou.

    Se o jogo tem mecânica fraca e com aparência expressiva, e isso satisfazer o jogador, então é um bom jogo. Eu gosto de aparência, e se um jogo de ótima mecânica não tiver o mínimo de aparência que me conquiste, mesmo sendo abstrato, não terei vergonha de dizer que não gostei do jogo.



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A desnecessidade do Supérfluo
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