Ok camaradas!! Estamos de volta com a série de Analises depois de uma breve interrupção e dessa vez vamos vir com um jogo de peso! (pesado mesmo, se jogar a caixa em cima de alguém causa um sério dano!)
A.R.T.I.G.O FOUR: B-SIEGED SONS OF ABYSS
Um monstro! Esse foi meu primeiro pensamento quando encontrei por acaso um vídeo sobre esse jogo. Na verdade era um trailer da CMON e simplesmente por ser essa editora já me despertou um interesse. (Afinal, CMON e belas miniaturas são um casamento durável e bem conhecido)
Após assistir ao trailer fui pesquisar e descobri que já tinha sido lançado. Mas os altos preços que uma cópia dele conseguem alcançar aqui no Brasil obviamente me fizeram estudar ao máximo antes de adquirir minha caixa (já vi de 400 até 700 reais. Posso até jurar já ter visto um anuncio que dizia algo como “Financiamos pela Caixa ou BB mediante análise de Crédito”)
Enfim, B-Sieged é um jogo cooperativo de 2015, lançado pela Cool Mini or Not (CMON para os íntimos) através de um imenso sucesso em financiamento coletivo que contou com mais de 4 mil apoiadores e gerou um total de mais de $500 mil para a empresa.
Ele conta com mecânicas de rolagem de dados e movimento em grade em que os jogadores estarão, em um formato “Castle Defense”, literalmente encurralados dentro de uma fortaleza enquanto o jogo “cospe” uma interminável horda de monstros que avançam em direção aos muros.
Durante todo o seu turno, cada herói pode executar até 3 ações distribuídas entre
1) Utilizar alguma construção do tabuleiro;
2) Ir até os muros laterais e atacar as horrendas criaturas do inferno;
3) Utilizar a catapulta central para atacar disparando meteoros de pegasus;
4) Reparar construções danificadas (ou destruídas dependendo da situação);
5) Usar magias diversas;
As batalhas são dirigidas pela rolagem de dados, que por sua vez dependerá de em qual região um herói esta atacando. Quanto mais próximo da muralha, maiores as chances de se acertar.
Vamos dar uma olhada nas criaturas. O jogo nos traz 3 tipos básicos de criaturas sendo elas os Krohns, unidades infantaria que se movimentam até a base dos muros e atacam somente corpo a corpo, os Gargohs, unidades de apoio que andam até a segunda área e passam a atacar a 1 área de distância e por fim os Molens, unidades pesadas de cerco, criaturas enormes que arremessam pedras a longa distância agindo como uma catapulta afetando TODO o quarteirão em que atacam (danificando tanto os heróis como as construções).
As criaturas e suas versões ELITE. Uma belíssima arte para o jogo. (Conselho, se quiser babar um pouco procure por eles pintados na internet)
Dentre essas criaturas, vale lembrar que existe uma versão ELITE dos dois primeiros, que basicamente funciona como um pequeno comandante de esquadrão, sendo levemente mais resistente que os normais. (Os Molen entretanto não possuem uma versão elite)
Por fim, o jogo possui uma criatura gigantesca, o Avatar of the Abyss, esse bicho de proporções titânicas conta com a maior quantidade de vida do jogo e seu avanço não é detido por nada nessa vida. Ele se movimenta uma área por vez até que no seu movimento final ele transpasse os muros do castelo e nesse momento.... Game Over!
Agora, as criaturas do inferno surgem de modo aleatório através de uma rolagem de dados. Para cada coordenada, Norte, sul, leste oeste, os jogadores lançarão, uma vez por turno, um dado que irá determinar qual tipo de unidade entrará (a quantidade dependerá de qual estação do anos estamos e o que diz em cada carta sorteada aleatoriamente). Se um mesmo resultado sair por 3 vezes seguidas BOOOOOMM!!! Surge o Avatar!
Miniatura do Avatar of The Abyss vendido separadamente
O jogo base conta ainda com 6 herois diferentes, cada qual com sua habilidade básica (não entrarei em detalhes aqui) e existe a possibilidade de se “evoluir” o personagem, aumentando a sua força e alcance.
Os bravos heróis!! Não sabem o que os aguarda....
Claro, existe ainda uma série de armas, feitiços e até mesmo armas de múltiplos danos (óleo fervente, troncos rolantes etc...) que podem ser adquiridas nas construções do castelo. Tais equipamentos são aleatórios e aparecem de surpresa na medida em que são explorados pelos jogadores, entretanto podem ser trocados entre os heróis.
Algumas das cartas e equipamentos que poderão ajudar nossa empreitada contra as hordas do inferno
A alma do jogo reside não em apenas “sobreviver” aos 12 rounds divididos em 4 estações do ano. Mas sim em sobreviver até que o “mensageiro”, que foi enviado para buscar um artefato poderoso, retorne ao castelo.
Parece simples.... vamos aguentando até que o cara chegue certo? Errado!
O mensageiro pode ser morto no caminho, por isso além de cuidar das defesas da cidade os heróis devem atacar as criaturas no caminho dele para protege-lo. Caso ele morra por 2 vezes, BOOOOM!! Game Over...
Caso todos os heróis morram BOOOOM!! Game Over...
Caso o Avatar entre na cidade BOOOOM!! Game Over...
Caso uma unidade de infantaria atravesse o muro BOOOOM!! Game Over...
Caso tenha 5 ou mais construções destruídas no castelo BOOOOM!! Game Over...
Caso você perca o jogo BOOOOM!! Game Over...
Caso você espirre durante o jogo BOOOOM!! Game Over...
Enfim.... um único jeito de ganhar.... VÁRIOS de perder.
O jogo foi lançado com algumas regras que acabaram causando polêmica por serem....estupidas na melhor das hipóteses.
Uma dessas regras é que quando você vai girar a catapulta, para apontar para outro lado, você tem que rolar o dado dela primeiro. E nessa rolagem existe a possibilidade de você “falhar” quebrando ela, ou seja, perdendo a ação e não virando o maldito equipamento.
Como o jogo envolve dados para combate, dados para ganhar pão (precisa ter pão ao final de cada estação do ano para se alimentar), dados para ganhar ouro, dados para girar a maldita catapulta, dados para atacar com a catapulta.... no fim de tudo o jogo acabou sendo considerado muito aleatório e difícil de uma forma sem sentido.
Para amenizar isso a CMON lançou um FAQ com regras alternativas, coisa que a comunidade de players já estava fazendo, em que, no exemplo da catapulta, você não precisava mais rolar um dado para virar ela para outra direção. Isso deu uma vida melhor e uma melhor fluência ao jogo. Infelizmente, lá fora ele ainda acabou perdendo notas por causa disso.
Sobre as miniaturas eu não preciso falar nada. Basta apenas dizer que são da CMON. Ponto Final.
O tabuleiro é muito bonito, bem desenhado com uma qualidade de impressão acima do normal! Um show a parte é a catapulta perfeitamente integrada em uma base giratória no centro do tabuleiro do castelo.
Jogo montado, herois desesperados...
O jogo precisa de um espaço grande para ser totalmente montado pois além do tabuleiro principal (o castelo) é preciso integrar mais 4 tabuleiros em cada lado das muralhas e ainda por cima cada herói possui um tabuleiro próprio.
É um jogo realmente difícil, em que existe a sensação de que o jogo está arremessando miniaturas em cima dos jogadores e bate um momento de desespero e uma certa desolação em quem joga onde você para por um momento, olha para o tabuleiro e pensa “ok, vamos preparar a próxima porque esse aqui já era....”
Particularmente não gostei do fato de que o Avatar é a única coisa do jogo que não é uma miniatura. Ele, no jogo base, é feito de um cartonado com stand. Muito bonito, bem desenhado, mas da a impressão de algo incompleto no jogo. A CMON fez um Avatar em miniatura porém este é vendido separadamente e está ficando difícil de ser encontrado.
Sem contar que, caso você compre ele, não cabe na caixa original. A menos que você reorganize toda a caixa, jogando fora todos os plásticos de inserts originais.
Enfim, é um belo coop, com temática bem atrativa, BEEEEM desafiador em todos os sentidos. Adquiri minha cópia a pouco tempo e esse jogo tem me propiciado bons momentos de diversão.
Na minha opinião, jogar apenas com a regra alternativa da catapulta (não rolar dados para virá-la) já ameniza muita coisa no jogo. O resto eu lido bem.
E continua sendo um P.... Jogão!!
Bom, é isso ai! Encerro aqui mais um A.R.T.I.G.O e aguardo vocês no futuro.
Abraços e até a próxima!!
Revoltz!!
B-Sieged: Sons of the Abyss
Posição na BGG: 2.434
Ranking Ludopédia: 447
Nº de Jogadores: 1 - 6
Tempo médio: 01:00 - 01:30
Prós:
- Alta re-jogabilidade
- Arte muuuito bonita
- Miniaturas padrão CMON
- Jogo muuuito dificil
Contras:
- Precisa do inglês para dar uma força. (tem várias consultas ao manual e os simbolos as vezes complicam em vez de ajudar)
- Fator sorte em todo o jogo é muito elevado
- Jogo muuuito difícil (sei que coloquei isso nos dois, mas para alguns será um Pró e para outros será um Contra)