E aí galera, tranquilo?
Gosto e jogo muito o Abyss, porém, uma coisa que sempre me incomodou um pouco foi a questão do monstro, acho ele tão sem graça.
Então tive a ideia de criar uma variante que deixasse o monstro mais com cara de monstro mesmo, algo perigoso e que exigisse mais dos players de alguma forma.
Mas então, o que muda?
Toda vez que você comprar um monstro enquanto explora as profundezas, se lutar com ele, você ganha a recompensa e mesmo assim a ficha desce para o próximo nível. Caso você opte por não lutar, você precisa descartar um aliado qualquer da mão, além de a ficha descer para o próximo nível.
Para ficar mais dinâmico eu recomendo que sempre que acumular 3 monstros no descarte, você embaralhe eles de volta na pilha de exploração.
Quando a ficha chegar no último nível(monstro mais perigoso), o próximo que comprar um monstro enquanto explora as profundezas é obrigado a lutar com ele e ainda sofre baixas durante a luta. O jogador precisa escolher se descarta todas as cartas de sua mão(some as forças dos aliados) ou o lorde de MENOR valor(o que conta é o custo para comprá-lo), o que for MAIOR. Então a ficha volta para o início. Em caso de empate no custo do lorde com a soma das forças dos aliados da mão, o jogador escolhe qual descartar, toda a mão ou o lorde de menor valor.
Notei que a pontuação foi ligeiramente aumentada para todos os jogadores, mas ainda sim ficou equilibrado, ao meu ver.
Era isso, espero que testem e gostem da variante, qualquer sugestão é só falar aí que vamos conversando.
Abraço!