Boscolo::
Me da um exemplo amigão.
Claro que dou

.
Do jogo ser mais limpo ou do Jogo não ter a mesma profundidade? Se bem que os 2 são "tecnicamente" a mesma coisa.
O jogo é mais limpo no sentido em que poliram a complexidade existente em conseguir equipamentos, em você dar valor ao seu personagem pela dificuldade imposta em você ao curar e se ferrar e no que está acontecendo ao seu redor. Em Arkham, seu personagem é o destaque, tudo é relacionado a ele. Em Eldritch, seu personagem é praticamente colocado de lado. A Diva da vez é o Ancião. Mas vamos lá:
- Locais não são fechados com exceção das Escavações- Uma das coisas mais "interessantes" do Arkham era aquela corrida contra o tempo. Quando o
nível de terror avançava, 3 locais essenciais para todo jogo em Arkham eram fechados: Curiosite Shoppe, General Store e Ye Olde Magick. Em outras palavras você não visitaria estes locais até o restante do jogo. Os Locais em Eldritch estão sempre abertos com exceção de algumas cartas que bloqueiam determinado local por um tempo, ou da expedição que desmorona. Tem uma outra que vai fechando se não me engano, as expedições.
- Tempo de jogo- Arkham você senta na mesa e esquece do que vai fazer depois do jogo, seria até mais sensato marcar algo depois do jogo e não antes do jogo. Em Eldritch o tempo é mais fixo, o deck de Mythos tem tamanho fixo, o que te dá mais ou menos uma estimativa de tempo.
- Imersão- Por ter tempo limitado em Eldritch, você é "capado" tudo está voltado para a destruição iminente, isso nos primeiros jogos. Engraçado que depois de uns 20-23 jogos com a esposa e amigos, eu já não aguentava fazer as mesmas coisas. Que era rolar dados e mais dados e ler os mesmo eventos em locais. Mesmo no arkham básico, tinha um maior quantidade de itens e você fazia mais coisas.
- Cura - Pelo amor de deus não faz isso......Antigamente, dava agonia percorrer o tabuleiro, quase na últimas. Se vc tava ferrado Fisicamente e Mentalmente, ae que a merd@ era jogada no ventilador, agora você simplesmente "descansa". Quer dizer você todo ferrado, e simplesmente "descansa" Se isso você uma habilidade de um médico, ou enfermeiro ou algo do tipo eu até engolia melhor. Mas você com uma lesão no braço, não vai se sentir melhor "descansando".
- Monstros não se movem mais - Com exceção de alguns monstros, os outros ficam panguando no local. Pior eles apenas evitam você de ter encontro naquele local. Uma das coisas que eu mais gostava no Arkham era os movimentos especiais dos monstros. Em como eles eram diferentes mesmo sendo monstros.
- Feitiços são descartados apenas em casos específicos - Diferente de Arkham, se você aprende um feitiço você fica com ele, não importa qual seja.
- Facilidade em adquirir recursos e "combar investigadores"- Com sua influencia se você souber o que está fazendo. Você sempre arruma itens bacanas e o pior você "começa" a ter controle da fase do mitos meio que alterando as cartas de Portal.
Eu poderia aumentar a lista mostrando diferenças, mas meu objetivo não é falar que um é melhor e que o outro é pior. Por exemplo, Eldritch acabou com aquela pilha de dados do Arkham. Só estou aqui mostrando que são jogos diferentes. Podem ser do mesmo universo mas são diferentes, e pra diferentes tipos de jogadores. Quer um jogo pra contar a história de seu personagem mostrando sua agonia iminente? Vai de Arkham, quer observar os últimos passos de uma civilização tentando desesperadamente sobreviver enquanto vê um Ancião destruindo tudo por onde passa? Vai de Eldritch.
Ambos são muito bons.Ainda continuo com o ponto de vista, que era necessário uma evolução na família, mas sem abrir mão do Arkham. Basta você reparar em como o Eldritch fica mais complicado com Cthulhu e Shub- Niggurath e mais ainda com o Yig. Meu conselho? tenha os 2

.