Diário de um viajante intermundos. Dia dimensional 1
Visita ao Mundo 163: O mundo dos construtores de estradas itinerantes e individualistas.
O objetivo destes residentes é de intermediar a entregar de mercadorias entre as cidades. Cada cidade é especialista em produzir um tipo de mercadoria (Gado, Ouro, Peixe, Madeira e Trigo) e há uma demanda pelas demais que não são produzidas. Cada cidade tem apenas 1 espaço para cada tipo de produtos listados. O custo de movimento entre as cidades é caro e lento, por isso, são pessoas preocupadas em aumentar suas rendas e investir na construção de estradas que facilitam o comércio e o deslocamento. Estes residentes também possuem acesso a privilégios variáveis durante suas vivências. No geral são pessoas simples que buscam entregar o maior número de encomendas possível para serem lembrados por sua eficiência.
Nota Técnica (N.T): O jogador coloca os bens entregues de face para cima na frente de si mesmo e cobre os espaços correspondentes na cidade que fez a entrega, bloqueando aquela entrega para outros jogadores e suprindo a demanda da cidade. É a quantidade desta entrega que determina o fim da partida.

Guia de Ações:
O jogador da vez realiza todas as ações possíveis:
Passa ou Compra uma carta de Privilégio.
Paga para inserir residentes na sua capital ou em locais onde haja assentamento (máximo de 9 na capital e 7 nos assentamentos). O custo é de $10 por residente.
Levanta os residentes que foram exauridos na rodada anterior.
Cada residente só realiza uma ação: andar ou construir (estrada ou assentamento) e ficar exaurido (deitar).
Locais onde há um residente (exaurido ou não) pode criar um assentamento. O residente volta para o estoque e o jogador coloca uma ficha de assentamento.
Residentes ativos (em pé) podem construir estradas.
Movimentar o carrinho segundo os pontos de movimento (MP) disponíveis.
Recolher mercadoria.
Entregar mercadoria.
Fazer up grade no porão ou nos movimentos do carrinho (1 por rodada).
Depois de finalizar as ações, receber a Renda pelo terrenos que domina (tem assentamento).
O jogo termina no final da rodada, depois de todos os jogadores terem entregue pelo menos 19 (2♟), 21 (3♟) ou 23 (4♟) mercadorias.
Pontuação final:
O jogador recebe os seguintes pontos de vitória (VP) para cada um dos cinco tipos de bens, dependentes do # dos bens que ele entregues: 1=5vp, 2=9vp, 3=12vp, 4=14vp, 5+=15vp
Além disso, o jogador recebe 2 VP para cada conjunto completo contendo todos os 5 tipos diferentes de mercadorias.
O jogador com mais VP ganha o jogo! Em caso de empate, o jogador empatado que tenha a maioria dos produtos (1 ou 2) em porões de carga de seu carrinho de transporte ganha o jogo. Se ainda houver um empate, o jogador empatado com a maior renda na última rodada do jogo ganha o jogo.
PREPARAÇÃO
Mapa 3. Cada jogador Escolhe uma Capital (Ao colocar capitais, os jogadores devem escolher cidades que oferecem diferentes tipos de mercadorias) e começa com $60 ($10 a mais para cada jogador e no caso de 2: $60 e $80). Cada carro de transporte começa com um compartimento de carga e 3 pontos de movimento (MP). Cada jogador coloca o seu carro de transporte na sua capital e carrega diretamente uma mercadoria de lá para o seu porão de carga.
Colocar o board de terrenos com o lado do mapa do jogo sem a coluna para desertos e coloque 5 dos tokens de marcação para cada jogador.
Cartas de Privilégio: I (2), I (8), I (9), I (11), II (4), II (5), II (7), II (8), II ( 9), II (11), III (1) e III (9) . Para 2 jogadores: 1 de cada tipo, exibindo 3 cartas abertas. Embaralhar os privilégios e separar por tipos (I, II, III) com Token de preço e pagamento de $20, até alguém passar e deixar os privilégios de graça para outros jogadores ($0). Só pode comprar uma carta por vez.
Preços para Upgrades do Carrinho
4, 5, 7 MP = $50 cada
2 porões de carga = $80
O carrinho pode transporta 1 ou 2 mercadorias (depende do up grade do porão de carga). Também pode transportar 2 residentes exaustos. É possível descarregar e carregar bens ou residentes (bens descarregados não tem dono).
Custo das Estradas:
O jogador precisa de um residente ativos (meeple) em 1 ou ambos os terrenos para construir uma estrada entre eles (dependendo do terreno mais caro). Além de ter fichas de assentamento em ambos os terrenos.
Cidade / Montanha = 3 residentes
Floresta / Deserto = 2 residentes
Outros terrenos = 1 residente
Além disso, o jogador precisa de + um residente para cada estrada de outro jogador já construído no mesmo terreno.
Um dos residentes usados volta para a reserva e os demais ficam exaustos (deitam).
Só se pode construir estradas em rede conectada. OO movimento dos residentes pela estrada é gratuito. O movimento do Carrinho pela estrada custa meio movimento por espaço (0,5 MP).
RENDA: Por terreno com assentamento.
Capital: $20
Outras cidades: $10
Montanha: $10
Demais terrenos (menos deserto): $5 (Cada cidade adicional possibilita receber pelos terrenos ao qual seja dono na linha. I. é, se tiver 2 cidades e 3 florestas, só recebe a renda por 2 florestas, por ter 2 cidades).
Set de 5 terrenos diferentes: $10 (desertos não geram renda, mas completam o bônus do set)
Alguns detalhes da Partida:
A duração da partida foi de 1h30 com 2 jogadores. Este tempo contabilizou a explicação e o setup. O setup foi demorado para selecionar os tipos de cartas e montar o tabuleiro modular, que, aparentemente foi idealizado para ficar equidistante em relação às cidades e lagos.
A colocação dos residentes é uma ação repetitiva, a cada turno e consiste no gasto de renda para aumentar o controle sobre o terreno que levará a ampliar a renda na rodada seguinte e garantir um maior poder de compra para as atualizações do carrinho que permitirão ganhar mais pontos.
Meu assistente, depois da segunda rodada, começou a questionar o uso dos residentes, pois sempre os substituía pelos quadrados dos assentamentos de maneira muito rápida. Expliquei que talvez, em outros módulos esta situação possa ser diferente. De qualquer forma, terminamos falando se não era melhor realizar as ações de forma intercalar: colocar residentes, mover residentes, construir (estradas ou assentamentos) intercalando um jogador e outro, alternadamente.... Apesar disso, seguimos com o esquema do manual.
A partir da 4ª rodada entendemos a função vital das estradas (economia do movimento do carrinho e dos residentes) e começamos a investir na destruição das rotas pelo cenário. Não houve uma concorrência direta entre nós dois, pois como o mapa é grande (e não muda pelo número de jogadores) ficamos cada um com um lado do mapa. Só nas últimas duas rodas é que houve uma corrida para entregar as últimas mercadorias nas mesmas cidades.
A base do jogo é econômica. Logo, é necessário fazer dinheiro e aumentar a renda para conseguir agir no jogo.
No fim, a sensação foi de um jogo leve, sem muitos APs para a tomada de decisões e uma sensação agradável.
Resultado final: Partida em 20/12/16. Placar: Gabriel 66. Amaro 65. 1 ponto de diferença para meu assistente. Nota (5/5): 3/5