Leinad::Concordo que RPG é uma coisa e Jogo de Tabuleiro é outra, mesmo que um tenha evoluído do outro.
Mas creio que a proposta do autor é dar mais interatividade do Jogo de Tabuleiro. Mais imersão e não apenas mecânicas interessantes e/ou divertidas.
Sou veterano em RPG, mas novato em Jogos de Tabuleiro e isso não significa para mim que um é paliativo do outro, e sim jogos diferentes.
E é claro, pode-se contar histórias com um Jogo de Tabuleiro ^^.
Quando disse "paliativo" quis dizer que, a maioria das vezes (não posso generalizar), os jogadores de RPG de mesa migram para os jogos de tabuleiro com temática de RPG ou com mecânica Dungeon Crawler para amenizar a saudade de jogar RPG, pois não conseguem mais jogar por N motivos. Inicialmente, acaba servindo como um paliativo sim. Aconteceu comigo. Não quer dizer que os jogos de Dungeon Crawler nasceram como paliativo do RPG. Claro que não. Com certeza a proposta não era essa como voce bem destacou, mas acabou tendo essa serventia para muitos.
Eu sou um deles. Migrei para o boardgame e não me arrependo, pois descobri um hobby que não imaginava que tivesse tantas opções de jogo, de mecânicas, etc. Mas como um veterano de RPG acabo não curtindo os jogos de Dungeon Crawler. Primeiro porque os mais antigos dentro do RPG acabam descobrindo que o RPG não se resume a "hack and slash". O legal mesmo é o "role play". E segundo porque mapas e miniaturas já conhecíamos jogando RPG de mesa. Não é novidade. Também usávamos miniaturas, e o que era melhor, sem limitar nossa imaginação pois era possível aplicar as regras para qualquer ação que voce pudesse imaginar.
Mas acredito que para quem nunca jogou RPG ou não é um veterano dentro do jogo, os jogos de Dungeon Crawler são um prato cheio. Acaba sendo algo novo e extraordinário. Devem ter a mesma sensação que tivemos quando o RPG nos foi apresentado pela primeira vez. Acredito que por isso o sucesso de muitos jogos deste tipo como Zombicide.