Feliz Natal cylons!
Primeiramente, gostaria de ressaltar que sou grande fã de BSG (ele já era de longe meu jogo favorito antes de começar a assistir a série). Entretanto, há algo q me incomoda neste grande jogo, algo q para mim faz as partidas alterarem entre maravilhosas (cheias de opções interessantes de ações por turno e tipo de tensão q só BSG pode proporcionar) para partidas bem menos eletrizantes: a polêmica da grande aleatoriedade dos ataques cylons no jogo-base!
O jogo-base vem com 70 cartas de crise: 60 "comuns" e 10 de frota cylon. Assim sendo, há uma proporção de surgimento de frotas cylons de 1 em cada 7 turnos. Acontece q, como embaralhamos todas as 70 cartas juntas, há jogatinas em q os ataques são bem distribuídos (#foiépico) como também há partidas em q aparecem 4 frotas cylons em 10 turnos e, em seguida, nenhuma nos próximos 15, rolando longos momentos de poucas ações efetivas, uma "calmaria bélica" onde só impera a tensão do(s) traidor(es) boicotando as crises "ordinárias". Como resolvemos isso??
Opção 1: A FFG resolveu: expansão Exodus! Ela muito me empolga mas alguns reclamam de aumento da dificuldade (já é bem difícil os humanos vencerem no base) e outros reclamam da previsibilidade dos ataques cylons (eles são constantes porém os jogadores visualizam toda a progressão da frota cylon e sabem os momentos em que ela irá aparecer para atacar)
Opção 2: Você divide o deck de crise em partes, mantendo em cada uma a proporção das cartas de frota cylon de 1 a cada 7 cartas de crise. Embaralha cada parte em separado e depois forma o deck com elas sobrepostas.
Opção 3: Você joga no modo "Torradeira Tenaz"
A opção 1 entrega uma experiência bastante inovadora ao jogo mas você vai precisar desembolsar umas 250 pratas comprando no Brasil e ainda não se encontra tradução da Exodus por aqui (caso o grupo necessite). A opção 2 também reduz bastante a aleatoriedade dos ataques mas aumenta a previsibilidade pois fica fácil contar as cartas de frotas cylons que já saíram em cada parte do deck (não será necessário ser jogador de Blackjack para prever as "calmarias certas" da frota Cylon). Portanto, focaremos a seguir na opção 3 (modo "Torradeira Tenaz").
1) Embaralhe separadamente as 10 cartas de crise de frota cylon e as demais 60 cartas de crise (deck inicial)
2) Divida o deck de 60 cartas, formando 2 partes de 30. Coloque em cada parte 1 carta de frota Cylon e embaralhe separadamente, juntando ao final as 2 partes, sobrepondo-as (total de 62 cartas)
3) Divida o deck de 62 cartas respeitando a sequência das cartas, formando 3 partes, com o seguinte total de cartas: 21/20/21. Coloque em cada parte 1 carta de frota Cylon e embaralhe separadamente, juntando ao final as 3 partes sobrepostas (total de 65 cartas).
4) Divida o deck de 65 cartas respeitando a sequência das cartas, formando 5 partes de 13. Coloque em cada parte 1 carta de frota Cylon e embaralhe separadamente, juntando ao final as 5 partes sobrepostas (total de 70 cartas). Concluído o deck de crise!
5) A personagem Laura Roslin só poderá ser escolhida em partidas com 6 jogadores pois seu poder de manipular o deck de crise se beneficia da maior regularidade do mesmo e poderia alterar em muito o surgimento de Cylons (com 4 jogadores ela visualiza previamente 40% das cartas de crise, desconsiderando metade dessas). Bem, personagens em BSG é o q não falta!
O aspecto negativo desse método é o aumento do tempo de setup em alguns minutos (uns 3 min, se for auxiliado por mais 2 jogadores). Portanto, tal método não é indicado para se executar sozinho, dado a exigência de 10 embaralhamentos do deck de crise mas, como BSG não costuma ser jogado com menos de 4 jogadores, ajuda não deve ser problema.
Quanto aos pontos positivos, o modo "Torradeira Tenaz", através da segmentação em 3 estágios do deck de crise, acredito ser finalmente a solução para aumentar a frequência das partidas épicas no jogo-base, reduzindo bastante a probabilidade de longos períodos de calmaria e do surgimento de diversas frotas cylons consecutivas, sem comprometer o "fator surpresa" dos ataques. Vislumbro emoção!
Feliz Natal, boas jogatinas e um excelente 2017 a todos!
"Freedoooom, freedoooom, freedoooom ..."