Na Europa, durante a Guerra Fria, os jogadores irão alocar seus agendes em busca de juntar equipamentos, visitar cidades, construir uma rede de inteligência, quebrar códigos e completar missões.
Em Covert cada jogador administrará uma agência de espionagem e será um personagem especifico com habilidades únicas. O jogo se passa em varias rodadas, compostas de três fases:
1. Rolar e alocar os dados
2. Quebrar Códigos
3. Realizar ações.
No inicio do turno, cada jogador, irá rolar seus 5 dados e alocar ele em um dos campos de ações disponíveis nos círculos de ação. Lembrando que após cada dado ser alocado em um dos 4 espaços de ações, os próximos dados a serem alocados deverão ser alocados com números visinhos. Ex. Após o jogador A alocar o primeiro dado com um numero três, o jogador B só poderá alocar um dado de face 2 ou 4 que tenha disponível em sua pool após a rolagem.
Obs. Cada jogador tem um token de rerolagem que poderá ser usado uma única vez ao longo do jogo.
Existem 4 espaços de ações básicas: Mover, Pegar cartas de Agência, Pegar carta de Missão e Completar Missão. Nestes quatro espaços deve-se respeitar a seqüência dos dados. Além destes espaços, ainda existem mais 2. Um espaço relativo a uso de dados em Quebra de Códigos e outro para trocar os dados por tokens de bônus naquele turno. Ambos espaços não necessitam de números seqüenciais.
Após os jogadores alocarem seus dados nos espaços, cada jogador alocando um por vez, inicia-se a fase 2. Onde cada jogador poderá mudar um token de numero de Quebra de Código, logo após, cada jogador por vez poderá colocar seus dados alocados neste espaço sob um token alterando seu valor e quebrar códigos das cartas de código que possuem. Cada carta completa corresponde a 2 pontos no final do jogo, mas poderá ser usada também como um item nas cartas de missão.
Após a fase 2, cada jogador, deverá retirar seus dados dos círculos de ação, realizando a ação correspondente. A ação de andar permite ao jogador mover um agente um espaço, ou descartar uma carta par fazer um vôo par a cidade da carta descartada. Ao deixar uma cidade o agente deixa um cubo de inteligência para representar seus informantes no local onde visitou. Estes cubos podem ser recolhidos pelos agentes de outras agencias ao visitar o local e após coletar 2 cubos de uma mesma cor, o jogador deverá devolver eles ao jogador ao qual pertenciam e pegar uma carta de Agência.
Na ação de pegar Carta de Agência o jogador poderá pegar uma carta de algum dos espaços no tabuleiro, correspondente as regiões onde possuir agentes ou pegar dois dados de uma vez para pegar uma carta de qualquer região.
Na ação de Pegar uma nova Missão, o jogador deverá pegar uma das 3 missões abertas, lembrando que não poderá ficar com mais de 3 missões. Na ação de Completar Missão, o jogador poderá cumprir os pré-requisitos necessários, descartar cartas ou está em determinada região. Após o primeiro jogador completar 7 missões o jogo terá um ultimo round e encerrará.
Existem vários combos possíveis e muitas possibilidades de usos para as cartas de agencia. A mecânica da quebra de códigos é muito interessante e o clima de tensão entre os jogadores é constante. Algumas missões após completas, ainda possibilitam bônus aos jogadores, fundamentais para acelerar os seus requisitos.
Covert é um jogo muito dinâmico e com uma rejogabilidade enorme, vários combos possíveis e com uma interação interessante entre os jogadores. O jogo é um dice game, com varias outras mecânicas envolvidas e com aquela pegada de 007. Além de ser adaptando para daltônicos, com ícones representando as cores. Muitos outros detalhes ainda existem no jogo, principalmente até cada jogador compreender as simbologias, que estão claramente expressas atrás de cada PlayerBoard. Covert foi uma das grandes surpresas do ano, arte linda, mecânica amarrada, temática envolvente e jogabilidade acessível. Esse é o Covert, ou melhor, my name is Covert, the Boardgame.