Ontem tive a oportunidade de conhecer o famoso ARCADIA QUEST. Um amigo comprou a versão da Galápagos, com tudo em português e então fomos a luta em 4 jogadores. Ele já havia estreado o jogo com mapas mais fácies mas desta vez (já que eu sou meio veterano) resolvemos encarar um mapa DIFICIL, com toneladas de monstros e 2 objetivos:
1) Matar 2 heróis inimigos (cada um de um grupo diferente);
2) Encontrar um artefato e retirá-lo do mapa;
Podia-se ainda tentar matar um tal de LORDE PRESAS, um versão "fofinha" do nosso famoso dentuço CONDE DRÁCULA.
O JOGO

Mesa ainda sendo montada. Haja espaço...

Na falta de espaço, a cabeceira do SOFÁ vira MESA! Boardgamer que se preze se vira como pode!

A minha Guilda azulzinha: KANGA, VAPOR e ESPETADO. Dois arcos para a KANGA... Duas espadas para o ESPETADO, apenas um arco para o VAPOR... Quem armou esse grupo devia ser um AMADOR mesmo!

SCARLET encontra um dos tokens de MISSÃO. Não demorou muito para que os ABUTRES das outras Guildas (aqui em cima representados por JOHAN e, esqueci o nome, acho que é o CAPAVERDE) sentissem o cheiro e já corressem para roubá-lo! O pau comeu FEIO nesse canto do tabuleiro.
Apesar de existir um alto fator sorte neste jogo (o que só serve para você classificá-lo como DIVERTIDO e portanto não levá-lo tão a sério), o que mais chama a atenção é a crueldade dos DADOS DE DEFESA. Tendo apenas 2 faces de defesa nos dados fica quase impossível durar muito tempo vivo neste jogo, porém como a morte representa apenas um "pequeno atraso" nos seus planos, isso não elimina o lado divertido. Cenários pequenos (acho que os MÉDIOS ou FÁCEIS) tendem a serem finalizados bem depressa com esse sistema de defesa baixa. Já cenários maiores, como este que jogamos, tendem a durar BASTANTE já que é bem difícil completar as missões e os heróis morrem (e renascem) várias vezes. Nossa partida, tirando alguns descontos, durou umas 4 horas.
O jogo é muito bonitinho para um Ameritrash. Peças muito legais, tokens e cartas de ótima qualidade, parabéns para a Galápagos que nos ofereceu um produto de ótima qualidade. Apesar do tabuleiro ser bastante poluído visualmente (é dificil encontrar alguns tokens e distinguir portas e paredes no tabuleiro), o jogo está super caprichado!
As miniaturas dos INIMIGOS são muito legais. Com certeza essas peças PINTADAS tornarão o jogo muito mais atraente, além do fato do jogo permitir combater tanto os INIMIGOS quanto os HERÓIS. O sistema de dar aos jogadores a decisão de controlar a ação dos INIMIGOS caso eles não morram após um ataque acrescenta uma "I.A." bem legal ao jogo.
Outra coisa que gostei bastante foi sua SIMPLICIDADE. Adoro jogos que nos enchem de tokens, cartas, dados (ou seja, Ameritrashes) que conseguem ser tão simplistas a ponto de qualquer um aprendê-lo e pouco tempo ("qualquer um" entenda-se JOGADORES CASUAIS). É a garantia que você terá um jogo super legal em mãos e que ele verá mesa com frequência.
Percebi que uma combinação certa de armas e personagens podem torná-los bastante APELÕES, capazes de permitir a um único Herói matar vários outros em um único ataque! Em partidas mais sérias (campanhas principalmente) acho que o jogo vai requerer uma "manutenção" em cima disso, como a impossibilidade de alguns Heróis equiparem determinadas armas ou alguma coisa do gênero, caso contrário alguns cenários podem ser tornar bastante desbalanceados.
A falta de tokens numerados para marcar os PONTOS DE VIDA também é outra mancadinha do fabricante. Ficar colocando toneladas de tokens de CORAÇÃO no tabuleiro para representar a quantidade de pontos de vida dos inimigos é bem chato, sem contar que um esbarrão pode misturar tudo e você não sabe mais qual inimigo tem qual quantidade.
Sem dúvida alguma ARCADIA QUEST é um jogo memorável que quase sempre vai ver mesa quando a galera quiser encarar um ameritrash não muito pesado. Simples, divertido, bonitinho e cheio de elementos de RPG (me lembra bastante o DESCENT 1ª Edição), uma ótima opção para aqueles sábados chuvoso e sem graça (típicos da minha linda Curitiba [risos]).