Arthuriy::
Muito bom... A indiferença ou a tolerância acredito que contribuem com a política de planejamento pobre pelas empresas.
Se eu ou você tivermos uma ideia e quisermos usar de um financiamento coletivo para buscar gente que acredite nessa ideia merecemos apoio e paciência. Compramos uma idéia, estamos apoiando uma pessoa. Outro caso é uma empresa repassar para os clientes todo o investimento necessário. Acha que a empresa que busca lucro e vai lucrar com um produto que você está ajudando a pagar INTEGRALMENTE merece o mesmo tratamento que você?
Não sei quais financiamentos você participou, não sei quantas pré-vendas furadas ou canalhices você passou, mas não posso concordar com essa opinião. Já que você não é um dos que "não contribuem nada para o hobby no país", gostaria de te pedir ajuda em receber por exemplo os meu R$500,00 do Financiamento Coletivo do Runicards Dungeons. Se não tenho nem o "direito" de não apoiar mais algo devo é me calar?
Não quero entrar nem no tema da relação consumerista... Mas acho que a minha opinião pode não ajudar o hobby mas a sua definitivamente o prejudica.
Primeiro, nunca falei que você não devia se calar, ou apoiar independente de qualquer situação. Não acho que tá errado, tem que falar sim, tem que cobrar sim, se estiver insatisfeito, tem que pedir reembolso, até pq quem não faz certo ou agrada com seu desempenho será engolida pelo mercado (creio que a PC ficará muito descreditada no mercado e terá que correr atrás de todo o dano causado a sua imagem), vide a Kalango Analógico.
Só não tolero algumas colocações que são, sinceramente egoístas. Primeiro, você não está suportando "INTEGRALMENTE" todo o investimento necessário, é meio ilógico acreditar nisso. Segundo, se uma loja fez a pré-venda do jogo e está mais barato que o financiamento (com metas e tudo), ele provavelmente apoiou num plegde de lojista, comprou muito mais unidades (e investiu mais no projeto) e está abrindo mão de parte de seu lucro para vender o produto (novamente o mercado regulando)
Ai vem a pessoa e diz "compro quando tiver na loja", beleza, tudo bem, é seu direito, mas não esqueça que talvez o jogo não esteja na loja se o FC não for apoiado.
Com relação aos FC ou pré-vendas frustradas, participo de 2 KS internacionais e ambos estão atrasados mais de ano, sem muita comunicação, e sem muitas certezas mas foi meu risco assumido. E com relação ao seu caso, já que você pediu minha ajuda, eu ajudo, entre com uma ação, de preferência na pequenas causas, contra o Catarse, Kickante (ou qual seja o site) pq este sim é responsável na relação consumerista por estar prestando um serviço. É o ideal, não é. Mas é algo que se pode fazer na situação que aconteceu...